Entre em contato conosco

Crise aponta novos horizontes para engenheiros

  • Crise aponta novos horizontes para engenheiros

Crise aponta novos horizontes para engenheiros

18 fevereiro, 2016
Por : Instituto IDD
Comentários : 0
Apesar de estar sempre entre os profissionais mais procurados do mercado, os engenheiros civis e arquitetos não estão imunes à temida crise que atinge o país. No cenário atual, muitos profissionais de diferentes áreas e níveis de atuação voltaram ao mercado de trabalho em busca de novas oportunidades e acabaram encontrando espaço para uma verdadeira renovação profissional.
 
De acordo com o Blog da Engenharia, duas áreas estão em alta em oportunidades para engenheiros que buscam se desenvolver profissionalmente. Confira:
 
Finanças
 
Não é preciso ir muito longe para encontrar empresas do setor financeiro com cargos de gerência e diretoria ocupados por engenheiros civis. Algumas empresas, inclusive, colocam a formação em engenharia como pré-requisito para contratação de novos profissionais. Muitos afirmam, ainda, terem optado pelo curso devido ao acesso às diversas áreas do mercado que são oferecidas para este profissional.
 
Iniciar uma nova carreira no mundo das finanças pode parecer complicado. Para evitar uma possível frustração, o ideal é aperfeiçoar a identidade profissional e adquirir novos conhecimentos, já focados nessa área. O MBA em Gestão e Engenharia de Custos, oferecido pelo IDD em parceria com o IBEC (Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos), é a melhor maneira de entrar com tudo no mercado financeiro e descobrir novas (e atrativas) possibilidades profissionais.
 
Gestão de negócios
 
Empresas dos mais variados setores estão em busca de engenheiros para preencherem cargos de liderança corporativa. A facilidade deste profissional para lidar com cálculos e planilhas faz crescer o olho do mercado para este perfil específico. Por isso, não é surpresa que os CEO?s de grandes empresas são engenheiros, como João Castro Neves, atual presidente da AMBEV e eleito diversas vezes ?Executivo do Ano?; Romero Rodrigues, fundador e CEO do Buscapé (que teve 91% da marca vendida para o grupo sul-africano Nasper em 2009 pela bagatela de US$ 342 milhões); e Fábio Coelho, diretor-geral do Google Brasil.
 
Seguindo essa tendência, muitos engenheiros civis optaram por investir em um negócio próprio e tornaram-se empreendedores. A natureza estratégica da profissão faz com que o planejamento e a gestão de um negócio de engenharia e/ou arquitetura aconteçam com muito mais fluidez e naturalidade. 
 
É claro que entrar no mercado para competir com grandes empresas também exige um alto nível de preparação profissional. Cursar o MBA em Gestão de Negócios de Engenharia e Arquitetura, também oferecido pelo IDD, é um enorme diferencial para posicionar uma nova marca do mercado.
 

Achou bacana essa informaçãoCompartilhe com seus amigos e deixe a sua opinião nos comentários!

Nos acompanhe também pelas redesFacebookLinkedinInstagram e Twitter.

EXPANDA SEU CONHECIMENTO
RECOMENDADO PARA VOCÊ
  • 13 de março de 2017
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Projeto Crescer: novos investimentos e empregos em 2017

    Conheça mais das oportunidades do Projeto do Programa de Parceria de Investimentos (PPI), que vem remodelar o modelo de concessões e mexer com a economia brasileira. No fim do ano p(...)

  • 11 de janeiro de 2017
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Quatro Lições de Ética para Engenheiros

    Como a ética molda o trabalho do profissional de engenharia? O site Buildin trouxe recentemente, um estudo sobre uma série de vídeos ASCE, patrocinados pela United Engineerin(...)

  • 22 de agosto de 2016
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    8 séries que Engenheiros definitivamente precisam ver!

    Engenheiros também assistem séries, e elas podem ser mais úteis do que você imagina!

  • 08 de agosto de 2016
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Como crescer investindo durante a crise

    Entenda qual é o tipo de investimento certo para você e para a sua empresa superarem as barreiras da crise e alçarem um voo ainda mais alto. Dificuldades na obtenç&atil(...)

  • 28 de julho de 2016
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    5 engenheiros/arquitetos super populares da história

    Todos nós sempre nos inspiramos em alguns profissionais que fizeram a diferença em nossa área. E você, já é fã de algum desses caras?Ao longo da hist&oa(...)

  • 01 de julho de 2016
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Tempos de crise: hora de apostar pesado na inovação

    A oportunidade para inovar no seu negócio é agora. Em tempos de declínio econômico as necessidades deixam de ser prioridades mas não desaparecem, apenas aguardam(...)

Deixe seu comentário
  1. Seja o primeiro a comentar.
IDD NEWS
19 de abril de 2017
Eventos e Oportunidades
Por: Instituto IDD

5 motivos para nunca parar de estudar sobre construção

Um estudo constante é o que vai te diferenciar frente a todo o mercado da construção. Saiba o por quê. Primeiro: é de conhecimento geral que a quantidade de normas técnicas brasileiras (NBR) da(...)

13 de abril de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Tudo sobre industrialização e pré-fabricação na construção civil - Parte III (Final)

Vem saber tudo sobre o assunto com a terceira parte do conteúdo do Professor e Engenheiro Marcus Sterzi, para o IDD News.Ao longo dos próximos meses estarei apresentando assuntos relacio(...)

12 de abril de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Sistema de protensão: Todos os fatos que você precisa saber

Conheça os princípios básicos do sistema de protensão e domine o campo das estruturas protendidas! “Esforços compressivos induzidos pelas cordoalhas de a&(...)

06 de abril de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Por que amamos as vantagens do concreto permeável (e você também deveria)

Ganhando uma abrangência maior, o material também ganhou novas possibilidades de atuação. O concreto permeável já não é um produto novo do m(...)

05 de abril de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Como explicar Retração do Concreto para sua mãe!

Sua visão sobre retração plástica nunca mais será a mesma depois dessa explicação.Para quem trabalha na área de patologia, ou ainda quer atuar, (...)

30 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

5 motivos para planejar obras com o BIM

Se você ainda tem algum pré-conceito contra a nova tecnologia, é melhor dar uma olhada nisso.Um planejamento de obra tem como seu principal elemento o orçamento ligado ao pr(...)