Entre em contato conosco

Cenário: O Pavilhão Dançante

  • Cenário: O Pavilhão Dançante

Cenário: O Pavilhão Dançante

27 setembro, 2016
Por : Instituto IDD
Comentários : 0

Arquitetura Interativa criada para o Parque Olímpico 2016, dança conforme a música!

Uma balada onde o público pode interagir com o prédio, essa foi umas das diversões criadas para os atletas no Parque Olímpico 2016.

Projetado para uma marca de cerveja brasileira, o edifício chamado de "Pavilhão Dançante" foi criado para abrigar música, festas e shows. Construído dentro do Parque Olímpico no Rio de Janeiro, o maior intuito de seus arquitetos foi criar uma "pele" interativa para a infraestrutura. Do lado de fora o material metálico é composto de diversas cores, sugerindo diversidade. Dentro, sensores espalhados pela pista de dança, captam a música e a agitação das pessoas dançando, e movimentam os motores com espelhos da fachada do edifício.

Mecânica

Os sensores espalhados dentro da pista de dança, permitem esse estímulo vindo da batida da música e do movimento das pessoas. O que faz com que os 500 espelhos redondos dancem, girando abrindo, fechando, e criando efeitos ópticos.

Sob o Sol, o prédio cinético cria grafismos de luz e sombra no piso e no seu entorno. A noite, as luzes explodem para fora, dando à arquitetura, emoção que arrepia mesmo aos que transitam ao longe.

Criação

O projeto é resultado criado a partir de pesquisa que o Estudio Guto Requena desenvolve à dez anos, investigando arquiteturas híbridas, a sobreposição entre o concreto e o virtual e o uso de sensores e tecnologias interativas, que trazem uma transformação da percepção de espaço e aguçam a sensorialidade.

Hardware e softwares utilizados na "pele dançante" também foram desenvolvidos pela D3, produtora de instalações interativas que trabalha na intersecção entre tecnologia, design e poesia.

Você também é louco por tecnologia, inovação e tem um desejo incontrolável de criar projetos novos e que façam diferença? Dá uma olhada em como os cursos do IDD podem te impulsionar na sua área! Cursos de Pós-graduação em Gestão de Projetos Paisagísticos e Tecnologia do Concreto! Venha viver a sua experiência de especialização com a gente.

Confira o funcionamento do Pavilhão aqui:

Canal do YouTube, guto requena.

Achou relevante essa informaçãoCompartilhe com seus amigos e deixe a sua opinião nos comentários!

Nos acompanhe também pelas redesFacebookLinkedinInstagram e Twitter.

 

Fonte: Descrição do Pavilhão reproduzida do site gutorequena

Imagens: archdaily

EXPANDA SEU CONHECIMENTO
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Deixe seu comentário
  1. Seja o primeiro a comentar.
IDD NEWS
19 de abril de 2017
Eventos e Oportunidades
Por: Instituto IDD

5 motivos para nunca parar de estudar sobre construção

Um estudo constante é o que vai te diferenciar frente a todo o mercado da construção. Saiba o por quê. Primeiro: é de conhecimento geral que a quantidade de normas técnicas brasileiras (NBR) da(...)

13 de abril de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Tudo sobre industrialização e pré-fabricação na construção civil - Parte III (Final)

Vem saber tudo sobre o assunto com a terceira parte do conteúdo do Professor e Engenheiro Marcus Sterzi, para o IDD News.Ao longo dos próximos meses estarei apresentando assuntos relacio(...)

12 de abril de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Sistema de protensão: Todos os fatos que você precisa saber

Conheça os princípios básicos do sistema de protensão e domine o campo das estruturas protendidas! “Esforços compressivos induzidos pelas cordoalhas de a&(...)

06 de abril de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Por que amamos as vantagens do concreto permeável (e você também deveria)

Ganhando uma abrangência maior, o material também ganhou novas possibilidades de atuação. O concreto permeável já não é um produto novo do m(...)

05 de abril de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Como explicar Retração do Concreto para sua mãe!

Sua visão sobre retração plástica nunca mais será a mesma depois dessa explicação.Para quem trabalha na área de patologia, ou ainda quer atuar, (...)

30 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

5 motivos para planejar obras com o BIM

Se você ainda tem algum pré-conceito contra a nova tecnologia, é melhor dar uma olhada nisso.Um planejamento de obra tem como seu principal elemento o orçamento ligado ao pr(...)