Entre em contato conosco

Bela, sustentável e cheia de energia!

  • Bela, sustentável e cheia de energia!

Bela, sustentável e cheia de energia!

25 agosto, 2016
Por : Instituto IDD
Comentários : 0

Conheça a telha cerâmica fotovoltaica que vem integrando estética à eficiência e sustentabilidade!


Novos produtos e novas possibilidades não param de surgir para o trabalho dos engenheiros e arquitetos. E uma criação que vem integrando beleza e sustentabilidade é a telha cerâmica fotovoltaica Tegola Solare, produto das empresas de origem italiana Area Industrie Ceramiche e REM.

As telhas são produzidas em cerâmica e possuem quatro células fotovoltaicas embutidas, com a fiação seguindo embaixo do telhado para o conversor. Criadas como alternativa para o peso e a estética das placas solares tradicionais, as telhas se integram muito bem às estruturas, produzindo uma quantidade de energia solar de 3kw de energia a partir de 40 m² de telhas, aproximadamente.


Um telhado completo ou parcialmente coberto com essa telha supriria toda a energia necessária de uma residência. Entretanto, mesmo com as vantagens, um produto tem sempre seu contraponto, e o da Tegola Solare é que é ela é mais cara do que os painéis convencionais.

Contudo, a parte estética ainda tem grande peso sobre a escolha do produto. Em Veneza na Itália, por exemplo, as telhas fotovoltaicas foram instaladas na maior parte da cidade, sem interferir na estética e na arquitetura das casas antigas e centros históricos - sendo que em alguns locais, devido às regras de preservação a instalação de painéis solares estava proibida por lei.

A instalação das telhas fotovoltaicas é feita como a de qualquer outro telhado, mas o total da área que irá captar a luz solar vai depender da necessidade do imóvel. Os fabricantes também disponibilizam o mesmo modelo em telhas comuns, e em caso de substituição de alguma dessas peças, o processo também é simples, devido ao aspecto modular do telhado.

Como você trabalha com os novos materiais e oportunidades na sua área de atuação? O Instituto IDD oferece os cursos de Pós-graduação em Consultoria de Sustentabilidade na Construção Civil - Ênfase em Certificações e Gestão de Projetos de Engenharia e Arquitetura - Ênfase PMI para te ajudar no desenvolvimento do seu trabalho e da sua carreira. Conheça mais sobre os cursos e entre em contato. Comece a planejar seu futuro profissional já e venha viver essa experiência com a gente!

Achou relevante essa informação? Compartilhe com seus amigos e deixe a sua opinião nos comentários!

Nos acompanhe também pelas redes, Facebook, Linkedin e Instagram. 


Fonte: blogdaengenharia | pensamentoverde

Imagens: blogdaengenharia | solarteg

EXPANDA SEU CONHECIMENTO
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Deixe seu comentário
  1. Seja o primeiro a comentar.
IDD NEWS
19 de abril de 2017
Eventos e Oportunidades
Por: Instituto IDD

5 motivos para nunca parar de estudar sobre construção

Um estudo constante é o que vai te diferenciar frente a todo o mercado da construção. Saiba o por quê. Primeiro: é de conhecimento geral que a quantidade de normas técnicas brasileiras (NBR) da(...)

13 de abril de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Tudo sobre industrialização e pré-fabricação na construção civil - Parte III (Final)

Vem saber tudo sobre o assunto com a terceira parte do conteúdo do Professor e Engenheiro Marcus Sterzi, para o IDD News.Ao longo dos próximos meses estarei apresentando assuntos relacio(...)

12 de abril de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Sistema de protensão: Todos os fatos que você precisa saber

Conheça os princípios básicos do sistema de protensão e domine o campo das estruturas protendidas! “Esforços compressivos induzidos pelas cordoalhas de a&(...)

06 de abril de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Por que amamos as vantagens do concreto permeável (e você também deveria)

Ganhando uma abrangência maior, o material também ganhou novas possibilidades de atuação. O concreto permeável já não é um produto novo do m(...)

05 de abril de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Como explicar Retração do Concreto para sua mãe!

Sua visão sobre retração plástica nunca mais será a mesma depois dessa explicação.Para quem trabalha na área de patologia, ou ainda quer atuar, (...)

30 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

5 motivos para planejar obras com o BIM

Se você ainda tem algum pré-conceito contra a nova tecnologia, é melhor dar uma olhada nisso.Um planejamento de obra tem como seu principal elemento o orçamento ligado ao pr(...)