Entre em contato conosco

Arquiteto distribui projetos de moradias populares gratuitamente

  • Arquiteto distribui projetos de moradias populares gratuitamente

Arquiteto distribui projetos de moradias populares gratuitamente

03 outubro, 2016
Por : Instituto IDD
Comentários : 0

Vencedor do "Nobel de Arquitetura" disponibilizou os próprios projetos de moradias sociais para o uso público.

Alejandro Aravena, o vencedor do prêmio Pritzker - tido como o "Nobel da área da Arquitetura" - de 2016, tomou uma decisão importante não só para a população e governos mundiais, mas para a sua área profissional. Após ganhar o prêmio ele disponibilizou gratuitamente quatro dos seus projetos de moradias populares para uso público. Assim seus projetos mais famosos de habitações sociais ficam abertos para serem usados e até mesmo adaptados por qualquer pessoa.

Em anúncio feito em um debate com os vencedores do prêmio, Aravena argumentou sobre a necessidade de um trabalho em conjunto entre profissionais para responder ao desafio dos rápidos processos migratórios que têm acontecido em todo o mundo. Uma mensagem bastante próxima do tema da Bienal de Arquitetura de Veneza deste ano, com direção também de Aravena.

Oferecendo noções básicas para a construção de moradias de baixo custo, os quatro projetos arquitetônicos estão disponíveis para download gratuito no site do escritório de arquitetura de Aravena, o Elemental. Os desenhos incluem plantas, cortes, fachadas, implantações e detalhes dos projetos Quinta Monroy, Lo Barnechea, Monterrey e Villa Verde. Em seu site o escritório ainda traz uma base dos princípios que sustentam estes projetos, colocando: "Aqui você encontrará quatro exemplos, quatro projetos diferentes, que buscam os mesmos objetivos e princípios. De agora em diante eles são de domínio público, uma fonte aberta que, esperamos, poderá descartar mais uma das desculpas que mercados e governos usam para não abordarem  o desafio da rápida urbanização."

De acordo com Aravena, até 2020, 1 bilhão de moradores de cidades ao redor do mundo estarão vivendo abaixo da linha da pobreza. O que levará governantes a darem foco às habitações populares em grande escala. O arquiteto espera que a iniciativa mostre aos líderes políticos e ao mercado que a habitação popular não é cara.

Para baixar os arquivos dos projetos, basta acessar a página do Elemental e clicar em "Download 4 Projects Files Here".

Curtiu a atitude do arquiteto? Para quem quer seguir passos de inovação e renovação, o IDD vem trabalhando forte em suas pós-graduações nas áreas da engenharia civil e da arquitetura, e em 2017, trabalha fortemente também com o curso de Estruturas de Concreto - Ênfase em Projetos. Vem elaborar um projeto estrutural completo e buscar a sua especialização com essa experiência!

No vídeo do Canal ArchDaily você confere uma entrevista com o arquiteto Alejandro Aravena, onde ele argumenta sobre o papel da arquitetura na sociedade.

Canal ArchDaily | Vídeo ArchDaily Entrevistas: Alejandro Aravena // ELEMENTAL

Achou relevante essa informaçãoCompartilhe com seus amigos e deixe a sua opinião nos comentários!

Nos acompanhe também pelas redesFacebookLinkedinInstagram e Twitter.

 

Fonte: engenhariae | archdaily

Imagens: engenhariae | arcoweb

EXPANDA SEU CONHECIMENTO
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Deixe seu comentário
  1. Seja o primeiro a comentar.
IDD NEWS
22 de maio de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Como dominar o Radier em passos básicos

Com uma simples execução e de baixo custo, o sistema vem ganhando espaço na fundação de casas e pequenos edifícios.O conteúdo de hoje é do site (...)

18 de maio de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Vigas protendidas, mais um case de sucesso!

Conheça o caso em que vigas de concreto protendido possibilitaram vãos de até 20,5 m em edifício de SP.Em meados de 2014, foram finalizadas as obras do edifício come(...)

15 de maio de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Será que o PlasticRoad vai dominar o mundo um dia?

Utilizar plástico reciclado para a construção de estradas pode vir a ser uma ótima ideia sobre pavimentação.Buscando uma alternativa à construç&(...)

12 de maio de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Acessibilidade: uma vitória para o Estado do Paraná!

“Calçadas são bens públicos e portanto, devem ser construídas e conservadas pelos órgãos públicos”.Hoje a sexta-feira acordou com uma grand(...)

11 de maio de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Tudo o que você pode aprender sobre vida útil dos edifícios, em 9 perguntas

“Estamos falando de economia de recursos: quanto mais tempo o material durar, menor será a necessidade de substituição, e mais sustentável será a constru&ccedi(...)

08 de maio de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

A história não contada sobre o Concreto com Módulo de Elasticidade Definido

Veja tudo que nunca te contaram sobre o material que vence grandes vãos, faz estruturas esbeltas e agiliza a desfôrma.MaterialO concreto com módulo de elasticidade definido, ou con(...)