Entre em contato conosco

8 caraterísticas para alcançar a melhor qualidade do produto

  • 8 caraterísticas para alcançar a melhor qualidade do produto

8 caraterísticas para alcançar a melhor qualidade do produto

09 março, 2017
Por : Instituto IDD
Comentários : 0

Aprenda a impulsionar seus resultados com a qualidade dos seus produtos!

 

Todo mundo sabe que a qualidade de um produto é um dos fatores mais importantes para o consumidor na hora de decidir sobre uma compra e depois, quanto a sua satisfação sobre o produto ou serviço consumido.

Hoje, a busca por melhores resultados pede por uma maior assertividade de decisões e uma qualidade maior dos produtos, que na visão dos consumidores, deve englobar certos “padrões de qualidade”. Estes padrões também são conhecidos como características que descrevem o que o consumidor considera como qualidade. E você, sabe quais são essas características? O pesquisador Montgomery (2009) as classificada em três tipos:

Físicas – Características como comprimento, largura, voltagem, viscosidade, etc.

Sensoriais – Relacionadas ao gosto, aparência, cor, etc.

Características de Orientação Temporal – Relacionadas a confiabilidade, durabilidade, praticidade, entre outras.

Por sua vez, essa classificação se relaciona direta ou indiretamente com oito características de qualidade apresentadas pelo pesquisador Garvin. Segundo ele, as oito caraterísticas fundamentais da qualidade dos produtos, analisadas pelos consumidores, seriam:

Desempenho – O consumidor avalia se o produto irá realizar tarefas específicas e com que desempenho essas tarefas serão realizadas;

Confiabilidade – O consumidor analisa a frequência de falhas no produto e julga se a qualidade do produto é confiável ou não;

Durabilidade – O consumidor julga se o produto irá apresentar desempenho satisfatório por um longo período de tempo. A durabilidade é a vida real do produto;

Assistência Técnica – O consumidor julga se o serviço de assistência técnica é facilitado pela empresa fornecedora do produto como também, o tempo que se leva para corrigir determinado problema;

Estética – O consumidor julga aspectos visuais do produto que engloba fatores como: estilo, cor, forma, embalagens alternativas, características táteis e outros aspectos sensorias;

Características – O consumidor julga características que diferenciam o produto de outros semelhantes a ele, fornecidos pela concorrência.  As características básicas do produto - as que são comuns - não são julgadas como características, mas sim como estética, desempenho, etc;

Qualidade Percebida – O consumidor julga a qualidade do produto de acordo com o histórico do produto;

Conformidade com especificações – O consumidor julga se o produto atende as especificações de projeto.

 

Para compartilhar com você todas as técnicas de gestão da qualidade e te ajudar a impulsionar negócios, o IDD, em parceria com a Lean Management Lab (LM LAB), lançou em meio a sete novos cursos de pós-graduação voltados a novas áreas da Engenharia, o curso de Engenharia e Gestão da Qualidade para Desenvolvimento de Produtos. Vem saber mais! Acesse.


O controle total da qualidade como melhoria dos processos da minha empresa

Para atender as necessidades dos clientes, as empresas investem cada vez mais na qualidade dos produtos e serviços, observando a importância de acompanhar o desempenho da qualidade e se ele vem atingindo os objetivos esperados pela organização.

Nesse contexto, uma técnica que vem ganhando espaço é o TQC - Total Quality Control (Controle Total da Qualidade), uma filosofia de melhoramento contínuo baseada em: identificar problemas, analisar processos, padronizar melhores práticas e estabelecer itens de controle. Com o surgimento da TQM (Total Quality Managemet – Gestão da Qualidade Total) e amadurecimento do TQC, o conceito de controle da qualidade (QC) conseguiu desenvolver uma abordagem não apenas para detectar, mas também para tratar problemas de qualidade

Hoje, para garantir a qualidade dos produtos e serviços, as empresas têm como base o TQC, aplicando-se práticas e ferramentas de controle da qualidade nos processos produtivos e no desenvolvimento de novos produtos, a fim de conquistar uma qualidade em todos os processos da empresa.

 

Achou relevante essa informaçãoCompartilhe com seus amigos e deixe a sua opinião nos comentários!

Nos acompanhe também pelas redesFacebookLinkedinInstagram e Twitter.

 

Fonte: nomus

Imagem: moneytalksnews

EXPANDA SEU CONHECIMENTO
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Deixe seu comentário
  1. Seja o primeiro a comentar.
IDD NEWS
29 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

5 motivos para se usar o Pavimento Rígido, principalmente em corredores de ônibus!

Eles têm a ver com durabilidade, desempenho e manutenção, bons motivos para você entender por que o pavimento rígido de concreto é uma alternativa adequada para(...)

24 de março de 2017
Eventos e Oportunidades
Por: Instituto IDD

As melhores vantagens de se usar o novo aplicativo Tendon

Seus problemas com cálculos de estruturas protendidas acabaram! Conheça o aplicativo Tendon! No dia 08 de março a Engenharia Civil recebeu outra grande criação (...)

22 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Manual básico: Aprenda a usar gabiões

Eles são uma das soluções mais antigas para contenção do solo e dão uma aula quando o assunto é eficiência. Pode ser uma técnica anti(...)

20 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Por que ter uma certificação Black Belt?

Entenda o que uma certificação desta pode fazer por você no mundo empresarial! Ao procurar por uma especialização ou pós-graduação, o dif&ia(...)

15 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

12 passos mágicos para planejar um projeto super eficiente!

Entenda o passo a passo de fazer um planejamento de qualidade para o crescimento da sua empresa. Você se planeja? A maioria dos profissionais sim, mas quando se fala em controlar o planejam(...)

13 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Projeto Crescer: novos investimentos e empregos em 2017

Conheça mais das oportunidades do Projeto do Programa de Parceria de Investimentos (PPI), que vem remodelar o modelo de concessões e mexer com a economia brasileira. No fim do ano p(...)