Entre em contato conosco

Estrutura de pedra surreal

  • Estrutura de pedra surreal

Estrutura de pedra surreal

30 junho, 2016
Por : Instituto IDD
Comentários : 1

Estrutura feita de calcário suporta o próprio peso sem uso de cola.

 

A Bienal de Arquitetura de Veneza 2016 acontece até o mês de novembro, e já vem apresentando novidades incríveis para o setor de arquitetura. Um dos projetos que veio para chamar muita atenção, já é considerado um marco para a engenharia em pedra: um estrutura com 399 lajes de calcário que não utiliza cola.

Chamado de Armadillo Vault, o projeto é uma parceria entre o Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (ETH Zurich), a empresa de engenharia Ochsendorf DeJong & Block e o escritório especialista em alvenaria Escobedo Group. Para construí-lo, adesivos, argamassas, colas ou fixadores foram dispensados e o dossel é suportado apenas pela compressão do material, com conexões perfeitamente secas.

Segundo um dos autores do projeto, Philippe Block, o topo da estrutura possui apenas cinco centímetros de espessura, como se fosse uma casca extremamente fina. “Se comparar com uma casca de ovo, é metade da espessura proporcionalmente”, explica.

 

Raciocínio

Para o projeto, os pesquisadores utilizaram o plug-in de design digital RhinoVAULT, da ETH Zurich. O objetivo foi mostrar que é possível construir edifícios de maneira eficiente e com materiais sustentáveis no lugar do aço. E para isso, é preciso saber detalhadamente como as forças de compressão afetam as estruturas arquitetônicas.

O calcário, usado para erguer o dossel, é considerado um dos materiais mais difíceis para aplicar estruturalmente. Utilizando-o, os autores conseguiram demonstrar que geometrias otimizadas permitem construções sim, mesmo que os recursos sejam limitados. É claro que antes de levar o projeto à Bienal, as equipes realizaram um teste da estrutura no Texas, e só depois do sucesso garantido, construíram o Armadillo em Veneza

 

Making-off

Para acelerar o processo de construção da estrutura, as peças de calcário não receberam acabamento da parte inferior, o que originou um dossel que lembra o casco de um tatu – ou armadillo – como foi batizado.

Ao final do evento, o dossel será transferido para outro local, já que tem a facilidade de ser transportado várias vezes sem que sua estrutura seja comprometida, como se fosse um “quebra-cabeça 3D intrincado”. É surreal ou não é?

Achou relevante essa informaçãoCompartilhe com seus amigos e deixe a sua opinião nos comentários!

Nos acompanhe também pelas redesFacebookLinkedinInstagram e Twitter.

 

Fonte: blogdaengenharia

Imagens: blogdaengenharia

EXPANDA SEU CONHECIMENTO
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Deixe seu comentário
  1. Luiz C. D. Garcia 02 de julho, 2016 - 12h46

    GAUDÍNIANO !!!

    Me LEMBRA O PARQUE GUELL

    AH .... BARCELONA !

    Deixe sua resposta
IDD NEWS
19 de abril de 2017
Eventos e Oportunidades
Por: Instituto IDD

5 motivos para nunca parar de estudar sobre construção

Um estudo constante é o que vai te diferenciar frente a todo o mercado da construção. Saiba o por quê. Primeiro: é de conhecimento geral que a quantidade de normas técnicas brasileiras (NBR) da(...)

13 de abril de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Tudo sobre industrialização e pré-fabricação na construção civil - Parte III (Final)

Vem saber tudo sobre o assunto com a terceira parte do conteúdo do Professor e Engenheiro Marcus Sterzi, para o IDD News.Ao longo dos próximos meses estarei apresentando assuntos relacio(...)

12 de abril de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Sistema de protensão: Todos os fatos que você precisa saber

Conheça os princípios básicos do sistema de protensão e domine o campo das estruturas protendidas! “Esforços compressivos induzidos pelas cordoalhas de a&(...)

06 de abril de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Por que amamos as vantagens do concreto permeável (e você também deveria)

Ganhando uma abrangência maior, o material também ganhou novas possibilidades de atuação. O concreto permeável já não é um produto novo do m(...)

05 de abril de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Como explicar Retração do Concreto para sua mãe!

Sua visão sobre retração plástica nunca mais será a mesma depois dessa explicação.Para quem trabalha na área de patologia, ou ainda quer atuar, (...)

30 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

5 motivos para planejar obras com o BIM

Se você ainda tem algum pré-conceito contra a nova tecnologia, é melhor dar uma olhada nisso.Um planejamento de obra tem como seu principal elemento o orçamento ligado ao pr(...)