Entre em contato conosco

Navegando alto: Aqueduto navegável Pont du Sart e Elevador de Strépy-Thieu

  • Navegando alto: Aqueduto navegável Pont du Sart e Elevador de Strépy-Thieu

Navegando alto: Aqueduto navegável Pont du Sart e Elevador de Strépy-Thieu

29 agosto, 2016
Por : Instituto IDD
Comentários : 0

Na Pont du Sart e no Elevador de Strépy-Thieu a ação de navegar ganha novas proporções!


Com o passar do tempo e a modernidade as regras vão mudando, e se antigamente os físicos afirmavam que barcos não voavam, eles estavam errados. Okay, voar pode ser um pouco de exagero, mas que nos chamados "aquedutos navegáveis", barcos podem passar por cima de rodovias, isso é bem verdade.

Essas construções existem em alguns lugares pelo mundo, e uma delas é a gigantesca Pont du Sart, na Bélgica. Para ligar o canal Bruxelas-Chaleroi, a ponte hidroviária segue por cima do cruzamento entre as vias N55 e N535, próximo à cidade de Houdeng-Goegnies.

Com uma estrutura de concreto protendido, o peso da obra é de aproximadamente 75 mil toneladas, sendo construída como uma plataforma independente impermeável apoiada em 28 colunas de sustentação. Cada coluna tem 3 metros de diâmetro e a estrutura inteira chega a 498 metros de comprimento, 46 metros de largura e uma navegação de 33 metros.



Mas a ponte sozinha não é o único sucesso da Bélgica. Vizinho da Pont du Sart fica o Elevador de Strépy-Thieu, considerado o maior elevador duplo de barcos do mundo, com um desnível de mais de 73 metros. Construído no Canal do Centro na Província do Hainaut, Valónia na Bélgica, a sua torre é feita de betão armado com 117 metros de altura, 130 de comprimento e 75 de largura. 

Na torre do Strépy-Thieu movem-se dois caixões de 112,00 m de comprimento útil e 12,00 m de largura com capacidade para 3,35 a 4,15 m de altura de água. Quatro motores elétricos em cada caixão permitem o movimento do elevador, vencendo os 73 m de desnível em cerca de 7 minutos. O acesso acontece por uma ponte-canal e o tempo total de entrada e saída das embarcações - com a abertura e o fechamento das comportas - totaliza cerca de 40 minutos.


Reprodução YouTube

Trabalhando para desenvolver conhecimentos, experiências e ideias gigantes como essas, o Instituto IDD tem em sua grade os cursos de Estruturas Protendidas, Estruturas de Concreto - Ênfase em Projetos e Sistemas Estruturais em Concreto, buscando impulsionar o seu conhecimento para inovar na construção do futuro da Engenharia junto com você! Quer fazer parte disso? Saiba mais e entre em contato!

Nos vídeos você confere mais imagens dessas mega construções:




Achou relevante essa informação? Compartilhe com seus amigos e deixe a sua opinião nos comentários!

Nos acompanhe também pelas redes, Facebook, Linkedin e Instagram. 


Fonte: blogdaengenharia | blogtralhasepesca | megaengenharia

Imagens: i-tripper | binnenvaartinbeeld | greisch | panoramio

EXPANDA SEU CONHECIMENTO
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Deixe seu comentário
  1. Seja o primeiro a comentar.
IDD NEWS
29 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

5 motivos para se usar o Pavimento Rígido, principalmente em corredores de ônibus!

Eles têm a ver com durabilidade, desempenho e manutenção, bons motivos para você entender por que o pavimento rígido de concreto é uma alternativa adequada para(...)

24 de março de 2017
Eventos e Oportunidades
Por: Instituto IDD

As melhores vantagens de se usar o novo aplicativo Tendon

Seus problemas com cálculos de estruturas protendidas acabaram! Conheça o aplicativo Tendon! No dia 08 de março a Engenharia Civil recebeu outra grande criação (...)

22 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Manual básico: Aprenda a usar gabiões

Eles são uma das soluções mais antigas para contenção do solo e dão uma aula quando o assunto é eficiência. Pode ser uma técnica anti(...)

20 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Por que ter uma certificação Black Belt?

Entenda o que uma certificação desta pode fazer por você no mundo empresarial! Ao procurar por uma especialização ou pós-graduação, o dif&ia(...)

15 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

12 passos mágicos para planejar um projeto super eficiente!

Entenda o passo a passo de fazer um planejamento de qualidade para o crescimento da sua empresa. Você se planeja? A maioria dos profissionais sim, mas quando se fala em controlar o planejam(...)

13 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Projeto Crescer: novos investimentos e empregos em 2017

Conheça mais das oportunidades do Projeto do Programa de Parceria de Investimentos (PPI), que vem remodelar o modelo de concessões e mexer com a economia brasileira. No fim do ano p(...)