Entre em contato conosco

Dicas para se encontrar nos mundos da engenharia e da arquitetura!

  • Dicas para se encontrar nos mundos da engenharia e da arquitetura!

Dicas para se encontrar nos mundos da engenharia e da arquitetura!

07 outubro, 2016
Por : Instituto IDD
Comentários : 1

Está na hora de conhecer qual é o seu caminho dentro da área que escolheu. As oportunidades estão apenas esperando a sua escolha!

 

Mesmo depois de cinco anos estudando, não é fácil escolher qual o caminho a seguir pelas profissões que escolhemos, tanto dentro da engenharia civil como da arquitetura. Afinal, é estudando que percebemos que existem subáreas dentro das nossas áreas profissionais, e que elas são mais específicas do que imaginávamos.

Independente de aprendermos sobre todas, sempre temos aquela ou aquelas favoritas por quais queremos seguir. Você pode não ter percebido ainda, mas lá no fundo já escolheu a sua área. Para te ajudar a visualizar essa escolha, vamos apresentar dez das ramificações mais conhecidas dentro da engenharia civil e da arquitetura e no fim desta matéria, você nos conta qual é área em que você quer seguir pra vida!

1. 

ENGENHARIA CIVIL | Construção Civil

Aquela área que todo mundo sabe que existe e até pensa que é única da engenharia civil. Não é a única, mas é a mais tradicional. Aqui, o trabalho é focado principalmente nos materiais de construção e nos processos construtivos. O objetivo é cuidar da sua aplicação nas obras e buscar o desenvolvimento das mesmas para atender o mercado da melhor forma.

ARQUITETURA | Concurso público

Um dos pontos fortes da área são as oportunidades de concursos públicos, que trazem principalmente, estabilidade na profissão. Optando por esse caminho, o arquiteto pode atuar em projetos de obras públicas como urbanismo, restauração e conservação do patrimônio histórico.

2. 

ENGENHARIA CIVIL | Materiais de Construção

Aqui, o trabalho se concentra na otimização da construção, estudando as características dos materiais utilizados nas obras para tomar decisões inteligentes, além de buscar por novas tecnologias que possam fazer crescer a gestão e a eficiência dos projetos.

ARQUITETURA | Desenvolvimento de projetos

É definitivamente a atividade mais conhecida da área! Projetar casas e edifícios que sejam confortáveis, bonitos e funcionais, sem esquecer das questões de sustentabilidade e da relação custo X benefício. É pouco para você?

3. 

ENGENHARIA CIVIL | Cálculo estrutural

Esse é o engenheiro que geralmente trabalha no escritório junto ao engenheiro de construção civil. Ele fica com a função dos cálculos para atingir os requisitos de resistência dos materiais em estruturas - de concreto armado ou protendido, metálicas ou de madeira - sempre buscando a sua segurança. Especializações na área seguem linhas de pesquisa sobre o comportamento de materiais utilizados, sistemas estruturais, modelos constitutivos para o concreto, inovações e segurança das estruturas.

ARQUITETURA | Urbanismo

De uma forma geral, a área consiste no planejamento do espaço público, englobando não só o trabalho com os conjuntos habitacionais, mas também com os transportes e o saneamento básico. O campo exige um bom entendimento de legislação e política já que as oportunidades estão ligadas ao setor público. A tarefa aqui é cuidar do funcionamento de toda a cidade.

4. 

ENGENHARIA CIVIL | Geotecnia

O engenheiro geotécnico trabalha com a mecânica dos solos e a interferência de toda e qualquer obra de infra estrutura: escavações, fundações, movimentações de terras, barragens de terra, estabilidade de taludes, sistemas de informação geográfica, etc.

ARQUITETURA | Paisagismo

Aqui a criação dos projetos deve estar sempre em sintonia com a paisagem natural. O profissional paisagista trabalha aliando arquitetura à botânica e à ecologia, "projetando" a natureza como parte da obra. Quase como um bônus, o paisagista também pode atuar na recuperação de paisagens naturais devastadas pela construção desorganizada das grandes cidades por exemplo.

5. 

ENGENHARIA CIVIL | Saneamento

Esse tipo de engenheiro trabalha com o uso da água, dos projetos e das obras de saneamento básico e geral - água, esgoto, resíduos e drenagem. Fazem parte da exploração da sua função os sistemas de abastecimento de água, de esgotos sanitários, o gerenciamento do lixo urbano e os sistemas de tratamento das cidades, além do uso de água para a saúde pública, o controle e remediação ambiental, a gestão e o licenciamento ambiental.

ARQUITETURA | Patrimônio histórico

A função do arquiteto aqui é restaurar e manter edifícios e monumentos históricos. O trabalho sofisticado pede amor pela arte e interesse pela história, já que os restauradores devem preservar ao máximo as características originais dos monumentos.

6. 

ENGENHARIA CIVIL | Ambiental

O engenheiro especializado na área ambiental tem uma função social de contribuir para a redução dos efeitos das atividades de construção. A função é buscar por modelos de desenvolvimento econômico para a prevenção e a minimização dos impactos da atividade humana sobre o meio ambiente. Aqui, são necessários estudos de impactos ambientais, a implementação e o monitoramento de ações ambientais, em áreas urbanas e rurais.

ARQUITETURA | Arquitetura verde

O objetivo da área é contribuir para a causa da sustentabilidade. Projetar casas e edifícios com baixo impacto ao meio ambiente e foco na economia de recursos naturais como energia elétrica e água, é o que há!

7. 

ENGENHARIA CIVIL | Hidráulica

Ligado aos ramos de saneamento e ambiental, o engenheiro hidráulico é responsável por aplicar os princípios da mecânica dos fluidos no planejamento, no projeto e na construção de obras de aproveitamento hídrico. Seu trabalho abrange tanto os sistemas urbanos industriais e prediais, quanto a irrigação, o controle de enchentes e os aproveitamentos hidroenergéticos, obras portuárias, de barragens e de hidrovias.

ARQUITETURA | Comunicação visual

Unindo arquitetura, marketing e design, essa área é considerada a mais diferentona das atuações do arquiteto e urbanista. Aqui a função é pensar a identidade visual de uma empresa tanto no seu espaço físico quanto nas ações de comunicação. Aqui sim, o arquiteto pode dar seus pitacos nas campanhas dos publicitários! 

8. 

ENGENHARIA CIVIL | Estradas e transportes

O engenheiro de estradas e transportes tem algumas opções para se divertir, podendo trabalhar com a construção, manutenção e traçado de estradas, pavimentos de rodovias, planejamento de sistemas de transportes, gestão e operação de redes rodoferroviárias, portos, aeroportos, além da logística, na otimização da capacidade de tráfego com vista a reduzir congestionamentos, por exemplo.

ARQUITETURA | Design de interiores

No design de interiores, o trabalho se trata da projeção dos ambientes, selecionando não apenas o material utilizado na construção, mas também objetos como móveis, tapetes, quadros e outras infinidades de escolhas que tem como objetivo, tornar o espaço agradável e confortável. Decisões desse profissional podem até mesmo influenciar na produtividade dos funcionários em ambientes organizacionais, por exemplo.

9. 

ENGENHARIA CIVIL | Especialização em produção

O engenheiro civil com especialização em produção se volta para os procedimentos de fabricação industrial, aos seus métodos, sequências, produtos e serviços. O foco da área é a capacitação de projetos e sua execução, assim como o aumento da produtividade e da qualidade dos produtos e serviços gerados desses processos.

ARQUITETURA | Setor industrial

A especialidade dessa área consiste em projetar o espaço e a instalação de grandes indústrias. Sempre atento aos detalhes, o arquiteto deve dar atenção à produtividade, assim como às normas de funcionamento da indústria, às leis que regulamentam suas atividades industriais, às normas de segurança do trabalho e até à legislação ambiental.

10. 

ENGENHARIA CIVIL | Segurança do Trabalho

O engenheiro de segurança do trabalho tem a responsabilidade de zelar pela saúde e pela integridade física do trabalhador. Sua função primordial - que irá englobar outras tantas - é reduzir e eliminar o risco de acidentes no ambiente de trabalho por meio de planos de prevenção, treinamento e conscientização dos trabalhadores. É dele também a função de orientar a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) das companhias.

ARQUITETURA | Luminotécnica

Menos conhecida, mas também uma subárea dentro da arquitetura, é a luminotécnica, responsável pela iluminação dos ambientes. A visão profissional da iluminação de um espaço pode fazer toda a diferença, e é bem comum que os arquitetos especialistas no setor trabalhem na iluminação de grandes espetáculos, eventos e shows.

Deu pra definitivamente "se encontrar" na sua área? As opções são inúmeras, mas a sua escolha é sempre a certa! O Instituto IDD atua no setor de ensino justamente para oferecer o aprofundamento na área em que você deseja se especializar. E é só dar uma olhada em nossa página de cursos pra ver as opções de pós-graduação do IDD e concordar com a gente!

Agora que você já escolheu o caminho, continue firme por ele!

Achou relevante essa informaçãoCompartilhe com seus amigos e deixe a sua opinião nos comentários!

Nos acompanhe também pelas redesFacebookLinkedinInstagram e Twitter

 

Fontes: Guia do Estudante; DET (Dpto. de Engenharia de Transportes) UFC; DEHA (Depto. de Engenharia Hidráulica e Ambiental) UFC ; DEECC (Depto. de Engenharia Estrutural e Construção Civil) UFC | construcaocivilpet

blog.unipe

EXPANDA SEU CONHECIMENTO
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Deixe seu comentário
  1. Eduardo Carlos Rosenbaum 26 de outubro, 2016 - 07h53

    Já atuei ou atuo, efetivamente:
    Construção Civil; Materiais de Construção; Desenvolvimento de projetos; Urbanismo; Geotecnia; Paisagismo; Saneamento; Ambiental; Hidráulica; Setor industrial e Segurança do Trabalho, entre outros

    Deixe sua resposta
IDD NEWS
29 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

5 motivos para se usar o Pavimento Rígido, principalmente em corredores de ônibus!

Eles têm a ver com durabilidade, desempenho e manutenção, bons motivos para você entender por que o pavimento rígido de concreto é uma alternativa adequada para(...)

24 de março de 2017
Eventos e Oportunidades
Por: Instituto IDD

As melhores vantagens de se usar o novo aplicativo Tendon

Seus problemas com cálculos de estruturas protendidas acabaram! Conheça o aplicativo Tendon! No dia 08 de março a Engenharia Civil recebeu outra grande criação (...)

22 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Manual básico: Aprenda a usar gabiões

Eles são uma das soluções mais antigas para contenção do solo e dão uma aula quando o assunto é eficiência. Pode ser uma técnica anti(...)

20 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Por que ter uma certificação Black Belt?

Entenda o que uma certificação desta pode fazer por você no mundo empresarial! Ao procurar por uma especialização ou pós-graduação, o dif&ia(...)

15 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

12 passos mágicos para planejar um projeto super eficiente!

Entenda o passo a passo de fazer um planejamento de qualidade para o crescimento da sua empresa. Você se planeja? A maioria dos profissionais sim, mas quando se fala em controlar o planejam(...)

13 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Projeto Crescer: novos investimentos e empregos em 2017

Conheça mais das oportunidades do Projeto do Programa de Parceria de Investimentos (PPI), que vem remodelar o modelo de concessões e mexer com a economia brasileira. No fim do ano p(...)