Entre em contato conosco

A inovação tecnológica como nova "senhora" da construção civil

  • A inovação tecnológica como nova

A inovação tecnológica como nova "senhora" da construção civil

09 agosto, 2016
Por : Instituto IDD
Comentários : 0

Você já cansou de ouvir a palavra inovação? Acredite ou não, ela é a chave para o sucesso do seu negócio!

A década de oitenta criou a tecnologia que revolucionou o estilo de trabalho das áreas da engenharia civil e da arquitetura, adaptadas hoje, com sistemas construtivos modernos e dispositivos móveis. Essas tecnologias vêm se mostrando grandes aliadas na busca da simplificação de projetos mais complexos, e na prevenção de problemas no andamento das obras.

Um dos modelos mais utilizados pelos profissionais dessas áreas é o BIM (Building Information Modeling), ou "Modelagem da Informação de Construção". Com ele é possível construir todo o projeto virtualmente antes de sua execução no canteiro, por meio do mapeamento de dados da obra desde seu planejamento. E assim como o BIM, outras inovações trazem novas possibilidades de criar, gerenciar e analisar projetos. Você confere os resultados positivos de algumas delas a seguir. 

Sistemas

Em sistemas como o CAD (Computer Aided Design), ou \\\\'Desenho Assistido por Computador", os projetos são representados por objetos geométricos, que informam as características básicas dos elementos desenhados. Isso com certeza já foi um grande avanço, mas o modelo BIM ainda possibilita apresentar os dados reais dos elementos, como materiais, fabricantes, dimensões, finalidades e até mesmo os custos.

Ao se trabalhar com esse modelo, todas as informações são agrupadas num único local, possibilitando que a alteração de um objeto leve à modificação automática de toda a documentação associada a ele, como fachadas, vistas, cortes e dados quantitativos. Uma facilidade e eficiência que oferecem também, tempo e ferramentas para criar novos projetos.

O BIM também oferece uma visão ampla de todos os detalhes ao disponibilizar a integração do tempo e custo. E por permanecerem na nuvem, os relatórios podem ser acessados a qualquer momento e lugar, possibilitando ao gestor o gerenciamento de mais de um empreendimento simultaneamente.

Materiais

As descobertas de novos materiais ou de novas possibilidades para se trabalhar com os mesmos, também se apresentam como grandes oportunidades. Dois exemplos são as descobertas - há alguns anos - de dois tipos inovadores de concreto. O concreto PVC é composto por perfis modulares de PVC, que ao serem combinados e preenchidos com concreto, produzem paredes mais resistentes, inclusive à ação de fungos e agentes químicos, proporcionando ainda, maior conforto térmico e bloqueando a umidade. Já o concreto desenvolvido por pesquisadores da Universidade Técnica de Delft (TU Delft), é chamado de "concreto vivo" por ter bactérias em sua composição, e devido à isso, capacidade de se autorregenerar. Dois materiais possibilitadores também, de revolucionar o modo dos empreendimentos de hoje.

Trabalhando para a fomentação da pesquisa e do desenvolvimento nas áreas da engenharia e civil e da arquitetura, o Instituto IDD também oferece o curso de Pós-Graduação em Tecnologia do Concreto, com abertura de nova turma agora, no dia 08 de agosto. Se você quer aproveitar mesmo as dicas desse texto, confira mais sobre o curso e entre em contato.

Mobilidade

Com o passar dos anos, o número de dispositivos móveis presente nos canteiros de obra só aumentou, trazendo inovadoras técnicas de gestão. O investimento em softwares de mobilidade dá mais agilidade às obras, maior controle, custos reduzidos, oferecimento de melhores serviços e simplificação de processos internos. Um software bastante conhecido hoje é o Mobuss Construção, que oferece também - entre outras facilidades - a possibilidade de acompanhar um engenheiro a uma reunião sem que ele precise acessar a quaisquer outras ferramentas gerenciais. 

Essa mobilidade permite aos gestores e projetistas gerenciarem suas equipes e processos à distância, controlando tudo do próprio escritório. Isso, gerando ainda, resultados positivos para a empresa, como o aumento das receitas e a fidelização de clientes.

 

O que acontece hoje, é que essas tecnologias são vistas muitas vezes, apenas como algo que automatiza a execução das tarefas do canteiro. Alternativas para superar isso seriam o estímulo para a formulação de propostas inovadoras em cada área durante a fase de treinamento da equipe; além da troca de experiências entre os profissionais - elemento possibilitador do processo criativo.

A grande sacada agora é aproveitar o potencial inovador dessas tecnologias, que representam na verdade, um grande salto qualitativo para empresas e profissionais que atuam num mercado onde a diferenciação faz muita diferença.

E falando em diferenciação, o IDD aparece como o facilitador para alcançar a inovação esperada dentro da sua área. Os cursos de Pós-Graduação do segundo semestre estão com as últimas vagas, e essa oportunidade você não pode perder!

Achou relevante essa informaçãoCompartilhe com seus amigos e deixe a sua opinião nos comentários!

Nos acompanhe também pelas redesFacebookLinkedin e Instagram.

 

Fonte: mobussconstrucao

Imagem: ngi

EXPANDA SEU CONHECIMENTO
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Deixe seu comentário
  1. Seja o primeiro a comentar.
IDD NEWS
22 de maio de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Como dominar o Radier em passos básicos

Com uma simples execução e de baixo custo, o sistema vem ganhando espaço na fundação de casas e pequenos edifícios.O conteúdo de hoje é do site (...)

18 de maio de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Vigas protendidas, mais um case de sucesso!

Conheça o caso em que vigas de concreto protendido possibilitaram vãos de até 20,5 m em edifício de SP.Em meados de 2014, foram finalizadas as obras do edifício come(...)

15 de maio de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Será que o PlasticRoad vai dominar o mundo um dia?

Utilizar plástico reciclado para a construção de estradas pode vir a ser uma ótima ideia sobre pavimentação.Buscando uma alternativa à construç&(...)

12 de maio de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Acessibilidade: uma vitória para o Estado do Paraná!

“Calçadas são bens públicos e portanto, devem ser construídas e conservadas pelos órgãos públicos”.Hoje a sexta-feira acordou com uma grand(...)

11 de maio de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Tudo o que você pode aprender sobre vida útil dos edifícios, em 9 perguntas

“Estamos falando de economia de recursos: quanto mais tempo o material durar, menor será a necessidade de substituição, e mais sustentável será a constru&ccedi(...)

08 de maio de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

A história não contada sobre o Concreto com Módulo de Elasticidade Definido

Veja tudo que nunca te contaram sobre o material que vence grandes vãos, faz estruturas esbeltas e agiliza a desfôrma.MaterialO concreto com módulo de elasticidade definido, ou con(...)