Entre em contato conosco

Como fazer? Protensão de pontes e viadutos

  • Como fazer? Protensão de pontes e viadutos

Como fazer? Protensão de pontes e viadutos

04 outubro, 2016
Por : Instituto IDD
Comentários : 2

Seis dicas para quem quer acertar em cheio na protensão de pontes e viadutos!

 

Fazendo um pequeno retrospecto a quê se refere a protensão, lembramos que ela é uma técnica que trabalha para conferir ao concreto maior resistência à tração. Usada em estruturas que estão sujeitas a grandes esforços de flexão, essa técnica introduz um estado prévio de tensões à estrutura, melhorando o seu comportamento sob a ação de elementos que poderão afetá-la. 

 

Mas como aplicar essa solução no reforço de pontes e viadutos?

O sistema mais buscado é o chamado dywidag. A protensão aqui é feita por meio de um tirante em forma de barra, uma peça estrutural com função de resistir a esforços, forças ou tensões. Fabricadas em aço, as barras dywidag fazem a protensão nos tabuleiros de pontes e viadutos por meio de um conjunto macaco-bomba hidráulico. As barras são ancoradas com placas e porcas de ancoragem, que distribuem a carga aplicada sobre a estrutura. O seu dimensionamento é feito de acordo com os cálculos de esforços e tensões aos quais a estrutura poderá estar sujeita, o que define a localização, o comprimento e a quantidade de barras a serem instaladas na obra.

O sistema dywidag é capaz de fazer a desprotensão e a reprotensão a qualquer momento e pode ser utilizado tanto na construção de novas obras quanto no reforço e recuperação de estruturas já existentes.

Quer saber alguns segredos que podem ser a chave para um trabalho impecável? Continue a leitura!

 

Dica número 1, sobre barras nervuradas

Os tirantes são peças estruturais compostas por um ou mais elementos como fios ou cordoalhas de aço. No sistema dywidag, são barras de aço nervuradas. É importante que já no projeto, as medidas dessas barras sejam especificadas, para evitar perda de material e também reduzir a necessidade de luvas de emenda. Os tirantes podem chegar a barras inteiras de até 12 m de comprimento. 

Observação: Quando aplicadas em ambientes agressivos, as barras precisam receber uma proteção anticorrosiva como uma pintura epóxica por exemplo.

Dica número 2, sobre porcas de ancoragem

As ancoragens do sistema dywidag podem ser feitas com dois tipos de porcas hexagonais: as de base reta e as de base cônica. Essas últimas acomodam ângulos de inclinação do tirante de até 5º.

Dica número 3, sobre placas de ancoragem 

As placas de ancoragem distribuem as tensões da barra dywidag sobre a estrutura ancorada. Elas têm de ser fornecidas com furo reto ou furo cônico, para se adequar ao tipo de porca utilizada.

Dica número 4, sobre anéis de compensação de ângulo

Para tirantes inclinados em que as porcas e placas cônicas não são suficientes para compensar o ângulo de ancoragem - maior que 5º - é indicado o uso de anéis de compensação. Eles são utilizados em ângulos a cada 5º, e até o limite máximo de 45º. Os ângulos intermediários são compensados com os ajustes da porca.

Dica número 5, sobre luvas de emenda

O sistema dywidag não utiliza o sistema de soldagem da barra. Quando necessário, as barras de aço podem ser cortadas e emendadas em qualquer ponto com luvas de emenda especiais.

Dica número 6, sobre tracionamento

Depois da montagem do sistema dywidag, a protensão é aplicada através de um conjunto macaco-bomba hidráulico. O macaco é encaixado na cabeça do tirante (conjunto da placa com a porca), apoiado sobre a placa de ancoragem. A tração da barra de aço acontece por meio da aplicação de cargas sucessivas, e o processo de tracionamento é feito por etapas até que atinja a carga desejada. As bombas hidráulicas usadas podem ser de operação manual ou elétrica.

 

Quer saber mais sobre a construção com estruturas protendidas? O IDD tem a opção certa para você! Confira tudo sobre o curso de pós-graduação do Instituto IDD em Estruturas Protendidas e venha alavancar o futuro da engenharia civil e da arquitetura com a gente!

Achou relevante essa informaçãoCompartilhe com seus amigos e deixe a sua opinião nos comentários!

Nos acompanhe também pelas redesFacebookLinkedinInstagram e Twitter.

 

Fontes: Texto reproduzido de "Protendidos Dywidag" (Grupo DSI - Dywidag-Systems International) | infraestruturaurbana

Imagem: dicasdelisboa

EXPANDA SEU CONHECIMENTO
RECOMENDADO PARA VOCÊ
  • 05 de abril de 2017
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Como explicar Retração do Concreto para sua mãe!

    Sua visão sobre retração plástica nunca mais será a mesma depois dessa explicação.Para quem trabalha na área de patologia, ou ainda quer atuar, (...)

  • 01 de março de 2017
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Como fazer o retrofit de um estádio inteiro? Com Ênio Pazini

    A experiência do professor na reforma pré-Copa do Mundo do Estádio do Maracanã, você confere aqui.Que o Maracanã apresentava uma série de preocupant(...)

  • 20 de fevereiro de 2017
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    A energia renovável como o futuro do Brasil?

    Quais são as possibilidades das novas fontes de energia pelo país? Fontes de energia renovável vêm tomando conta do Brasil nos últimos anos, formadas atrav&eacut(...)

  • 02 de fevereiro de 2017
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Entenda de uma vez por todas como usar inibidores de corrosão!

    Veja como usar inibidores de corrosão para garantir a proteção de estruturas metálicas. O famoso problema da corrosão em concreto armado é um pesadelo qu(...)

  • 09 de janeiro de 2017
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Projetos de pontes que desafiam qualquer padrão!

    Novas pontes que desafiam o padrão de projetos, você vê aqui no IDD News! Junto a edifícios ambiciosos, os profissionais da construção vêm construind(...)

  • 03 de janeiro de 2017
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Como fazer uma ponte... flutuante?

    Isso mesmo, conheça o projeto do píer flutuante e aprenda como fazer uma obra inspirada nessa verdadeira “obra de arte”!Essa ponte amarela da foto é na verdade, um p&i(...)

  • 29 de dezembro de 2016
    Eventos e Oportunidades
    Por: Instituto IDD

    Como definir novas metas para a sua carreira em 2017!

    Planejar o sucesso para o próximo ano pode ser mais fácil do que você imagina!Com um novo ano chegando, o que mais se deseja é começar a planejar as atividades para u(...)

  • 31 de outubro de 2016
    Eventos e Oportunidades
    Por: Instituto IDD

    Manual: Como fazer avaliação de imóveis

    Tire suas principais dúvidas e entenda de uma vez como atuar na área de avaliação da Engenharia! Análise de documentação, técnica de vistor(...)

  • 27 de outubro de 2016
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    As maiores pontes verdes do mundo!

    Confira as maiores pontes verdes construídas que permitem que animais transitem em segurança por estradas e ferrovias.  Um dos novos cursos do IDD é a pós-gradua&(...)

  • 26 de outubro de 2016
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    5 passos para entender, como funciona um túnel de vento?

    Conheça melhor o equipamento que simula deslocamentos de ar e apresenta os efeitos do vento sobre estruturas. Um túnel de vento é um equipamento que simula deslocamentos de a(...)

Deixe seu comentário
  1. MARCOS ANTONIO LUCINDO 05 de outubro, 2016 - 22h24

    Interessante gostaria de manter informado pois estou terminado graduação em engenharia civil.

    Deixe sua resposta
    • Instituto IDD 06 de outubro, 2016 - 14h03

      Sim Marcos! Continue acompanhando a gente, já estamos com inscrições abertas para os cursos de Pós do primeiro semestre de 2017. Você já pode começar a se planejar. Estaremos a sua disposição para te ajudar a escolher a sua especialização. Abraço!

      Deixe sua resposta
IDD NEWS
19 de abril de 2017
Eventos e Oportunidades
Por: Instituto IDD

5 motivos para nunca parar de estudar sobre construção

Um estudo constante é o que vai te diferenciar frente a todo o mercado da construção. Saiba o por quê. Primeiro: é de conhecimento geral que a quantidade de normas técnicas brasileiras (NBR) da(...)

13 de abril de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Tudo sobre industrialização e pré-fabricação na construção civil - Parte III (Final)

Vem saber tudo sobre o assunto com a terceira parte do conteúdo do Professor e Engenheiro Marcus Sterzi, para o IDD News.Ao longo dos próximos meses estarei apresentando assuntos relacio(...)

12 de abril de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Sistema de protensão: Todos os fatos que você precisa saber

Conheça os princípios básicos do sistema de protensão e domine o campo das estruturas protendidas! “Esforços compressivos induzidos pelas cordoalhas de a&(...)

06 de abril de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Por que amamos as vantagens do concreto permeável (e você também deveria)

Ganhando uma abrangência maior, o material também ganhou novas possibilidades de atuação. O concreto permeável já não é um produto novo do m(...)

05 de abril de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Como explicar Retração do Concreto para sua mãe!

Sua visão sobre retração plástica nunca mais será a mesma depois dessa explicação.Para quem trabalha na área de patologia, ou ainda quer atuar, (...)

30 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

5 motivos para planejar obras com o BIM

Se você ainda tem algum pré-conceito contra a nova tecnologia, é melhor dar uma olhada nisso.Um planejamento de obra tem como seu principal elemento o orçamento ligado ao pr(...)