Entre em contato conosco

Gerenciamento de obras urbanas: novo sistema de aproveitamento de águas residuais domésticas

  • Gerenciamento de obras urbanas: novo sistema de aproveitamento de águas residuais domésticas

Gerenciamento de obras urbanas: novo sistema de aproveitamento de águas residuais domésticas

30 setembro, 2016
Por : Instituto IDD
Comentários : 1

Conheça o inovador sistema criado na Alemanha, que une a busca por águas mais sustentáveis e a realidade das infraestruturas urbanas.

 

O Instituto Fraunhofer de Investigação em Sistemas e Inovação (ISI) de Karlsruhe, na Alemanha, é o criador de um inovador sistema urbano de reaproveitamento de esgotos e águas pluviais domésticas. O sistema deve muito de sua criação, à estratégia de renovação dos sistemas prediais e urbanos hoje.

Modular e flexível, o chamado "i.WET" integra tecnologias para otimizar o uso e a reutilização de águas prediais no contexto urbano, sendo criação do programa "TWIST ++", que trabalha com a questão de águas mais sustentáveis/infraestruturas urbanas.

Para a aplicação do sistema é necessário a implementação de um conjunto de medidas específicas em edifícios, sistemas de esgotos e estações de tratamento de águas, mas o principal aspeto do funcionamento da tecnologia é a separação de águas prediais com algum nível de contaminação (águas cinzentas e negras). Sistemas separativos instalados, isolam a água proveniente de chuveiros por exemplo, do resto das águas residuais originadas em casa de banho e máquinas de lavar.

A água que não é reutilizada ou reciclada é conduzida para as chamadas "passagens energéticas", faixas verdes distribuídas pelas ruas da cidade e ocupadas por plantas que se desenvolvem em ambientes muito úmidos. Estas, por sua vez, absorvem os nutrientes presentes nas águas residuais.

O curso de pós-graduação do IDD em Gerenciamento e Execução de Obras também proporciona uma grande base para gerenciar as melhores práticas dentro da construção civil. Alinhar inovação, tecnologia e planejamento é o foco do aprendizado voltado aos profissionais das áreas de engenharia civil e da arquitetura. E você, pronto para embarcar nessa com a gente? Vem saber mais!

Além do desenvolvimento de biomassa, o sistema i.WET irá permitir reduzir o risco de ocorrência de cheias urbanas. O projeto piloto de aplicação prática deve ser implementado nos próximos três anos, na cidade Lünen, na região de Vestefália, Noroeste da Alemanha.

O programa "TWIST ++" tem financiamento do Ministério Federal Alemão de Educação e Investigação (BMBF) e o apoio de parceiros privados e institucionais dos setores industrial, científico e administrativo.

Achou relevante essa informaçãoCompartilhe com seus amigos e deixe a sua opinião nos comentários!

Nos acompanhe também pelas redesFacebookLinkedinInstagram e Twitter.

 

Fonte: Fraunhofer ISI | engenhariacivil

Imagens: Imagem (adaptada): via Fraunhofer ISI | engenhariacivil

blogdaengenharia

EXPANDA SEU CONHECIMENTO
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Deixe seu comentário
  1. Danielle Atendente 09 de maio, 2017 - 17h28

    Conteudo de qualidade, obrigado por compartilhar! Parabéns a toda a equipe por
    disponibilizar este material.
    Danielle Atendente
    https://www.desentupidoracuritiba.srv.br

    Deixe sua resposta
IDD NEWS
22 de maio de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Como dominar o Radier em passos básicos

Com uma simples execução e de baixo custo, o sistema vem ganhando espaço na fundação de casas e pequenos edifícios.O conteúdo de hoje é do site (...)

18 de maio de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Vigas protendidas, mais um case de sucesso!

Conheça o caso em que vigas de concreto protendido possibilitaram vãos de até 20,5 m em edifício de SP.Em meados de 2014, foram finalizadas as obras do edifício come(...)

15 de maio de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Será que o PlasticRoad vai dominar o mundo um dia?

Utilizar plástico reciclado para a construção de estradas pode vir a ser uma ótima ideia sobre pavimentação.Buscando uma alternativa à construç&(...)

12 de maio de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Acessibilidade: uma vitória para o Estado do Paraná!

“Calçadas são bens públicos e portanto, devem ser construídas e conservadas pelos órgãos públicos”.Hoje a sexta-feira acordou com uma grand(...)

11 de maio de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Tudo o que você pode aprender sobre vida útil dos edifícios, em 9 perguntas

“Estamos falando de economia de recursos: quanto mais tempo o material durar, menor será a necessidade de substituição, e mais sustentável será a constru&ccedi(...)

08 de maio de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

A história não contada sobre o Concreto com Módulo de Elasticidade Definido

Veja tudo que nunca te contaram sobre o material que vence grandes vãos, faz estruturas esbeltas e agiliza a desfôrma.MaterialO concreto com módulo de elasticidade definido, ou con(...)