Entre em contato conosco

Arquiteto distribui projetos de moradias populares gratuitamente

  • Arquiteto distribui projetos de moradias populares gratuitamente

Arquiteto distribui projetos de moradias populares gratuitamente

03 outubro, 2016
Por : Instituto IDD
Comentários : 0

Vencedor do "Nobel de Arquitetura" disponibilizou os próprios projetos de moradias sociais para o uso público.

Alejandro Aravena, o vencedor do prêmio Pritzker - tido como o "Nobel da área da Arquitetura" - de 2016, tomou uma decisão importante não só para a população e governos mundiais, mas para a sua área profissional. Após ganhar o prêmio ele disponibilizou gratuitamente quatro dos seus projetos de moradias populares para uso público. Assim seus projetos mais famosos de habitações sociais ficam abertos para serem usados e até mesmo adaptados por qualquer pessoa.

Em anúncio feito em um debate com os vencedores do prêmio, Aravena argumentou sobre a necessidade de um trabalho em conjunto entre profissionais para responder ao desafio dos rápidos processos migratórios que têm acontecido em todo o mundo. Uma mensagem bastante próxima do tema da Bienal de Arquitetura de Veneza deste ano, com direção também de Aravena.

Oferecendo noções básicas para a construção de moradias de baixo custo, os quatro projetos arquitetônicos estão disponíveis para download gratuito no site do escritório de arquitetura de Aravena, o Elemental. Os desenhos incluem plantas, cortes, fachadas, implantações e detalhes dos projetos Quinta Monroy, Lo Barnechea, Monterrey e Villa Verde. Em seu site o escritório ainda traz uma base dos princípios que sustentam estes projetos, colocando: "Aqui você encontrará quatro exemplos, quatro projetos diferentes, que buscam os mesmos objetivos e princípios. De agora em diante eles são de domínio público, uma fonte aberta que, esperamos, poderá descartar mais uma das desculpas que mercados e governos usam para não abordarem  o desafio da rápida urbanização."

De acordo com Aravena, até 2020, 1 bilhão de moradores de cidades ao redor do mundo estarão vivendo abaixo da linha da pobreza. O que levará governantes a darem foco às habitações populares em grande escala. O arquiteto espera que a iniciativa mostre aos líderes políticos e ao mercado que a habitação popular não é cara.

Para baixar os arquivos dos projetos, basta acessar a página do Elemental e clicar em "Download 4 Projects Files Here".

Curtiu a atitude do arquiteto? Para quem quer seguir passos de inovação e renovação, o IDD vem trabalhando forte em suas pós-graduações nas áreas da engenharia civil e da arquitetura, e em 2017, trabalha fortemente também com o curso de Estruturas de Concreto - Ênfase em Projetos. Vem elaborar um projeto estrutural completo e buscar a sua especialização com essa experiência!

No vídeo do Canal ArchDaily você confere uma entrevista com o arquiteto Alejandro Aravena, onde ele argumenta sobre o papel da arquitetura na sociedade.

Canal ArchDaily | Vídeo ArchDaily Entrevistas: Alejandro Aravena // ELEMENTAL

Achou relevante essa informaçãoCompartilhe com seus amigos e deixe a sua opinião nos comentários!

Nos acompanhe também pelas redesFacebookLinkedinInstagram e Twitter.

 

Fonte: engenhariae | archdaily

Imagens: engenhariae | arcoweb

EXPANDA SEU CONHECIMENTO
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Deixe seu comentário
  1. Seja o primeiro a comentar.
IDD NEWS
19 de abril de 2017
Eventos e Oportunidades
Por: Instituto IDD

5 motivos para nunca parar de estudar sobre construção

Um estudo constante é o que vai te diferenciar frente a todo o mercado da construção. Saiba o por quê. Primeiro: é de conhecimento geral que a quantidade de normas técnicas brasileiras (NBR) da(...)

13 de abril de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Tudo sobre industrialização e pré-fabricação na construção civil - Parte III (Final)

Vem saber tudo sobre o assunto com a terceira parte do conteúdo do Professor e Engenheiro Marcus Sterzi, para o IDD News.Ao longo dos próximos meses estarei apresentando assuntos relacio(...)

12 de abril de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Sistema de protensão: Todos os fatos que você precisa saber

Conheça os princípios básicos do sistema de protensão e domine o campo das estruturas protendidas! “Esforços compressivos induzidos pelas cordoalhas de a&(...)

06 de abril de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Por que amamos as vantagens do concreto permeável (e você também deveria)

Ganhando uma abrangência maior, o material também ganhou novas possibilidades de atuação. O concreto permeável já não é um produto novo do m(...)

05 de abril de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Como explicar Retração do Concreto para sua mãe!

Sua visão sobre retração plástica nunca mais será a mesma depois dessa explicação.Para quem trabalha na área de patologia, ou ainda quer atuar, (...)

30 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

5 motivos para planejar obras com o BIM

Se você ainda tem algum pré-conceito contra a nova tecnologia, é melhor dar uma olhada nisso.Um planejamento de obra tem como seu principal elemento o orçamento ligado ao pr(...)