Entre em contato conosco

Como fazer impermeabilização em Light Steel Frame?

  • Como fazer impermeabilização em Light Steel Frame?

Como fazer impermeabilização em Light Steel Frame?

28 setembro, 2016
Por : Instituto IDD
Comentários : 0

Confira algumas dicas de profissionais sobre como aplicar os sistemas de impermeabilização nas construções em Steel Frame.

 

As estruturas de uma construção em Steel Frame também são afetadas pela umidade, e a ausência ou má execução da aplicação da impermeabilização também podem trazer efeitos negativos à esse sistema.

Segundo explicação de Maria Amélia Silveira, consultora do Instituto Brasileiro de Impermeabilização (IBI), "A construção é mais leve e, consequentemente, mais deformável, exigindo materiais de impermeabilização flexíveis e de elevado desempenho quanto à impermeabilidade, capacidade de elongação, durabilidade e resistência ao envelhecimento".

 

Mas, como prosseguir com a impermeabilização nesse tipo desse projeto?

Nesse caso, a impermeabilização é aplicada para evitar o contato dos perfis e das bases das chapas com a umidade. E como em qualquer outro projeto, todo o trabalho deve ser especificado na etapa de planejamento dos detalhes construtivos.

O tipo de impermeabilização mais adequado vai depender de fatores como a finalidade da estrutura, os acabamentos e as de formações previstas. Maria Amélia também coloca que para obras com previsão de grandes deformações, pode ser mais viável utilizar sistemas de impermeabilização não aderidos à estrutura.

 

Hora de construir

Algumas dicas sobre a aplicação da impermeabilização no Steel Frame são colocadas pela consultora do IBI.

Fique atento aos fatores externos que influenciam no projeto: cargas estáticas ou dinâmicas que podem atuar sobre a estrutura; esforços ocasionados por variações térmicas; e se o ambiente é marinho ou uma região industrial, por exemplo;

Dê atenção para a facilidade de acesso à impermeabilização para futuros reparos;

Tenha como regra geral a impermeabilização dos pisos em contato com o solo e os pisos das áreas molháveis: banheiros, lavabos, cozinhas e áreas de serviço; 

Busque impermeabilizar as coberturas e tratar as paredes com materiais que funcionem como barreira de vapor. Fique atento também ao uso correto de selantes nas junções das placas pré-moldadas e entre as placas e a estrutura metálica. A sua não aplicação ou aplicação incorreta pode comprometer a estanqueidade da construção;

Uma recomendação para a durabilidade da parede, segundo a pesquisadora Luciana Alves de Oliveira (Centro Tecnológico do Ambiente Construído do Instituto de Pesquisas Tecnológicas - Cetac/IPT) também são as diferenças de cota (desníveis) de no mínimo 5 cm entre o piso externo acabado (calçada) e a base dos quadros estruturais da fachada, além da diferença de cota mínima de 2 cm entre a base dos quadros estruturais e o piso acabado das áreas molhadas (banheiros e áreas de serviço);

Recomenda-se também o desnível mínimo de 4 cm entre a base dos quadros estruturais e o piso acabado do boxe, posicionando o perfil do quadro estrutural da parede no nível mais elevado, explica a pesquisadora.

 

Que materiais usar na Impermeabilização em Obras de Steel Framing? 

Os mais recomendados são:

Mantas pré-fabricadas - Asfálticas, de PVC (policloreto de vinila), de butil ou EPDM (etileno propileno dieno) e de EVA (acetato de vinil etileno); 

Materias para aplicação em pinturas - Poliuretano, asfalto com poliuretano, acrílicos, silicones e asfaltos elastoméricos; 

Selantes - Selantes de poliuretano e acrílicos.

Curtiu as dicas? Quer saber mais? Outubro está chegando e o com ele, o curso de Extensão do IDD em Sistemas de Impermeabilização. Confira como a especialização pode te ajudar a alavancar a sua carreira!

 

Nota mental: Nunca esquecer!

O projeto de impermeabilização deve ser realizado na etapa de desenvolvimento dos detalhes construtivos; 

A impermeabilização precisa ser compatível com os outros processos de execução; 

Um cronograma executivo deve orientar sobre as áreas da impermeabilização a serem tratadas;

É preciso verificar os materiais que chegam ao canteiro, conferindo se são os mesmos estipulados em projeto; 

Os materiais devem ser armazenados conforme instruções dos fabricantes; 

É preciso garantir o cumprimento das especificações de projeto quanto à forma de preparo do substrato, os quantitativos em kg/m² para a formação das membranas moldadas no local e a definição das espessuras e demais requisitos das mantas pré-fabricadas

Venha planejar o seu futuro também com o curso de Pós em Estruturas Metálicas e ênfase no sistema Steel Frame. Cursos de Pós-graduação do Instituto IDD abertos!

 

Achou relevante essa informaçãoCompartilhe com seus amigos e deixe a sua opinião nos comentários!

Nos acompanhe também pelas redesFacebookLinkedinInstagram e Twitter.

 

Fonte: Material retirado do nexo3 e reproduzido pelo forumdaconstrucao e pelo IDD News.

Imagem: masterwall

EXPANDA SEU CONHECIMENTO
RECOMENDADO PARA VOCÊ
  • 05 de abril de 2017
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Como explicar Retração do Concreto para sua mãe!

    Sua visão sobre retração plástica nunca mais será a mesma depois dessa explicação.Para quem trabalha na área de patologia, ou ainda quer atuar, (...)

  • 10 de março de 2017
    Eventos e Oportunidades
    Por: Instituto IDD

    Cinco ótimos motivos para fazer uma pós-graduação (especialização) em 2017!

    Coordenador de cinco cursos do IDD em parceria com a Lean Management Lab (LM Lab), Evandro Minato publicou seu novo artigo sobre “o porquê fazer umas pós-graduação hoj(...)

  • 01 de março de 2017
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Como fazer o retrofit de um estádio inteiro? Com Ênio Pazini

    A experiência do professor na reforma pré-Copa do Mundo do Estádio do Maracanã, você confere aqui.Que o Maracanã apresentava uma série de preocupant(...)

  • 20 de fevereiro de 2017
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    A energia renovável como o futuro do Brasil?

    Quais são as possibilidades das novas fontes de energia pelo país? Fontes de energia renovável vêm tomando conta do Brasil nos últimos anos, formadas atrav&eacut(...)

  • 02 de fevereiro de 2017
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Entenda de uma vez por todas como usar inibidores de corrosão!

    Veja como usar inibidores de corrosão para garantir a proteção de estruturas metálicas. O famoso problema da corrosão em concreto armado é um pesadelo qu(...)

  • 03 de janeiro de 2017
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Como fazer uma ponte... flutuante?

    Isso mesmo, conheça o projeto do píer flutuante e aprenda como fazer uma obra inspirada nessa verdadeira “obra de arte”!Essa ponte amarela da foto é na verdade, um p&i(...)

  • 29 de dezembro de 2016
    Eventos e Oportunidades
    Por: Instituto IDD

    Como definir novas metas para a sua carreira em 2017!

    Planejar o sucesso para o próximo ano pode ser mais fácil do que você imagina!Com um novo ano chegando, o que mais se deseja é começar a planejar as atividades para u(...)

  • 31 de outubro de 2016
    Eventos e Oportunidades
    Por: Instituto IDD

    Manual: Como fazer avaliação de imóveis

    Tire suas principais dúvidas e entenda de uma vez como atuar na área de avaliação da Engenharia! Análise de documentação, técnica de vistor(...)

  • 26 de outubro de 2016
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    5 passos para entender, como funciona um túnel de vento?

    Conheça melhor o equipamento que simula deslocamentos de ar e apresenta os efeitos do vento sobre estruturas. Um túnel de vento é um equipamento que simula deslocamentos de a(...)

  • 20 de outubro de 2016
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Como obter a melhor solução de projeto? Que tal pelo "Set-Based Design"?

    Confira o segundo conteúdo do Professor do IDD, o Engenheiro Marcus Sterzi, para o IDD News, e desvende tudo sobre a abordagem do Set-Based Design na gestão de obras. Ao longo dos p(...)

Deixe seu comentário
  1. Seja o primeiro a comentar.
IDD NEWS
19 de abril de 2017
Eventos e Oportunidades
Por: Instituto IDD

5 motivos para nunca parar de estudar sobre construção

Um estudo constante é o que vai te diferenciar frente a todo o mercado da construção. Saiba o por quê. Primeiro: é de conhecimento geral que a quantidade de normas técnicas brasileiras (NBR) da(...)

13 de abril de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Tudo sobre industrialização e pré-fabricação na construção civil - Parte III (Final)

Vem saber tudo sobre o assunto com a terceira parte do conteúdo do Professor e Engenheiro Marcus Sterzi, para o IDD News.Ao longo dos próximos meses estarei apresentando assuntos relacio(...)

12 de abril de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Sistema de protensão: Todos os fatos que você precisa saber

Conheça os princípios básicos do sistema de protensão e domine o campo das estruturas protendidas! “Esforços compressivos induzidos pelas cordoalhas de a&(...)

06 de abril de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Por que amamos as vantagens do concreto permeável (e você também deveria)

Ganhando uma abrangência maior, o material também ganhou novas possibilidades de atuação. O concreto permeável já não é um produto novo do m(...)

05 de abril de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Como explicar Retração do Concreto para sua mãe!

Sua visão sobre retração plástica nunca mais será a mesma depois dessa explicação.Para quem trabalha na área de patologia, ou ainda quer atuar, (...)

30 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

5 motivos para planejar obras com o BIM

Se você ainda tem algum pré-conceito contra a nova tecnologia, é melhor dar uma olhada nisso.Um planejamento de obra tem como seu principal elemento o orçamento ligado ao pr(...)