Entre em contato conosco

Manual: Como fazer avaliação de imóveis

  • Manual: Como fazer avaliação de imóveis

Manual: Como fazer avaliação de imóveis

31 outubro, 2016
Por : Instituto IDD
Comentários : 0

Tire suas principais dúvidas e entenda de uma vez como atuar na área de avaliação da Engenharia!

 

Análise de documentação, técnica de vistoria do imóvel, pesquisa de mercado, cálculos de interferência estatística com regressão, visão mercadológica para capacitação de transação comercial e imobiliária. Essas são algumas das atribuições de quem atua na área de avaliação da engenharia, responsável pela constatação do valor de um bem.

No trabalho de avaliação e produção de laudos técnicos, o perito utiliza uma metodologia específica orientada pela Norma Brasileira (NBR) 14653 - Avaliação de Bens. Assim o preço do imóvel é estipulado de acordo com parâmetros e métodos para a cotação do seu valor.

Profissionais de Engenharia e Arquitetura têm a função de analisar a infraestrutura, as patologias, os usos do solo e os projetos, entretanto, não possuem interesse na transação do imóvel ou outras operações ligadas a ela; um tipo de avaliação - chamada de imobiliária - que cabe somente aos corretores de imóvel.

Como conhecedor do mercado imobiliário, o avaliador irá analisar os imóveis e definir preços a partir de fatores como a valorização do bem, avaliando:

A proximidade com polos valorizantes e desvalorizantes como shoppings, parques ou córregos;

O nível da densidade comercial e residencial, e ocupação de acordo com as leis de zoneamento urbano do local;

O nível de ruído;

A intensidade do tráfego nas vias públicas;

A acessibilidade;

O transporte público;

Os tipos de melhoramentos públicos;

A infraestrutura urbana geral.

Além dos itens, a classificação correta do padrão construtivo e do estado de conservação do imóvel - visualizando os aspectos físicos e problemas técnicos com terceiros - ainda são as principais questões que irão refletir no valor final e à necessidade de investimentos futuros. É esta avaliação completa que irá trazer também, maior segurança ao investidor na aquisição do seu imóvel.

E é também com o objetivo de especializar os profissionais a identificar as principais variáveis que interferem na formação dos preços dos imóveis, que o IDD lança o curso de Extensão em "Inferência Estatística Aplicada à Engenharia de Avaliações de Imóveis". Com imersão de 22/11 a 24/11 e 06/12 a 08/12, o curso vem habilitar profissionais a fornecer relatórios seguros e consistentes, além de atender os requisitos exigidos por editais da Caixa e do Banco do Brasil. Saiba mais e venha buscar a sua especialização com a gente!

Achou relevante essa informaçãoCompartilhe com seus amigos e deixe a sua opinião nos comentários!

Nos acompanhe também pelas redesFacebookLinkedinInstagram e Twitter.

 

Fonte: Agente Imóvel; Ibape-AM - crea-am.org

EXPANDA SEU CONHECIMENTO
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Deixe seu comentário
  1. Seja o primeiro a comentar.
IDD NEWS
19 de abril de 2017
Eventos e Oportunidades
Por: Instituto IDD

5 motivos para nunca parar de estudar sobre construção

Um estudo constante é o que vai te diferenciar frente a todo o mercado da construção. Saiba o por quê. Primeiro: é de conhecimento geral que a quantidade de normas técnicas brasileiras (NBR) da(...)

13 de abril de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Tudo sobre industrialização e pré-fabricação na construção civil - Parte III (Final)

Vem saber tudo sobre o assunto com a terceira parte do conteúdo do Professor e Engenheiro Marcus Sterzi, para o IDD News.Ao longo dos próximos meses estarei apresentando assuntos relacio(...)

12 de abril de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Sistema de protensão: Todos os fatos que você precisa saber

Conheça os princípios básicos do sistema de protensão e domine o campo das estruturas protendidas! “Esforços compressivos induzidos pelas cordoalhas de a&(...)

06 de abril de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Por que amamos as vantagens do concreto permeável (e você também deveria)

Ganhando uma abrangência maior, o material também ganhou novas possibilidades de atuação. O concreto permeável já não é um produto novo do m(...)

05 de abril de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Como explicar Retração do Concreto para sua mãe!

Sua visão sobre retração plástica nunca mais será a mesma depois dessa explicação.Para quem trabalha na área de patologia, ou ainda quer atuar, (...)

30 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

5 motivos para planejar obras com o BIM

Se você ainda tem algum pré-conceito contra a nova tecnologia, é melhor dar uma olhada nisso.Um planejamento de obra tem como seu principal elemento o orçamento ligado ao pr(...)