Entre em contato conosco

Norma de Desempenho de Edificações, você está preparado para ela?

  • Norma de Desempenho de Edificações, você está preparado para ela?

Norma de Desempenho de Edificações, você está preparado para ela?

21 junho, 2016
Por : Instituto IDD
Comentários : 0

Desde 2013 a Norma de Desempenho de Edificações (NBR-15575) estabelece critérios de qualidade para a construção de um imóvel ou empreendimento.

Determinando responsabilidades e regras que garantem a segurança estrutural dos imóveis e a qualidade de vida da população, a norma exerce parâmetros de qualidade e conforto para as atividades executadas por projetistas, construtores e fabricantes. Reforçando a importância da difusão das melhores práticas e a defesa da qualidade da habitação no Brasil.

Para orientar os profissionais e consumidores do mercado imobiliário sobre as exigências da NBR-15575, a câmara brasileira da indústria da construção (CBIC) lançou um guia orientativo. ?Para os consumidores, esta Norma irá ao encontro do que procuram na hora de adquirir seu imóvel, já que buscam conforto, estabilidade, vida útil adequada da edificação, segurança estrutural e contra incêndios? (Guia Orientativo para atendimento à Norma de Desempenho de Edificações). O lançamento do guia teve como objetivo atingir a compreensão além dos profissionais da área, como também aos interessados na compra e negociação de imóveis. 

A NBR-15575 exige três características fundamentais: segurança, conforto e resistência. Definindo parâmetros técnicos para os itens que integram uma edificação, como durabilidade, desempenho acústico e térmico e garantia da construção, ela pontua um nível mínimo para cada um. Características que devem compor todos os recursos da construção.

Com o conhecimento da NBR-15575, a exigência e a visão crítica aumentam durante o planejamento de compra ou construção de um imóvel. Os requisitos exigidos mostram para os consumidores finais o que se deve exigir durante o processo de compra e negociação de imóveis. Além de deixar claro aos responsáveis pela construção, quais critérios e exigências devem atender para satisfazer não só os beneficiadores do imóvel, mas a sociedade.

Hoje, instituições investem em conhecimento aprofundado sobre temas relevantes que impulsionem a área da engenharia civil. Em parceria com a Red PREVENIR, por exemplo, o IDD investe justamente em um novo curso sobre patologia, o "Master Internacional em Patologia Avançada III" com o objetivo de ensinar e criar bases firmes para o estabelecimento de planos eficazes de manutenção preventiva durante a vida útil das construções.

E você, está preparado para a NBR-15575?

 

Achou relevante essa informaçãoCompartilhe com seus amigos e deixe a sua opinião nos comentários!

Nos acompanhe também pelas redesFacebookLinkedinInstagram e Twitter.

 

Fonte: imobex

EXPANDA SEU CONHECIMENTO
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Deixe seu comentário
  1. Seja o primeiro a comentar.
IDD NEWS
22 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Manual básico: Aprenda a usar gabiões

Eles são uma das soluções mais antigas para contenção do solo e dão uma aula quando o assunto é eficiência. Pode ser uma técnica anti(...)

20 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Por que ter uma certificação Black Belt?

Entenda o que uma certificação desta pode fazer por você no mundo empresarial! Ao procurar por uma especialização ou pós-graduação, o dif&ia(...)

15 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

12 passos mágicos para planejar um projeto super eficiente!

Entenda o passo a passo de fazer um planejamento de qualidade para o crescimento da sua empresa. Você se planeja? A maioria dos profissionais sim, mas quando se fala em controlar o planejam(...)

13 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Projeto Crescer: novos investimentos e empregos em 2017

Conheça mais das oportunidades do Projeto do Programa de Parceria de Investimentos (PPI), que vem remodelar o modelo de concessões e mexer com a economia brasileira. No fim do ano p(...)

10 de março de 2017
Eventos e Oportunidades
Por: Instituto IDD

Cinco ótimos motivos para fazer uma pós-graduação (especialização) em 2017!

Coordenador de cinco cursos do IDD em parceria com a Lean Management Lab (LM Lab), Evandro Minato publicou seu novo artigo sobre “o porquê fazer umas pós-graduação hoj(...)

09 de março de 2017
Tecnologia e Inovação
Por: Instituto IDD

8 caraterísticas para alcançar a melhor qualidade do produto

Aprenda a impulsionar seus resultados com a qualidade dos seus produtos! Todo mundo sabe que a qualidade de um produto é um dos fatores mais importantes para o consumidor na hora de decidi(...)