Entre em contato conosco

Gerenciamento de obras urbanas: novo sistema de aproveitamento de águas residuais domésticas

  • Gerenciamento de obras urbanas: novo sistema de aproveitamento de águas residuais domésticas

Gerenciamento de obras urbanas: novo sistema de aproveitamento de águas residuais domésticas

30 setembro, 2016
Por : Instituto IDD
Comentários : 0

Conheça o inovador sistema criado na Alemanha, que une a busca por águas mais sustentáveis e a realidade das infraestruturas urbanas.

 

O Instituto Fraunhofer de Investigação em Sistemas e Inovação (ISI) de Karlsruhe, na Alemanha, é o criador de um inovador sistema urbano de reaproveitamento de esgotos e águas pluviais domésticas. O sistema deve muito de sua criação, à estratégia de renovação dos sistemas prediais e urbanos hoje.

Modular e flexível, o chamado "i.WET" integra tecnologias para otimizar o uso e a reutilização de águas prediais no contexto urbano, sendo criação do programa "TWIST ++", que trabalha com a questão de águas mais sustentáveis/infraestruturas urbanas.

Para a aplicação do sistema é necessário a implementação de um conjunto de medidas específicas em edifícios, sistemas de esgotos e estações de tratamento de águas, mas o principal aspeto do funcionamento da tecnologia é a separação de águas prediais com algum nível de contaminação (águas cinzentas e negras). Sistemas separativos instalados, isolam a água proveniente de chuveiros por exemplo, do resto das águas residuais originadas em casa de banho e máquinas de lavar.

A água que não é reutilizada ou reciclada é conduzida para as chamadas "passagens energéticas", faixas verdes distribuídas pelas ruas da cidade e ocupadas por plantas que se desenvolvem em ambientes muito úmidos. Estas, por sua vez, absorvem os nutrientes presentes nas águas residuais.

O curso de pós-graduação do IDD em Gerenciamento e Execução de Obras também proporciona uma grande base para gerenciar as melhores práticas dentro da construção civil. Alinhar inovação, tecnologia e planejamento é o foco do aprendizado voltado aos profissionais das áreas de engenharia civil e da arquitetura. E você, pronto para embarcar nessa com a gente? Vem saber mais!

Além do desenvolvimento de biomassa, o sistema i.WET irá permitir reduzir o risco de ocorrência de cheias urbanas. O projeto piloto de aplicação prática deve ser implementado nos próximos três anos, na cidade Lünen, na região de Vestefália, Noroeste da Alemanha.

O programa "TWIST ++" tem financiamento do Ministério Federal Alemão de Educação e Investigação (BMBF) e o apoio de parceiros privados e institucionais dos setores industrial, científico e administrativo.

Achou relevante essa informaçãoCompartilhe com seus amigos e deixe a sua opinião nos comentários!

Nos acompanhe também pelas redesFacebookLinkedinInstagram e Twitter.

 

Fonte: Fraunhofer ISI | engenhariacivil

Imagens: Imagem (adaptada): via Fraunhofer ISI | engenhariacivil

blogdaengenharia

EXPANDA SEU CONHECIMENTO
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Deixe seu comentário
  1. Seja o primeiro a comentar.
IDD NEWS
19 de abril de 2017
Eventos e Oportunidades
Por: Instituto IDD

5 motivos para nunca parar de estudar sobre construção

Um estudo constante é o que vai te diferenciar frente a todo o mercado da construção. Saiba o por quê. Primeiro: é de conhecimento geral que a quantidade de normas técnicas brasileiras (NBR) da(...)

13 de abril de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Tudo sobre industrialização e pré-fabricação na construção civil - Parte III (Final)

Vem saber tudo sobre o assunto com a terceira parte do conteúdo do Professor e Engenheiro Marcus Sterzi, para o IDD News.Ao longo dos próximos meses estarei apresentando assuntos relacio(...)

12 de abril de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Sistema de protensão: Todos os fatos que você precisa saber

Conheça os princípios básicos do sistema de protensão e domine o campo das estruturas protendidas! “Esforços compressivos induzidos pelas cordoalhas de a&(...)

06 de abril de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Por que amamos as vantagens do concreto permeável (e você também deveria)

Ganhando uma abrangência maior, o material também ganhou novas possibilidades de atuação. O concreto permeável já não é um produto novo do m(...)

05 de abril de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Como explicar Retração do Concreto para sua mãe!

Sua visão sobre retração plástica nunca mais será a mesma depois dessa explicação.Para quem trabalha na área de patologia, ou ainda quer atuar, (...)

30 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

5 motivos para planejar obras com o BIM

Se você ainda tem algum pré-conceito contra a nova tecnologia, é melhor dar uma olhada nisso.Um planejamento de obra tem como seu principal elemento o orçamento ligado ao pr(...)