Entre em contato conosco

Norma de Desempenho de Edificações, você está preparado para ela?

  • Norma de Desempenho de Edificações, você está preparado para ela?

Norma de Desempenho de Edificações, você está preparado para ela?

21 junho, 2016
Por : Instituto IDD
Comentários : 0

Desde 2013 a Norma de Desempenho de Edificações (NBR-15575) estabelece critérios de qualidade para a construção de um imóvel ou empreendimento.

Determinando responsabilidades e regras que garantem a segurança estrutural dos imóveis e a qualidade de vida da população, a norma exerce parâmetros de qualidade e conforto para as atividades executadas por projetistas, construtores e fabricantes. Reforçando a importância da difusão das melhores práticas e a defesa da qualidade da habitação no Brasil.

Para orientar os profissionais e consumidores do mercado imobiliário sobre as exigências da NBR-15575, a câmara brasileira da indústria da construção (CBIC) lançou um guia orientativo. ?Para os consumidores, esta Norma irá ao encontro do que procuram na hora de adquirir seu imóvel, já que buscam conforto, estabilidade, vida útil adequada da edificação, segurança estrutural e contra incêndios? (Guia Orientativo para atendimento à Norma de Desempenho de Edificações). O lançamento do guia teve como objetivo atingir a compreensão além dos profissionais da área, como também aos interessados na compra e negociação de imóveis. 

A NBR-15575 exige três características fundamentais: segurança, conforto e resistência. Definindo parâmetros técnicos para os itens que integram uma edificação, como durabilidade, desempenho acústico e térmico e garantia da construção, ela pontua um nível mínimo para cada um. Características que devem compor todos os recursos da construção.

Com o conhecimento da NBR-15575, a exigência e a visão crítica aumentam durante o planejamento de compra ou construção de um imóvel. Os requisitos exigidos mostram para os consumidores finais o que se deve exigir durante o processo de compra e negociação de imóveis. Além de deixar claro aos responsáveis pela construção, quais critérios e exigências devem atender para satisfazer não só os beneficiadores do imóvel, mas a sociedade.

Hoje, instituições investem em conhecimento aprofundado sobre temas relevantes que impulsionem a área da engenharia civil. Em parceria com a Red PREVENIR, por exemplo, o IDD investe justamente em um novo curso sobre patologia, o "Master Internacional em Patologia Avançada III" com o objetivo de ensinar e criar bases firmes para o estabelecimento de planos eficazes de manutenção preventiva durante a vida útil das construções.

E você, está preparado para a NBR-15575?

 

Achou relevante essa informaçãoCompartilhe com seus amigos e deixe a sua opinião nos comentários!

Nos acompanhe também pelas redesFacebookLinkedinInstagram e Twitter.

 

Fonte: imobex

EXPANDA SEU CONHECIMENTO
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Deixe seu comentário
  1. Seja o primeiro a comentar.
IDD NEWS
22 de maio de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Como dominar o Radier em passos básicos

Com uma simples execução e de baixo custo, o sistema vem ganhando espaço na fundação de casas e pequenos edifícios.O conteúdo de hoje é do site (...)

18 de maio de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Vigas protendidas, mais um case de sucesso!

Conheça o caso em que vigas de concreto protendido possibilitaram vãos de até 20,5 m em edifício de SP.Em meados de 2014, foram finalizadas as obras do edifício come(...)

15 de maio de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Será que o PlasticRoad vai dominar o mundo um dia?

Utilizar plástico reciclado para a construção de estradas pode vir a ser uma ótima ideia sobre pavimentação.Buscando uma alternativa à construç&(...)

12 de maio de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Acessibilidade: uma vitória para o Estado do Paraná!

“Calçadas são bens públicos e portanto, devem ser construídas e conservadas pelos órgãos públicos”.Hoje a sexta-feira acordou com uma grand(...)

11 de maio de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Tudo o que você pode aprender sobre vida útil dos edifícios, em 9 perguntas

“Estamos falando de economia de recursos: quanto mais tempo o material durar, menor será a necessidade de substituição, e mais sustentável será a constru&ccedi(...)

08 de maio de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

A história não contada sobre o Concreto com Módulo de Elasticidade Definido

Veja tudo que nunca te contaram sobre o material que vence grandes vãos, faz estruturas esbeltas e agiliza a desfôrma.MaterialO concreto com módulo de elasticidade definido, ou con(...)