Entre em contato conosco

Como fazer uma construção sustentável?

  • Como fazer uma construção sustentável?

Como fazer uma construção sustentável?

26 agosto, 2016
Por : Instituto IDD
Comentários : 0

O plástico reciclado e o concreto protendido podem ser ótimas alternativas para quem tem como meta, construções mais sustentáveis.


O estande do IDD na Concrete Show South America 2016 trouxe durante esta semana, discussões sobre sustentabilidade, inovação e tecnologia. Dando continuidade à reflexão sobre esses temas, o IDD News trouxe mais uma opinião para definitivamente, te fazer "sair da caixa"!

As maiores preocupações dentro das construções civis hoje se voltam para o desperdício, a despesa e a poluição. E buscando soluções eficientes para esses problemas, os profissionais encontram no reaproveitamento de matérias-primas, grandes alternativas. Hoje, o plástico reciclado e o concreto protendido se apresentam como métodos construtivos vantajosos não apenas para a economia, mas para a arquitetura sustentável.

Para saber um pouco mais sobre o uso desses dois materiais, o site TEM Sustentável entrevistou o Dr. Joaquim Caracas, CEO e fundador da empresa Impacto Protensão, que é especializada no desenvolvimento de sistemas construtivos para lajes prediais utilizando técnicas inovadoras. Visualizando a experiência do profissional no trabalho com o plástico reciclado e o concreto protendido, você acompanha mais dessa conversa também aqui no IDD News.


Construção em tijolos de plástico reciclado. Imagem Courtesy of Conceptos Plásticos.

TEM Sustentável - Em geral, quais as vantagens de um sistema construtivo com plástico reciclado para empresas, profissionais e o meio ambiente?

Dr. Joaquim Caracas - Sem dúvida a vantagem está na possibilidade da modularização dos produtos utilizados e no fato de podermos reutilizar os materiais, agregando-os novamente à cadeia produtiva e reduzindo consideravelmente a quantidade de resíduos gerados. A possibilidade de reciclar a maior parte dos materiais é certamente a característica que faz dos sistemas construtivos com plástico opções sustentáveis.

TEM Sustentável - Na prática, como o plástico reciclado pode ser usado na construção civil?

Dr. Joaquim Caracas - Seu uso se dá em diversas funções. Na Impacto, por exemplo, ele é empregado na capa dos cabos de protensão, nas caixas utilizadas nas lajes nervuradas, no Plasterit das lajes maciças e na execução de protótipos por meio da impressão 3D. Na empresa, passamos a desenvolver técnicas que otimizam a execução de estruturas de concreto, atingindo, assim, uma melhor utilização de recursos e mão de obra e técnicas mais eficientes, que também passaram a ser o foco do nosso negócio. Atualmente, acumulamos 17 patentes de produtos que envolvem materiais sustentáveis a ponto de substituir 85% da madeira utilizada nas obras por plástico reciclado, além de garantir uma redução de custos de até 32% nas despesas com essas obras e o uso de até 45% menos mão de obra.

TEM Sustentável - Para módulos habitacionais, quais os benefícios do plástico reciclado?

Dr. Joaquim Caracas - O módulo habitacional feito com plástico reciclado é uma alternativa que garante rápida montagem, além de ser flexível, reutilizável, durável e com diferentes níveis de acabamento. Por esta razão, pode ser usado em canteiros de obras, escritórios, estandes de vendas, banheiros, alojamentos, refeitórios e quaisquer construções temporárias ou provisórias. Módulos habitacionais em plástico reciclado ainda se comportam melhor do que uma estrutura convencional de madeira, alvenaria e container metálico. Suas telhas são produzidas com o uso de telhas ecológicas ou convencionais. Já a ventilação é garantida por janelas de posicionamento flexível.


TEM Sustentável - Sobre a técnica de protensão não-aderente em estruturas, quais são suas características e como a Impacto trabalha com elas?

Dr. Joaquim Caracas - Ela nada mais é do que a inserção de cabos de aço com uma capa plástica (conhecidos por cordoalhas). Esses cabos são tracionados no interior da peça de concreto e, após a concretagem, aplicam na estrutura uma tensão prévia. A Impacto foi criada justamente com a missão de aplicar e difundir no Brasil a técnica de protensão não-aderente em estruturas, permitindo economia de concreto na construção civil e, consequentemente, tornando-a um método construtivo mais sustentável.

TEM Sustentável - Em relação a custos, ele também é mais vantajoso do que as marcas de concreto tradicionais já estabelecidas no mercado?

Dr. Joaquim Caracas - Sim, uma vez que a protensão substitui parte do aço aplicado em uma estrutura convencional. Com menos dinheiro você compra mais resistência para a sua estrutura! Por isso, financeiramente o uso da protensão é, sem dúvida, extremamente vantajoso. No dia a dia é possível sentir o quanto empresas e indústrias voltadas ao setor de construção civil podem se beneficiar com o concreto protendido através do aumento da produtividade de suas obras, da economia de dinheiro e recursos e do vencimento de vãos sem o emprego de pilares.

TEM Sustentável - Comparado aos concretos tradicionais, o concreto protendido garante a segurança e a qualidade das edificações?

Dr. Joaquim Caracas - Com toda certeza! A protensão é amplamente difundida no mundo, principalmente nos EUA, e vem sendo utilizada com muita garantia em larga escala no Brasil. Tudo é certificado e calculado da melhor maneira possível, garantindo, em primeiro lugar, a segurança e a estabilidade das estruturas. Diversas normas regulam e certificam a utilização da protensão no Brasil. Aliás, elas devem ser seguidas para um projeto e execução que façam uso desta tecnologia. São elas: NBR 14.931; NBR 6118; NBR 15.200.

Quais outros materiais para comporem o projeto de uma construção sustentável você indicaria? Conte pra gente nos comentários!

Quer saber mais sobre como funciona o trabalho com a estrutura protendida? Você vai gostar desse conteúdo aqui.

O IDD também está sempre em busca de métodos para levar conhecimento especializado às áreas da Engenharia Civil e Arquitetura por meio de seus profissionais. Buscando apresentar soluções diante das necessidades, o Instituto oferece os cursos de Pós-graduação em Estruturas Protendidas e Consultoria de Sustentabilidade na Construção Civil - Ênfase em Certificações. Conheça mais e agarre a sua especialização já!


Achou relevante essa informação? Compartilhe com seus amigos e deixe a sua opinião nos comentários!

Nos acompanhe também pelas redes, Facebook, Linkedin e Instagram. 


Fonte: Entrevista realizada com o profissional Dr. Joaquim Caracas pelo site TEM Sustentável | temsustentavel

Imagens: arquiteturadovale | rudloff | arquidicas

EXPANDA SEU CONHECIMENTO
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Deixe seu comentário
  1. Seja o primeiro a comentar.
IDD NEWS
19 de abril de 2017
Eventos e Oportunidades
Por: Instituto IDD

5 motivos para nunca parar de estudar sobre construção

Um estudo constante é o que vai te diferenciar frente a todo o mercado da construção. Saiba o por quê. Primeiro: é de conhecimento geral que a quantidade de normas técnicas brasileiras (NBR) da(...)

13 de abril de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Tudo sobre industrialização e pré-fabricação na construção civil - Parte III (Final)

Vem saber tudo sobre o assunto com a terceira parte do conteúdo do Professor e Engenheiro Marcus Sterzi, para o IDD News.Ao longo dos próximos meses estarei apresentando assuntos relacio(...)

12 de abril de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Sistema de protensão: Todos os fatos que você precisa saber

Conheça os princípios básicos do sistema de protensão e domine o campo das estruturas protendidas! “Esforços compressivos induzidos pelas cordoalhas de a&(...)

06 de abril de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Por que amamos as vantagens do concreto permeável (e você também deveria)

Ganhando uma abrangência maior, o material também ganhou novas possibilidades de atuação. O concreto permeável já não é um produto novo do m(...)

05 de abril de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Como explicar Retração do Concreto para sua mãe!

Sua visão sobre retração plástica nunca mais será a mesma depois dessa explicação.Para quem trabalha na área de patologia, ou ainda quer atuar, (...)

30 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

5 motivos para planejar obras com o BIM

Se você ainda tem algum pré-conceito contra a nova tecnologia, é melhor dar uma olhada nisso.Um planejamento de obra tem como seu principal elemento o orçamento ligado ao pr(...)