Entre em contato conosco

Gestão como diferencial competitivo

  • Gestão como diferencial competitivo

Gestão como diferencial competitivo

11 agosto, 2016
Por : Instituto IDD
Comentários : 0

Pensar em pontos estratégicos pode ser a grande diferenciação da gestão dentro de uma construtora. A seguir você já confere uma dica para começar o seu planejamento.

 

Após um grande crescimento nos últimos anos, a construção civil se encontrou com uma porcentagem de -7% em 2015, contexto trazido pela crise econômica do país. Mas não é preciso se apavorar com a situação, é em meio a esse momento delicado que grandes ideias podem nascer.

Se pensarmos na história de sucesso dos grandes players do mercado, em geral, elas começam com o aproveitamento de uma oportunidade em meio a uma crise. No caso da construção civil, se diferenciar da competição é importante não só para manter as vendas, mas para aumentar a sua participação no mercado, se sobressaindo em relação aos concorrentes que estão sendo ?engolidos? pela crise. Buscar modelos eficientes de gestão do canteiro de obras, procurando reduzir custos sem impactar a qualidade, é um bom começo.

 

Mas o que fazer exatamente?

O segredo de muitas empresas de sucesso é que seus empresários tem duas características essenciais para momentos como o que estamos vivendo: ousadia e visão de negócios. Isso faz com eles aproveitam esse tempo e façam o caminho inverso ao desespero da concorrência. O investimento em pontos estratégicos amplia o diferencial competitivo da construtora, reduzindo custos de forma sustentável e mantendo a produtividade. O resultado aparece com o aumento na margem de lucro, que poderá ser reinvestido para a continuidade do ciclo de expansão.

 

Alta tecnologia como ponto estratégico para o diferencial competitivo

Pensando em ponto estratégico, o estabelecimento de controles automatizados resultam em um diferencial competitivo que pode ser o limiar entre o sucesso e o fracasso no setor. Por meio da implementação de ferramentas tecnológicas, por exemplo, algumas construtoras já conseguiram reduzir o desperdício de materiais na obra em até 50%. A seguir você confere alguns resultados dessa mobilidade no canteiro de obras:

Otimização

Liberação de profissionais para se dedicarem às atividades que agregam maior valor à organização, aumentando o ROI de sua folha de pagamento.

Redução de investimento

Os melhores sistemas para construção civil do mercado são oferecidos via SaaS, onde você paga uma mensalidade pelo número de licenças utilizadas, o que reduz gastos e otimiza o investimento. Todos os recursos de hardware e software são oferecidos pelo fornecedor, bastando municiar seus funcionários com tablets ou smartphones para acesso e gestão do canteiro de obras de forma inteligente.

Agilidade

Administrar ao mesmo tempo canteiros espalhados por diversas localidades, e acompanhar seus subordinados em tempo integral trará redução do índice de erros e retrabalhos, aumento da produtividade individual e coletiva, e fortalecimento dos mecanismos de controle de qualidade da obra.

Compartilhamento de dados

Gaps de comunicação permitem o acesso fácil aos mesmos laudos, pareceres, relatórios de inspeção e indicadores, que unificam as informações por parte de arquitetos, engenheiros e mestres de obras.

Maiores controles

O desperdício dentro de um canteiro de obras e a baixa produtividade dos colaboradores podem ser resolvidos com um controle de maior rigor por meio da gestão dos processos com os softwares. A apuração da produtividade também pode ser monitorada a distância e visualizada em tempo real, durante todo o andamento das etapas da obra.

Mais e melhores resultados

Sistemas para canteiro de obras também facilitam a implementação de treinamentos, reduzindo acidentes e melhorando as perspectivas de crescimento. Esse esforço resulta na redução dos índices de turnover (em média, 5,51% a.m. no país) e absenteísmo (3,36%, a.m., em média), além de assegurar maior qualidade nas atividades, impactando na qualidade final do produto.

E você, está bem preparado para gerir uma empresa? O curso em Gerenciamento e Execução de Obras do Instituto IDD inicia nesta sexta-feira e pode te ajudar muito a se especializar nessa área. Saiba mais e entre em contato, antes que comece!

Achou relevante essa informaçãoCompartilhe com seus amigos e deixe a sua opinião nos comentários!

Nos acompanhe também pelas redesFacebookLinkedin e Instagram.

 

Fonte: mobussconstrucao

Imagem: netprecision

EXPANDA SEU CONHECIMENTO
RECOMENDADO PARA VOCÊ
  • 01 de março de 2017
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Como fazer o retrofit de um estádio inteiro? Com Ênio Pazini

    A experiência do professor na reforma pré-Copa do Mundo do Estádio do Maracanã, você confere aqui.Que o Maracanã apresentava uma série de preocupant(...)

  • 20 de fevereiro de 2017
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    A energia renovável como o futuro do Brasil?

    Quais são as possibilidades das novas fontes de energia pelo país? Fontes de energia renovável vêm tomando conta do Brasil nos últimos anos, formadas atrav&eacut(...)

  • 02 de fevereiro de 2017
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Entenda de uma vez por todas como usar inibidores de corrosão!

    Veja como usar inibidores de corrosão para garantir a proteção de estruturas metálicas. O famoso problema da corrosão em concreto armado é um pesadelo qu(...)

  • 03 de janeiro de 2017
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Como fazer uma ponte... flutuante?

    Isso mesmo, conheça o projeto do píer flutuante e aprenda como fazer uma obra inspirada nessa verdadeira “obra de arte”!Essa ponte amarela da foto é na verdade, um p&i(...)

  • 29 de dezembro de 2016
    Eventos e Oportunidades
    Por: Instituto IDD

    Como definir novas metas para a sua carreira em 2017!

    Planejar o sucesso para o próximo ano pode ser mais fácil do que você imagina!Com um novo ano chegando, o que mais se deseja é começar a planejar as atividades para u(...)

  • 31 de outubro de 2016
    Eventos e Oportunidades
    Por: Instituto IDD

    Manual: Como fazer avaliação de imóveis

    Tire suas principais dúvidas e entenda de uma vez como atuar na área de avaliação da Engenharia! Análise de documentação, técnica de vistor(...)

  • 26 de outubro de 2016
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    5 passos para entender, como funciona um túnel de vento?

    Conheça melhor o equipamento que simula deslocamentos de ar e apresenta os efeitos do vento sobre estruturas. Um túnel de vento é um equipamento que simula deslocamentos de a(...)

  • 20 de outubro de 2016
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Como obter a melhor solução de projeto? Que tal pelo "Set-Based Design"?

    Confira o segundo conteúdo do Professor do IDD, o Engenheiro Marcus Sterzi, para o IDD News, e desvende tudo sobre a abordagem do Set-Based Design na gestão de obras. Ao longo dos p(...)

  • 10 de outubro de 2016
    Eventos e Oportunidades
    Por: Instituto IDD

    Como escolher uma especialização em engenharia e arquitetura?

    Hoje nós te damos dicas para você chegar ao fim dessa matéria sabendo exatamente o que quer! Terminar a graduação e pensar no que fazer em seguida nem sempre &ea(...)

  • 04 de outubro de 2016
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Como fazer? Protensão de pontes e viadutos

    Seis dicas para quem quer acertar em cheio na protensão de pontes e viadutos! Fazendo um pequeno retrospecto a quê se refere a protensão, lembramos que ela é uma t&eacu(...)

Deixe seu comentário
  1. Seja o primeiro a comentar.
IDD NEWS
29 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

5 motivos para se usar o Pavimento Rígido, principalmente em corredores de ônibus!

Eles têm a ver com durabilidade, desempenho e manutenção, bons motivos para você entender por que o pavimento rígido de concreto é uma alternativa adequada para(...)

24 de março de 2017
Eventos e Oportunidades
Por: Instituto IDD

As melhores vantagens de se usar o novo aplicativo Tendon

Seus problemas com cálculos de estruturas protendidas acabaram! Conheça o aplicativo Tendon! No dia 08 de março a Engenharia Civil recebeu outra grande criação (...)

22 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Manual básico: Aprenda a usar gabiões

Eles são uma das soluções mais antigas para contenção do solo e dão uma aula quando o assunto é eficiência. Pode ser uma técnica anti(...)

20 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Por que ter uma certificação Black Belt?

Entenda o que uma certificação desta pode fazer por você no mundo empresarial! Ao procurar por uma especialização ou pós-graduação, o dif&ia(...)

15 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

12 passos mágicos para planejar um projeto super eficiente!

Entenda o passo a passo de fazer um planejamento de qualidade para o crescimento da sua empresa. Você se planeja? A maioria dos profissionais sim, mas quando se fala em controlar o planejam(...)

13 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Projeto Crescer: novos investimentos e empregos em 2017

Conheça mais das oportunidades do Projeto do Programa de Parceria de Investimentos (PPI), que vem remodelar o modelo de concessões e mexer com a economia brasileira. No fim do ano p(...)