Entre em contato conosco

Essa casa feita com papelão pode durar até 100 anos

  • Essa casa feita com papelão pode durar até 100 anos

Essa casa feita com papelão pode durar até 100 anos

03 junho, 2016
Por : Instituto IDD
Comentários : 0

Usar papelão para construir uma casa parece não ser uma ideia lá muito inteligente, não é verdade? A baixa resistência do material nos faz questionar se é mesmo possível construir um lar ou escritório habitáveis usando papelão. Os arquitetos da empresa holandesa Fiction Factory, no entanto, não parecem concordar e, por isso, criaram a Wikkelhouse

Feita de papelão corrugado, isso é, enrugado com ajuda de cola ecológica em várias camadas resistentes e isoladas, formadas em anéis modulares, a Wikkelhouse é versátil e permite a criação de ambientes de dar inveja.

Após a montagem da casa, o papelão é revestido com uma película impermeável chamada de Miotex, que mantém a durabilidade da estrutura. Depois disso, são instaladas as ripas de madeira no lado de fora e as paredes internas são revestidas de chapas de madeira compensadas, enquadrando a Wikkelhouse em um design minimalista. E todo esse processo dura apenas dois dias!

Com custo inicial estipulado em apenas 4.500 dólares (cerca de 18 mil reais), a casa é uma iniciativa sustentável barata, já que todo o material utilizado é reciclável e pode ser reaproveitado ou reutilizado, reduzindo drasticamente a quantidade de resíduos, se comparado a uma casa convencional. 

Agora, o próximo passo é desenvolver uma versão energeticamente autônoma da Wikkelhouse, e na ampliação do sistema de captação de água, antes de colocar o produto no mercado. Saiba mais sobre era no vídeo abaixo!

Nada melhor que uma ideia sustentável e inovadora para embalar a Semana Mundial do Meio Ambiente!

 

Achou relevante essa informaçãoCompartilhe com seus amigos e deixe a sua opinião nos comentários!

Nos acompanhe também pelas redesFacebookLinkedinInstagram e Twitter.

EXPANDA SEU CONHECIMENTO
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Deixe seu comentário
  1. Seja o primeiro a comentar.
IDD NEWS
19 de abril de 2017
Eventos e Oportunidades
Por: Instituto IDD

5 motivos para nunca parar de estudar sobre construção

Um estudo constante é o que vai te diferenciar frente a todo o mercado da construção. Saiba o por quê. Primeiro: é de conhecimento geral que a quantidade de normas técnicas brasileiras (NBR) da(...)

13 de abril de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Tudo sobre industrialização e pré-fabricação na construção civil - Parte III (Final)

Vem saber tudo sobre o assunto com a terceira parte do conteúdo do Professor e Engenheiro Marcus Sterzi, para o IDD News.Ao longo dos próximos meses estarei apresentando assuntos relacio(...)

12 de abril de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Sistema de protensão: Todos os fatos que você precisa saber

Conheça os princípios básicos do sistema de protensão e domine o campo das estruturas protendidas! “Esforços compressivos induzidos pelas cordoalhas de a&(...)

06 de abril de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Por que amamos as vantagens do concreto permeável (e você também deveria)

Ganhando uma abrangência maior, o material também ganhou novas possibilidades de atuação. O concreto permeável já não é um produto novo do m(...)

05 de abril de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Como explicar Retração do Concreto para sua mãe!

Sua visão sobre retração plástica nunca mais será a mesma depois dessa explicação.Para quem trabalha na área de patologia, ou ainda quer atuar, (...)

30 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

5 motivos para planejar obras com o BIM

Se você ainda tem algum pré-conceito contra a nova tecnologia, é melhor dar uma olhada nisso.Um planejamento de obra tem como seu principal elemento o orçamento ligado ao pr(...)