Entre em contato conosco

Manual: Como fazer avaliação de imóveis

  • Manual: Como fazer avaliação de imóveis

Manual: Como fazer avaliação de imóveis

31 outubro, 2016
Por : Instituto IDD
Comentários : 0

Tire suas principais dúvidas e entenda de uma vez como atuar na área de avaliação da Engenharia!

 

Análise de documentação, técnica de vistoria do imóvel, pesquisa de mercado, cálculos de interferência estatística com regressão, visão mercadológica para capacitação de transação comercial e imobiliária. Essas são algumas das atribuições de quem atua na área de avaliação da engenharia, responsável pela constatação do valor de um bem.

No trabalho de avaliação e produção de laudos técnicos, o perito utiliza uma metodologia específica orientada pela Norma Brasileira (NBR) 14653 - Avaliação de Bens. Assim o preço do imóvel é estipulado de acordo com parâmetros e métodos para a cotação do seu valor.

Profissionais de Engenharia e Arquitetura têm a função de analisar a infraestrutura, as patologias, os usos do solo e os projetos, entretanto, não possuem interesse na transação do imóvel ou outras operações ligadas a ela; um tipo de avaliação - chamada de imobiliária - que cabe somente aos corretores de imóvel.

Como conhecedor do mercado imobiliário, o avaliador irá analisar os imóveis e definir preços a partir de fatores como a valorização do bem, avaliando:

A proximidade com polos valorizantes e desvalorizantes como shoppings, parques ou córregos;

O nível da densidade comercial e residencial, e ocupação de acordo com as leis de zoneamento urbano do local;

O nível de ruído;

A intensidade do tráfego nas vias públicas;

A acessibilidade;

O transporte público;

Os tipos de melhoramentos públicos;

A infraestrutura urbana geral.

Além dos itens, a classificação correta do padrão construtivo e do estado de conservação do imóvel - visualizando os aspectos físicos e problemas técnicos com terceiros - ainda são as principais questões que irão refletir no valor final e à necessidade de investimentos futuros. É esta avaliação completa que irá trazer também, maior segurança ao investidor na aquisição do seu imóvel.

E é também com o objetivo de especializar os profissionais a identificar as principais variáveis que interferem na formação dos preços dos imóveis, que o IDD lança o curso de Extensão em "Inferência Estatística Aplicada à Engenharia de Avaliações de Imóveis". Com imersão de 22/11 a 24/11 e 06/12 a 08/12, o curso vem habilitar profissionais a fornecer relatórios seguros e consistentes, além de atender os requisitos exigidos por editais da Caixa e do Banco do Brasil. Saiba mais e venha buscar a sua especialização com a gente!

Achou relevante essa informaçãoCompartilhe com seus amigos e deixe a sua opinião nos comentários!

Nos acompanhe também pelas redesFacebookLinkedinInstagram e Twitter.

 

Fonte: Agente Imóvel; Ibape-AM - crea-am.org

EXPANDA SEU CONHECIMENTO
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Deixe seu comentário
  1. Seja o primeiro a comentar.
IDD NEWS
22 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Manual básico: Aprenda a usar gabiões

Eles são uma das soluções mais antigas para contenção do solo e dão uma aula quando o assunto é eficiência. Pode ser uma técnica anti(...)

20 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Por que ter uma certificação Black Belt?

Entenda o que uma certificação desta pode fazer por você no mundo empresarial! Ao procurar por uma especialização ou pós-graduação, o dif&ia(...)

15 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

12 passos mágicos para planejar um projeto super eficiente!

Entenda o passo a passo de fazer um planejamento de qualidade para o crescimento da sua empresa. Você se planeja? A maioria dos profissionais sim, mas quando se fala em controlar o planejam(...)

13 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Projeto Crescer: novos investimentos e empregos em 2017

Conheça mais das oportunidades do Projeto do Programa de Parceria de Investimentos (PPI), que vem remodelar o modelo de concessões e mexer com a economia brasileira. No fim do ano p(...)

10 de março de 2017
Eventos e Oportunidades
Por: Instituto IDD

Cinco ótimos motivos para fazer uma pós-graduação (especialização) em 2017!

Coordenador de cinco cursos do IDD em parceria com a Lean Management Lab (LM Lab), Evandro Minato publicou seu novo artigo sobre “o porquê fazer umas pós-graduação hoj(...)

09 de março de 2017
Tecnologia e Inovação
Por: Instituto IDD

8 caraterísticas para alcançar a melhor qualidade do produto

Aprenda a impulsionar seus resultados com a qualidade dos seus produtos! Todo mundo sabe que a qualidade de um produto é um dos fatores mais importantes para o consumidor na hora de decidi(...)