Entre em contato conosco

Aline Siemenskoski e o Case Maski: Empreendedorismo inovador

  • Aline Siemenskoski e o Case Maski: Empreendedorismo inovador

Aline Siemenskoski e o Case Maski: Empreendedorismo inovador

11 julho, 2016
Por : Instituto IDD
Comentários : 0

Entrevistamos a empreendedora Aline Siemenskoski, Gerente de Produto da Maski Revestimentos Especiais, e o resultado, você confere agora.

 

Na semana passada, o Instituto IDD teve a honra de conversar um pouco mais com a empreendedora de sucesso, Aline Siemenskoski Delgado. Com formação em Arquitetura e Pós em Tecnologia do Concreto pelo Instituto IDD, Aline (33) vive em Blumenau e é Gerente de Produto, assim como Sócia Proprietária da empresa Maski Revestimentos Especiais.

Compartilhando conosco um pouco de sua trajetória pessoal e profissional, Aline define seu caminho como um trajeto de muito trabalho, persistência e paixão pela criação. Ela nos conta que a fé também sempre foi importante, pois para ela, com trabalho, honestidade e perseverança, qualquer objetivo pode ser alcançado. 

“Gosto de estudar vários tipos de materiais, visitar feiras, participar de cursos e eventos com outros empreendedores, pois todo tipo de aprendizado me auxilia no momento de desenvolver novos produtos.” Ela cita a frase “Sorte é quando a preparação encontra a oportunidade”, e nos revela que, como na citação, sempre procura estar preparada para quando as oportunidades surgem.

MASKI

A Maski Revestimentos Especiais já tem muita visibilidade no cenário nacional, recebendo premiações de impacto, chegando inclusive, a finalista do Prêmio Surface Design Awards, com o seu revestimento Solis. Comentando como foi a construção da Maski, Aline nos conta que a empresa iniciou como um projeto familiar. Fundada em 2003 pelo irmão Maicon - formado em engenharia civil - e com o apoio do pai Dionisio, logo contou com o trabalho da irmã Alessandra como diretora financeira. Além da própria Aline, que começou cuidando dos projetos de paginação de pisos e acompanhamento de obras dos clientes. O impulso para a criação da Maski teria surgido mediante a visão de uma oportunidade:

“Na época surgiu uma grande demanda por pisos intertravados de concreto na região, sendo que não haviam fornecedores com produtos qualificados nas proximidades. Desta forma, houve a viabilidade de montar uma indústria para a fabricação deste material, bem como de blocos de concreto para alvenaria estrutural.”

TRAJETÓRIA

Pedimos para a Aline nos contar um pouco mais sobre a trajetória da Maski, e como ela vê o trabalho e a inovação da empresa hoje e no futuro. Tanto a história da Maski como a da Aline tiveram um grande divisor de águas no ano de 2007, quando seu irmão Maicon, na época o responsável técnico e diretor da empresa, faleceu. 

“Como ele era o grande mentor da empresa, passamos por momentos muito difíceis, pois além da perda familiar inestimável, tínhamos a dificuldade técnica que estava somente sob seu domínio. Com o passar dos meses, passei a assumir o setor de produção da empresa e senti que havia necessidade de obter mais conhecimentos para poder evoluir. Foi quando me inscrevi em 2009 para a pós-graduação em Tecnologia do Concreto do IDD, a qual me deu base teórica e prática para o desenvolvimento de diversos produtos que vieram a seguir no portfólio da Maski. Com o conhecimento adquirido, pude aliar o know-how no uso do cimento com a vontade de fazer diferente e criar as linhas de revestimentos especiais, buscando inovação através do design diferenciado. Acredito que hoje a Maski passa por um momento muito especial, pois estamos sendo reconhecidos de diversas formas pelo nosso trabalho e dedicação.” 

Segundo ela, com a carência de conhecimento técnico tanto para manter a produção que ocorria no momento, quanto para evoluir no desenvolvimento de novos produtos para a Maski, “a especialização trouxe um conhecimento crucial para aplicação na empresa” e para o trabalho realizado hoje com a organização. Aline acredita estar apenas no início de uma trajetória de crescimento e evolução da Maski, e a vê daqui a alguns anos como uma empresa nacional e internacionalmente reconhecida por seus produtos diferenciados e inovadores.

INOVAÇÃO

A Maski tem como sua vertente a inovação. Perguntamos para a Aline como ela vê os campos do empreendedorismo e da inovação atrelados às áreas da Arquitetura e da Engenharia Civil, e como cresceu a ideia de relacionar os campos da Arquitetura e Inovação dentro da Maski. Ela respondeu.

“No caso da Maski, a relação entre os campos surgiu da necessidade, pela fatalidade da perda do engenheiro e técnico da empresa. Acredito que são nas grandes dificuldades que surgem as maiores oportunidades, pois passamos a ter outra visão sobre os problemas e dificuldades do dia a dia, que passam a ser muito menores depois de atravessar uma grande batalha. Hoje estamos colhendo os frutos de muito trabalho, muita persistência e determinação e isto nos faz acreditar que a inovação é o melhor caminho a seguir, para se diferenciar da concorrência e sobreviver num país de economia instável como o nosso.”

Aline afirma que a Arquitetura e a Engenharia têm um mercado imenso a ser explorado, especialmente no Brasil onde temos muito o que avançar em termos de construção industrializada, sustentabilidade e desempenho das edificações. Compartilhando sobre sua experiência, finaliza, “Para mim significa uma grande realização pessoal poder transitar entre as áreas de arquitetura e engenharia ao mesmo tempo, pois infelizmente são poucos os profissionais que têm esta oportunidade e acredito que, ter um pouco de cada me torna uma profissional mais completa, sendo capaz de colocar a teoria em prática.”

Depois de um banho de exemplo e inspiração, a equipe do IDD agradece à Aline Siemenskoski pela oportunidade de ouvir e compartilhar uma experiência tão enriquecedora. 

Gostou de conhecer a trajetória da Aline e da Maski? Continue acompanhando o IDD News para mais conteúdos inspiradores!

Compartilhe suas experiências conosco aqui nos comentários.

E nos acompanhe também pelas redesFacebookLinkedinInstagram e Twitter

 

Imagens: Maski Revestimentos Especiais

EXPANDA SEU CONHECIMENTO
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Deixe seu comentário
  1. Seja o primeiro a comentar.
IDD NEWS
29 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

5 motivos para se usar o Pavimento Rígido, principalmente em corredores de ônibus!

Eles têm a ver com durabilidade, desempenho e manutenção, bons motivos para você entender por que o pavimento rígido de concreto é uma alternativa adequada para(...)

24 de março de 2017
Eventos e Oportunidades
Por: Instituto IDD

As melhores vantagens de se usar o novo aplicativo Tendon

Seus problemas com cálculos de estruturas protendidas acabaram! Conheça o aplicativo Tendon! No dia 08 de março a Engenharia Civil recebeu outra grande criação (...)

22 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Manual básico: Aprenda a usar gabiões

Eles são uma das soluções mais antigas para contenção do solo e dão uma aula quando o assunto é eficiência. Pode ser uma técnica anti(...)

20 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Por que ter uma certificação Black Belt?

Entenda o que uma certificação desta pode fazer por você no mundo empresarial! Ao procurar por uma especialização ou pós-graduação, o dif&ia(...)

15 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

12 passos mágicos para planejar um projeto super eficiente!

Entenda o passo a passo de fazer um planejamento de qualidade para o crescimento da sua empresa. Você se planeja? A maioria dos profissionais sim, mas quando se fala em controlar o planejam(...)

13 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Projeto Crescer: novos investimentos e empregos em 2017

Conheça mais das oportunidades do Projeto do Programa de Parceria de Investimentos (PPI), que vem remodelar o modelo de concessões e mexer com a economia brasileira. No fim do ano p(...)