Entre em contato conosco

Gerenciamento de obras urbanas: novo sistema de aproveitamento de águas residuais domésticas

  • Gerenciamento de obras urbanas: novo sistema de aproveitamento de águas residuais domésticas

Gerenciamento de obras urbanas: novo sistema de aproveitamento de águas residuais domésticas

30 setembro, 2016
Por : Instituto IDD
Comentários : 0

Conheça o inovador sistema criado na Alemanha, que une a busca por águas mais sustentáveis e a realidade das infraestruturas urbanas.

 

O Instituto Fraunhofer de Investigação em Sistemas e Inovação (ISI) de Karlsruhe, na Alemanha, é o criador de um inovador sistema urbano de reaproveitamento de esgotos e águas pluviais domésticas. O sistema deve muito de sua criação, à estratégia de renovação dos sistemas prediais e urbanos hoje.

Modular e flexível, o chamado "i.WET" integra tecnologias para otimizar o uso e a reutilização de águas prediais no contexto urbano, sendo criação do programa "TWIST ++", que trabalha com a questão de águas mais sustentáveis/infraestruturas urbanas.

Para a aplicação do sistema é necessário a implementação de um conjunto de medidas específicas em edifícios, sistemas de esgotos e estações de tratamento de águas, mas o principal aspeto do funcionamento da tecnologia é a separação de águas prediais com algum nível de contaminação (águas cinzentas e negras). Sistemas separativos instalados, isolam a água proveniente de chuveiros por exemplo, do resto das águas residuais originadas em casa de banho e máquinas de lavar.

A água que não é reutilizada ou reciclada é conduzida para as chamadas "passagens energéticas", faixas verdes distribuídas pelas ruas da cidade e ocupadas por plantas que se desenvolvem em ambientes muito úmidos. Estas, por sua vez, absorvem os nutrientes presentes nas águas residuais.

O curso de pós-graduação do IDD em Gerenciamento e Execução de Obras também proporciona uma grande base para gerenciar as melhores práticas dentro da construção civil. Alinhar inovação, tecnologia e planejamento é o foco do aprendizado voltado aos profissionais das áreas de engenharia civil e da arquitetura. E você, pronto para embarcar nessa com a gente? Vem saber mais!

Além do desenvolvimento de biomassa, o sistema i.WET irá permitir reduzir o risco de ocorrência de cheias urbanas. O projeto piloto de aplicação prática deve ser implementado nos próximos três anos, na cidade Lünen, na região de Vestefália, Noroeste da Alemanha.

O programa "TWIST ++" tem financiamento do Ministério Federal Alemão de Educação e Investigação (BMBF) e o apoio de parceiros privados e institucionais dos setores industrial, científico e administrativo.

Achou relevante essa informaçãoCompartilhe com seus amigos e deixe a sua opinião nos comentários!

Nos acompanhe também pelas redesFacebookLinkedinInstagram e Twitter.

 

Fonte: Fraunhofer ISI | engenhariacivil

Imagens: Imagem (adaptada): via Fraunhofer ISI | engenhariacivil

blogdaengenharia

EXPANDA SEU CONHECIMENTO
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Deixe seu comentário
  1. Seja o primeiro a comentar.
IDD NEWS
22 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Manual básico: Aprenda a usar gabiões

Eles são uma das soluções mais antigas para contenção do solo e dão uma aula quando o assunto é eficiência. Pode ser uma técnica anti(...)

20 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Por que ter uma certificação Black Belt?

Entenda o que uma certificação desta pode fazer por você no mundo empresarial! Ao procurar por uma especialização ou pós-graduação, o dif&ia(...)

15 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

12 passos mágicos para planejar um projeto super eficiente!

Entenda o passo a passo de fazer um planejamento de qualidade para o crescimento da sua empresa. Você se planeja? A maioria dos profissionais sim, mas quando se fala em controlar o planejam(...)

13 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Projeto Crescer: novos investimentos e empregos em 2017

Conheça mais das oportunidades do Projeto do Programa de Parceria de Investimentos (PPI), que vem remodelar o modelo de concessões e mexer com a economia brasileira. No fim do ano p(...)

10 de março de 2017
Eventos e Oportunidades
Por: Instituto IDD

Cinco ótimos motivos para fazer uma pós-graduação (especialização) em 2017!

Coordenador de cinco cursos do IDD em parceria com a Lean Management Lab (LM Lab), Evandro Minato publicou seu novo artigo sobre “o porquê fazer umas pós-graduação hoj(...)

09 de março de 2017
Tecnologia e Inovação
Por: Instituto IDD

8 caraterísticas para alcançar a melhor qualidade do produto

Aprenda a impulsionar seus resultados com a qualidade dos seus produtos! Todo mundo sabe que a qualidade de um produto é um dos fatores mais importantes para o consumidor na hora de decidi(...)