Entre em contato conosco

Como crescer investindo durante a crise

  • Como crescer investindo durante a crise

Como crescer investindo durante a crise

08 agosto, 2016
Por : Instituto IDD
Comentários : 0

Entenda qual é o tipo de investimento certo para você e para a sua empresa superarem as barreiras da crise e alçarem um voo ainda mais alto. 

Dificuldades na obtenção de crédito, redução no ritmo de implementação de programas governamentais de moradia (como o Minha Casa Minha Vida), alta de preços de matéria-prima e queda na procura de profissionais da engenharia civil. O atual contexto explica o porquê o mercado dessa área está lutando bravamente.

E assim como em outros setores da economia, nesse momento os gestores da engenharia também optam por cortar custos, esperando que essa decisão resulte automaticamente em um aumento da margem de lucro. Essa estratégia nunca esteve mais equivocada, e é responsável pelo agravamento da crise e até a falência de algumas corporações.

Se você tomou uma decisão como essa, fique sabendo que tomou a decisão errada. Mas sem crise, leias as próximas linhas e você verá como contornar a situação! Contrário ao que você pensou, é necessário investir para crescer no mercado, principalmente quando o consumo é reduzido. Mas fique atento, o que falamos aqui é um investimento inteligente, em áreas-chave que contribuam para o retorno da procura e consequentemente, um sólido aumento do lucro.

O problema da crise existe, está aqui sem dúvidas, e é por isso que a questão está em saber como lidar com ele. Cortar custos, se contentar com a estagnação e não procurar inovar, são decisões que apenas deixam as empresas mais frágeis.

Já redesenhar processos e trazer novas tecnologias são exemplos daquele "investimento inteligente" de que falamos ali atrás. Os sistemas de informação voltados à construção civil por exemplo, auxiliam na racionalização dos procedimentos, na redução de custos e no aumento da produtividade sem a necessidade de tocar em salários ou alterar a qualidade da produção. O ponto específico de agir em meio a uma crise é ter visão de negócio para dominar o mercado quando seus rivais estão mais enfraquecidos. É por isso que muitas empresas crescem exatamente em tempos assim. 

A seguir, você confere duas dicas de como pensar no seu negócio estrategicamente dentro da época em que vivemos.

 

Utilize softwares de gestão

Para inovar é preciso fazer mais que apenas reformar, mas criar um mundo novo dentro da sua empresa. Pense no hoje, como você mantém o histórico dos processos e produtos entregues, fiscaliza o trabalho de seus profissionais, atualiza pareceres e laudos, cria e calcula indicadores, atualiza o status de vistorias, e comunica tudo isso para todo mundo com rapidez? Se você realiza tudo isso de forma manual, provavelmente está desperdiçando valores e esforços que poderiam ser utilizados apenas em atividades que agregam valor ao seu projeto.

Um software de mobilidade para construção civil automatizaria a maioria dos processos internos de um canteiro de obras, trazendo maior controle sobre materiais, redução de desperdício, aumento da produtividade em áreas essenciais para o sucesso do negócio e redução de retrabalhos. Facilitando o trabalho por esse lado, com os mesmos funcionários e equipamentos você produz mais, melhor e mais barato do que seus concorrentes, e tudo isso ainda contribui para o aumento da qualidade do seu serviço.

 

Invista em treinamento e desenvolvimento

Treinamentos capacitam os seus funcionários trazendo resultados a curto prazo, além de aprimorar competências muitas vezes necessárias para demandas imediatas do canteiro de obras. Um exemplo seria a necessidade de ensinar os pedreiros a montar tubulações para saída de energia elétrica.

Já o desenvolvimento diz respeito ao processo de crescimento dos seus funcionários, possibilitando que eles conheçam o empreendimento como um todo. Levá-los a adquirir uma visão holística da obra é um processo de longo prazo, mas que irá capacitar ainda mais a sua equipe. Em geral, o processo envolve uma promoção onde por exemplo, um pedreiro é preparado para se tornar mestre de obras, aprendendo a comandar equipes, operar um tablet para realizar ações estratégicas, etc. Esse tipo de investimento só beneficiará a construtora, que terá total apoio de seus funcionários - ao serem valorizados - e de sobra, ganhará melhor mão de obra ao impulsionar sua equipe.

Investir não significa apenas gastar dinheiro. A inovação está aí para provar que há muito mais que isso na hora de alcançar certificações de qualidade, conseguir melhores margens de negociação e vender mais, em plena época de crise.

E às vezes para se alcançar essa tão sonhada inovação, é preciso de um impulso. O IDD vem construindo um caminho como impulsionador das áreas da Engenharia Civil e da Arquitetura através de nossos cursos de Pós-Graduação. Nesse segundo semestre de 2016, as próximas turmas iniciam essa semana, dia 08 de agosto, e você, já está matriculado? Com as dicas de hoje esperamos que tenha ficado mais fácil decidir qual curso fazer! Venha viver a sua experiência de especialização conosco!

 

Achou relevante essa informaçãoCompartilhe com seus amigos e deixe a sua opinião nos comentários!

Nos acompanhe também pelas redesFacebookLinkedin e Instagram.

 

Fonte: mobussconstrucao

Imagem: mobussconstrucao

EXPANDA SEU CONHECIMENTO
RECOMENDADO PARA VOCÊ
  • 13 de março de 2017
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Projeto Crescer: novos investimentos e empregos em 2017

    Conheça mais das oportunidades do Projeto do Programa de Parceria de Investimentos (PPI), que vem remodelar o modelo de concessões e mexer com a economia brasileira. No fim do ano p(...)

  • 01 de março de 2017
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Como fazer o retrofit de um estádio inteiro? Com Ênio Pazini

    A experiência do professor na reforma pré-Copa do Mundo do Estádio do Maracanã, você confere aqui.Que o Maracanã apresentava uma série de preocupant(...)

  • 20 de fevereiro de 2017
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    A energia renovável como o futuro do Brasil?

    Quais são as possibilidades das novas fontes de energia pelo país? Fontes de energia renovável vêm tomando conta do Brasil nos últimos anos, formadas atrav&eacut(...)

  • 02 de fevereiro de 2017
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Entenda de uma vez por todas como usar inibidores de corrosão!

    Veja como usar inibidores de corrosão para garantir a proteção de estruturas metálicas. O famoso problema da corrosão em concreto armado é um pesadelo qu(...)

  • 03 de janeiro de 2017
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Como fazer uma ponte... flutuante?

    Isso mesmo, conheça o projeto do píer flutuante e aprenda como fazer uma obra inspirada nessa verdadeira “obra de arte”!Essa ponte amarela da foto é na verdade, um p&i(...)

  • 29 de dezembro de 2016
    Eventos e Oportunidades
    Por: Instituto IDD

    Como definir novas metas para a sua carreira em 2017!

    Planejar o sucesso para o próximo ano pode ser mais fácil do que você imagina!Com um novo ano chegando, o que mais se deseja é começar a planejar as atividades para u(...)

  • 31 de outubro de 2016
    Eventos e Oportunidades
    Por: Instituto IDD

    Manual: Como fazer avaliação de imóveis

    Tire suas principais dúvidas e entenda de uma vez como atuar na área de avaliação da Engenharia! Análise de documentação, técnica de vistor(...)

  • 26 de outubro de 2016
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    5 passos para entender, como funciona um túnel de vento?

    Conheça melhor o equipamento que simula deslocamentos de ar e apresenta os efeitos do vento sobre estruturas. Um túnel de vento é um equipamento que simula deslocamentos de a(...)

  • 20 de outubro de 2016
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Como obter a melhor solução de projeto? Que tal pelo "Set-Based Design"?

    Confira o segundo conteúdo do Professor do IDD, o Engenheiro Marcus Sterzi, para o IDD News, e desvende tudo sobre a abordagem do Set-Based Design na gestão de obras. Ao longo dos p(...)

  • 10 de outubro de 2016
    Eventos e Oportunidades
    Por: Instituto IDD

    Como escolher uma especialização em engenharia e arquitetura?

    Hoje nós te damos dicas para você chegar ao fim dessa matéria sabendo exatamente o que quer! Terminar a graduação e pensar no que fazer em seguida nem sempre &ea(...)

Deixe seu comentário
  1. Seja o primeiro a comentar.
IDD NEWS
22 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Manual básico: Aprenda a usar gabiões

Eles são uma das soluções mais antigas para contenção do solo e dão uma aula quando o assunto é eficiência. Pode ser uma técnica anti(...)

20 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Por que ter uma certificação Black Belt?

Entenda o que uma certificação desta pode fazer por você no mundo empresarial! Ao procurar por uma especialização ou pós-graduação, o dif&ia(...)

15 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

12 passos mágicos para planejar um projeto super eficiente!

Entenda o passo a passo de fazer um planejamento de qualidade para o crescimento da sua empresa. Você se planeja? A maioria dos profissionais sim, mas quando se fala em controlar o planejam(...)

13 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Projeto Crescer: novos investimentos e empregos em 2017

Conheça mais das oportunidades do Projeto do Programa de Parceria de Investimentos (PPI), que vem remodelar o modelo de concessões e mexer com a economia brasileira. No fim do ano p(...)

10 de março de 2017
Eventos e Oportunidades
Por: Instituto IDD

Cinco ótimos motivos para fazer uma pós-graduação (especialização) em 2017!

Coordenador de cinco cursos do IDD em parceria com a Lean Management Lab (LM Lab), Evandro Minato publicou seu novo artigo sobre “o porquê fazer umas pós-graduação hoj(...)

09 de março de 2017
Tecnologia e Inovação
Por: Instituto IDD

8 caraterísticas para alcançar a melhor qualidade do produto

Aprenda a impulsionar seus resultados com a qualidade dos seus produtos! Todo mundo sabe que a qualidade de um produto é um dos fatores mais importantes para o consumidor na hora de decidi(...)