Entre em contato conosco

Case Tecnisa: Economia de até 7% em construção

  • Case Tecnisa: Economia de até 7% em construção

Case Tecnisa: Economia de até 7% em construção

23 agosto, 2016
Por : Instituto IDD
Comentários : 0

A empresa resolveu otimizar sua produção e olha só o que aconteceu!


A empresa Tecnisa andou revendo sua cadeia produtiva e trabalhando para otimizar seu processo de construção. A empresa construiu as duas primeiras torres do Jardim das Perdizes, o novo bairro totalmente planejado de São Paulo, com uma economia de 5% a 7% e entrega antecipada de quatro meses.

Qual foi o segredo dessa otimização?

A Tecnisa começou utilizando um novo sistema para o revestimento externo de fachadas com projeção contínua, desenvolvido em parceria com a Votorantim. Segundo a empresa, a tecnologia faz a industrialização da argamassa e a mecanização do sistema de abastecimento do material da obra, do processo de transportes horizontal e vertical para locais de preparo e projeção.

A economia no projeto das duas torres foi estimada em aproximadamente R$ 7 milhões, além de um ganho de 35% na produtividade dos trabalhadores e, confirmada pela incorporadora, uma melhora de qualidade do produto industrializado.

A empresa também utilizou uma balança rodoviária, passando a comprar os produtos por peso. As perdas de material e de concreto caíram de 30% para menos de 10% ao passarem a pesá-los desta nova forma, explicou Fabio Villas Bôas, diretor-executivo técnico da Tecnisa.

Ainda ao longo da cadeia produtiva, foram desenvolvidos outros elementos como o contra piso autonivelante, o sistema de reuso da água da chuva, e o sistema de piso elevado para áreas externas. Além disso, foram implementados produtos para gerar economia de consumo de água nos apartamentos, como a Grelha Ecológica para ralos, feita com plástico sustentável, e o adaptador para restritor de vazão em tubulação de ducha.

A Tecnisa já mantém outros programas voltados à inovação como o Fast Dating, encontro mensal de startups para discussões sobre soluções diferenciadas a serem aplicadas ao negócio.

A intenção é que as tecnologias sejam expandidas também para outros projetos da incorporadora. A utilização da balança rodoviária e o mapeamento de perdas e inovações nas instalações elétricas e hidráulicas já são algumas das ações que serão replicadas nas próximas obras da companhia.

Gostou das ações? Que tal desenvolver as suas ideias também? O IDD vêm trabalhando com cursos de Pós Graduação, Master Internacional, Extensão e In Company para impulsionar você, a sua carreira e as áreas de Engenharia Civil e Arquitetura dentro do país. Confira os cursos de Extensão em Gerenciamento de Empreendimentos - Modelo PMI e Lean Six Sigma voltado para a Construção Civil e saiba como eles podem ajudar a desenvolver os projetos que você quer ver em funcionamento na sua área de atuação!

Achou relevante essa informação? Compartilhe com seus amigos e deixe a sua opinião nos comentários!

Nos acompanhe também pelas redes, Facebook, Linkedin e Instagram. 


Fonte: techne | portalvgv

Imagens: techne | tecnisa

EXPANDA SEU CONHECIMENTO
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Deixe seu comentário
  1. Seja o primeiro a comentar.
IDD NEWS
19 de abril de 2017
Eventos e Oportunidades
Por: Instituto IDD

5 motivos para nunca parar de estudar sobre construção

Um estudo constante é o que vai te diferenciar frente a todo o mercado da construção. Saiba o por quê. Primeiro: é de conhecimento geral que a quantidade de normas técnicas brasileiras (NBR) da(...)

13 de abril de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Tudo sobre industrialização e pré-fabricação na construção civil - Parte III (Final)

Vem saber tudo sobre o assunto com a terceira parte do conteúdo do Professor e Engenheiro Marcus Sterzi, para o IDD News.Ao longo dos próximos meses estarei apresentando assuntos relacio(...)

12 de abril de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Sistema de protensão: Todos os fatos que você precisa saber

Conheça os princípios básicos do sistema de protensão e domine o campo das estruturas protendidas! “Esforços compressivos induzidos pelas cordoalhas de a&(...)

06 de abril de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Por que amamos as vantagens do concreto permeável (e você também deveria)

Ganhando uma abrangência maior, o material também ganhou novas possibilidades de atuação. O concreto permeável já não é um produto novo do m(...)

05 de abril de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Como explicar Retração do Concreto para sua mãe!

Sua visão sobre retração plástica nunca mais será a mesma depois dessa explicação.Para quem trabalha na área de patologia, ou ainda quer atuar, (...)

30 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

5 motivos para planejar obras com o BIM

Se você ainda tem algum pré-conceito contra a nova tecnologia, é melhor dar uma olhada nisso.Um planejamento de obra tem como seu principal elemento o orçamento ligado ao pr(...)