Entre em contato conosco

Desemprego na Engenharia: Há uma saída?

  • Desemprego na Engenharia: Há uma saída?

Desemprego na Engenharia: Há uma saída?

02 agosto, 2016
Por : Instituto IDD
Comentários : 0

A situação vivida pelo país não está fácil, mas isso não quer dizer que você não tenha opções.

 

Mercado em colapso, aumento de formados em engenharia, vagas de emprego escassas, falta de oportunidades, instabilidade política, recém-formados desempregados, profissionais experientes perdendo o emprego. É, infelizmente é essa a realidade que estamos vivendo.

Mas e agora, o que fazer? Às vezes é preciso mudar completamente a forma de como você faz engenharia e ficar atento para saber enxergar uma boa oportunidade na hora certa.

Se você acredita que é uma fase e basta apenas esperar até que as coisas melhorem, o portal “Engenharia É” traz uma boa e uma má notícia. A boa é que as coisas vão melhorar, se você fizer diferente daqui para frente. A má é que se continuar fazendo o que todos tem feito, elas vão piorar.

Para os recém-formados em engenharia, são incontáveis as horas enviando currículo e buscando novas oportunidades. A preocupação começa a se tornar constante, enquanto os dias passam. Para quem ainda está cursando a graduação, o contexto ao redor - os amigos recém-formados não encontrando empregos - também começa a assustar. O curso que oferecia oportunidades concretas agora tem se tornado uma dúvida.

E para os profissionais empregados, há a instabilidade no setor que aumenta a cada dia. Com isso os engenheiros têm buscado se preparar para a possibilidade de grandes mudanças, que podem acontecer com a perda do emprego.

Uma das saídas para essa crise já foi até comentada aqui no IDD News, mas vale ressaltar: O Engenheiro Empreendedor. Não existe uma fórmula para a capacidade de criar novos negócios, mas sim grandes oportunidades que podem te ajudar a driblar as dificuldades do mercado. Você confere elas aqui:

Dica para o recém-formado: Parabéns, você concluiu uma faculdade que não foi para qualquer um. Agora, com diploma na mão, a ideia é buscar alternativas para se capitalizar. Com isso projetos ‘freelance’ podem te ajudar. Utilize o período mais “parado” para buscar se capitalizar e mexer a criatividade, gaste um tempo desenvolvendo uma nova ideia de negócio.

Dica para quem ainda está cursando engenharia: Você tem a faca e o queijo na mão para começar agora. Não espere terminar a faculdade para iniciar algo novo. Essa é a chance de estar na frente da maioria e a hora de ainda ter apoio de profissionais mais experientes: seus professores. Busque estudar e se aprofundar nas matérias que você mais gosta. Nessa hipótese, ganha-se a chance de estudar aquilo que seja comprovadamente útil para seu projeto, através de sua própria pesquisa, sem que seja necessário se preocupar com o currículo, a conta no Linkedin ou com o intuito de mostrar para alguém que você tem um determinado título. O que passa a valer é sua capacidade de inovar e produzir.

Dica para quem já trabalha na área: Uma alternativa aqui é começar a se preparar para empreender e descobrir no que você é bom. Aproveite seu tempo livre para pensar em novas ideias de negócio e em quais áreas você possui mais know-how – o seu conjunto de conhecimentos práticos. O mercado está mudando, e não é nada ruim fazer uma reserva para se manter caso o pior realmente aconteça. Mas principalmente, aproveite e invista em ferramentas que te ajudarão a se capacitar para estar pronto quando tudo mudar novamente.

Independente da estratégia, a verdadeira oportunidade aparece para quem busca a capacidade e o aprendizado para realizar mudanças e gerar oportunidades no que quer que faça.

É para contribuir com essa busca por aprendizado, capacitação, inovação e oportunidade que o IDD já atua na área do ensino há 10 anos. E é justamente para quem busca alternativas e novas ideias que o Instituto vem oferecendo o curso de Pós-Graduação em Tecnologia do Concreto, que inicia uma nova turma no dia 08 de agosto. Saiba mais como essa especialização pode ajudar na estratégia para o seu desenvolvimento e da sua área.

Achou relevante essa informaçãoCompartilhe com seus amigos e deixe a sua opinião nos comentários!

Nos acompanhe também pelas redesFacebookLinkedin e Instagram.

 

Fonte: engenhariae

Imagens: jornaloexecutivo | pmkb

EXPANDA SEU CONHECIMENTO
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Deixe seu comentário
  1. Seja o primeiro a comentar.
IDD NEWS
29 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

5 motivos para se usar o Pavimento Rígido, principalmente em corredores de ônibus!

Eles têm a ver com durabilidade, desempenho e manutenção, bons motivos para você entender por que o pavimento rígido de concreto é uma alternativa adequada para(...)

24 de março de 2017
Eventos e Oportunidades
Por: Instituto IDD

As melhores vantagens de se usar o novo aplicativo Tendon

Seus problemas com cálculos de estruturas protendidas acabaram! Conheça o aplicativo Tendon! No dia 08 de março a Engenharia Civil recebeu outra grande criação (...)

22 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Manual básico: Aprenda a usar gabiões

Eles são uma das soluções mais antigas para contenção do solo e dão uma aula quando o assunto é eficiência. Pode ser uma técnica anti(...)

20 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Por que ter uma certificação Black Belt?

Entenda o que uma certificação desta pode fazer por você no mundo empresarial! Ao procurar por uma especialização ou pós-graduação, o dif&ia(...)

15 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

12 passos mágicos para planejar um projeto super eficiente!

Entenda o passo a passo de fazer um planejamento de qualidade para o crescimento da sua empresa. Você se planeja? A maioria dos profissionais sim, mas quando se fala em controlar o planejam(...)

13 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Projeto Crescer: novos investimentos e empregos em 2017

Conheça mais das oportunidades do Projeto do Programa de Parceria de Investimentos (PPI), que vem remodelar o modelo de concessões e mexer com a economia brasileira. No fim do ano p(...)