Entre em contato conosco

Case Projelet ECOM: União de expertises

  • Case Projelet ECOM: União de expertises

Case Projelet ECOM: União de expertises

23 setembro, 2016
Por : Instituto IDD
Comentários : 0

Fusão de empresas gera capacitação e desenvolvimento com um olhar diferenciado sobre a correção de problemas e a redução de conflitos.

 

A matéria publicada no Estado de Minas no início desse mês apresenta um caso engenhoso e inteligente, que o IDD News reproduz aqui. 

Há pouco mais de um ano a Projelet ECOM, empresa do ramo de projetos de instalações de sistemas prediais, vem investindo em desenvolvimento. Com mais de R$ 300 mil investidos em softwares, capacitação e desenvolvimento de projetos na plataforma Building Information Modeling (BIM), a transformação profunda teve início com a união da Projelet com a ECOM Engenharia.

O diretor comercial da Projelet ECOM, Bruno Marciano, coloca que as mudanças são parte de um plano de negócios que tem como foco aumentar o potencial de mercado da empresa. Ao buscar esse objetivo, a união das duas organizações conseguiu integrar todas as disciplinas da área de sistemas prediais. Segundo os diretores, a fusão foi responsável também, por uma junção de esforços e de expertises.

Outros segredos do desenvolvimento em crescimento estão sendo a estrutura organizacional, que dispõe as diretorias em escopos específicos de atuação ? focando o trabalho - e o investimento em tecnologia, realizado principalmente através do Sistema Building Information Modelling (BIM). Sendo usado já em diversas partes do mundo, o processo de modelagem da informação da construção - BIM - é uma metodologia usada para corrigir os problemas durante a construção, reduzir conflitos e melhorar a qualidade geral nos processos dando enfoque a cada área específica.

Para o engenheiro Weber Carvalho, o sócio-diretor da empresa Projelet ECOM, o BIM "tem um potencial extraordinário de alinhar uma série de dados produzidos por profissionais de diferentes áreas e que usam ferramentas de informática diversas. A possibilidade de modelagens em 3D continua sendo a característica mais famosa do BIM, mas sua utilização vai muito além de um efeito estético". E ainda explica, "As informações usadas no projeto ficam para sempre, criando um fluxo de responsabilidades que pode ajudar até em setores como o de seguros ou para pendências jurídicas".

Carvalho prevê um crescimento na busca pelos projetos em plataforma BIM dentro da Projelet ECOM. A empresa já desenvolve alguns projetos nesta plataforma e, mesmo os que não a utilizam inteiramente, são elaborados parcialmente em BIM. Sobre o início da experiência da empresa com a metodologia, o diretor coloca que em 2013, por exemplo, a organização foi contratada para elaborar um projeto no Edifício Diamond Business (Belo Horizonte). Iniciaram o trabalho em AutoCAD, mas a decisão de modelagem de uma construção virtual semelhante à real - por meio do BIM - aconteceu justamente pela edificação englobar muitas disciplinas desenvolvidas pela própria Projelet ECOM.

O caso da organização exemplifica a importância do saber investir e fazer o melhor para a sua empresa dentro do contexto em que ela vive. E você, como se prepara para atuar no seu mercado? Cursos oferecidos pelo IDD como Gestão de Projetos de Engenharia e Arquitetura - Ênfase PMI, trabalham para unir expertises e alavancar as áreas da Engenharia Civil e da Arquitetura no Brasil. Vem com a gente!

Achou relevante essa informaçãoCompartilhe com seus amigos e deixe a sua opinião nos comentários!

Nos acompanhe também pelas redesFacebook, Linkedin e Instagram. 


Fonte: Matéria publicada no Estado de Minas em Setembro de 2016 e reproduzida no projelet.com e no IDD News.

Imagem: shutterstock

EXPANDA SEU CONHECIMENTO
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Deixe seu comentário
  1. Seja o primeiro a comentar.
IDD NEWS
29 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

5 motivos para se usar o Pavimento Rígido, principalmente em corredores de ônibus!

Eles têm a ver com durabilidade, desempenho e manutenção, bons motivos para você entender por que o pavimento rígido de concreto é uma alternativa adequada para(...)

24 de março de 2017
Eventos e Oportunidades
Por: Instituto IDD

As melhores vantagens de se usar o novo aplicativo Tendon

Seus problemas com cálculos de estruturas protendidas acabaram! Conheça o aplicativo Tendon! No dia 08 de março a Engenharia Civil recebeu outra grande criação (...)

22 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Manual básico: Aprenda a usar gabiões

Eles são uma das soluções mais antigas para contenção do solo e dão uma aula quando o assunto é eficiência. Pode ser uma técnica anti(...)

20 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Por que ter uma certificação Black Belt?

Entenda o que uma certificação desta pode fazer por você no mundo empresarial! Ao procurar por uma especialização ou pós-graduação, o dif&ia(...)

15 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

12 passos mágicos para planejar um projeto super eficiente!

Entenda o passo a passo de fazer um planejamento de qualidade para o crescimento da sua empresa. Você se planeja? A maioria dos profissionais sim, mas quando se fala em controlar o planejam(...)

13 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Projeto Crescer: novos investimentos e empregos em 2017

Conheça mais das oportunidades do Projeto do Programa de Parceria de Investimentos (PPI), que vem remodelar o modelo de concessões e mexer com a economia brasileira. No fim do ano p(...)