Entre em contato conosco

Case Tecnisa: Economia de até 7% em construção

  • Case Tecnisa: Economia de até 7% em construção

Case Tecnisa: Economia de até 7% em construção

23 agosto, 2016
Por : Instituto IDD
Comentários : 0

A empresa resolveu otimizar sua produção e olha só o que aconteceu!


A empresa Tecnisa andou revendo sua cadeia produtiva e trabalhando para otimizar seu processo de construção. A empresa construiu as duas primeiras torres do Jardim das Perdizes, o novo bairro totalmente planejado de São Paulo, com uma economia de 5% a 7% e entrega antecipada de quatro meses.

Qual foi o segredo dessa otimização?

A Tecnisa começou utilizando um novo sistema para o revestimento externo de fachadas com projeção contínua, desenvolvido em parceria com a Votorantim. Segundo a empresa, a tecnologia faz a industrialização da argamassa e a mecanização do sistema de abastecimento do material da obra, do processo de transportes horizontal e vertical para locais de preparo e projeção.

A economia no projeto das duas torres foi estimada em aproximadamente R$ 7 milhões, além de um ganho de 35% na produtividade dos trabalhadores e, confirmada pela incorporadora, uma melhora de qualidade do produto industrializado.

A empresa também utilizou uma balança rodoviária, passando a comprar os produtos por peso. As perdas de material e de concreto caíram de 30% para menos de 10% ao passarem a pesá-los desta nova forma, explicou Fabio Villas Bôas, diretor-executivo técnico da Tecnisa.

Ainda ao longo da cadeia produtiva, foram desenvolvidos outros elementos como o contra piso autonivelante, o sistema de reuso da água da chuva, e o sistema de piso elevado para áreas externas. Além disso, foram implementados produtos para gerar economia de consumo de água nos apartamentos, como a Grelha Ecológica para ralos, feita com plástico sustentável, e o adaptador para restritor de vazão em tubulação de ducha.

A Tecnisa já mantém outros programas voltados à inovação como o Fast Dating, encontro mensal de startups para discussões sobre soluções diferenciadas a serem aplicadas ao negócio.

A intenção é que as tecnologias sejam expandidas também para outros projetos da incorporadora. A utilização da balança rodoviária e o mapeamento de perdas e inovações nas instalações elétricas e hidráulicas já são algumas das ações que serão replicadas nas próximas obras da companhia.

Gostou das ações? Que tal desenvolver as suas ideias também? O IDD vêm trabalhando com cursos de Pós Graduação, Master Internacional, Extensão e In Company para impulsionar você, a sua carreira e as áreas de Engenharia Civil e Arquitetura dentro do país. Confira os cursos de Extensão em Gerenciamento de Empreendimentos - Modelo PMI e Lean Six Sigma voltado para a Construção Civil e saiba como eles podem ajudar a desenvolver os projetos que você quer ver em funcionamento na sua área de atuação!

Achou relevante essa informação? Compartilhe com seus amigos e deixe a sua opinião nos comentários!

Nos acompanhe também pelas redes, Facebook, Linkedin e Instagram. 


Fonte: techne | portalvgv

Imagens: techne | tecnisa

EXPANDA SEU CONHECIMENTO
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Deixe seu comentário
  1. Seja o primeiro a comentar.
IDD NEWS
22 de maio de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Como dominar o Radier em passos básicos

Com uma simples execução e de baixo custo, o sistema vem ganhando espaço na fundação de casas e pequenos edifícios.O conteúdo de hoje é do site (...)

18 de maio de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Vigas protendidas, mais um case de sucesso!

Conheça o caso em que vigas de concreto protendido possibilitaram vãos de até 20,5 m em edifício de SP.Em meados de 2014, foram finalizadas as obras do edifício come(...)

15 de maio de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Será que o PlasticRoad vai dominar o mundo um dia?

Utilizar plástico reciclado para a construção de estradas pode vir a ser uma ótima ideia sobre pavimentação.Buscando uma alternativa à construç&(...)

12 de maio de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Acessibilidade: uma vitória para o Estado do Paraná!

“Calçadas são bens públicos e portanto, devem ser construídas e conservadas pelos órgãos públicos”.Hoje a sexta-feira acordou com uma grand(...)

11 de maio de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Tudo o que você pode aprender sobre vida útil dos edifícios, em 9 perguntas

“Estamos falando de economia de recursos: quanto mais tempo o material durar, menor será a necessidade de substituição, e mais sustentável será a constru&ccedi(...)

08 de maio de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

A história não contada sobre o Concreto com Módulo de Elasticidade Definido

Veja tudo que nunca te contaram sobre o material que vence grandes vãos, faz estruturas esbeltas e agiliza a desfôrma.MaterialO concreto com módulo de elasticidade definido, ou con(...)