Entre em contato conosco

Norma de Desempenho de Edificações, você está preparado para ela?

  • Norma de Desempenho de Edificações, você está preparado para ela?

Norma de Desempenho de Edificações, você está preparado para ela?

21 junho, 2016
Por : Instituto IDD
Comentários : 0

Desde 2013 a Norma de Desempenho de Edificações (NBR-15575) estabelece critérios de qualidade para a construção de um imóvel ou empreendimento.

Determinando responsabilidades e regras que garantem a segurança estrutural dos imóveis e a qualidade de vida da população, a norma exerce parâmetros de qualidade e conforto para as atividades executadas por projetistas, construtores e fabricantes. Reforçando a importância da difusão das melhores práticas e a defesa da qualidade da habitação no Brasil.

Para orientar os profissionais e consumidores do mercado imobiliário sobre as exigências da NBR-15575, a câmara brasileira da indústria da construção (CBIC) lançou um guia orientativo. ?Para os consumidores, esta Norma irá ao encontro do que procuram na hora de adquirir seu imóvel, já que buscam conforto, estabilidade, vida útil adequada da edificação, segurança estrutural e contra incêndios? (Guia Orientativo para atendimento à Norma de Desempenho de Edificações). O lançamento do guia teve como objetivo atingir a compreensão além dos profissionais da área, como também aos interessados na compra e negociação de imóveis. 

A NBR-15575 exige três características fundamentais: segurança, conforto e resistência. Definindo parâmetros técnicos para os itens que integram uma edificação, como durabilidade, desempenho acústico e térmico e garantia da construção, ela pontua um nível mínimo para cada um. Características que devem compor todos os recursos da construção.

Com o conhecimento da NBR-15575, a exigência e a visão crítica aumentam durante o planejamento de compra ou construção de um imóvel. Os requisitos exigidos mostram para os consumidores finais o que se deve exigir durante o processo de compra e negociação de imóveis. Além de deixar claro aos responsáveis pela construção, quais critérios e exigências devem atender para satisfazer não só os beneficiadores do imóvel, mas a sociedade.

Hoje, instituições investem em conhecimento aprofundado sobre temas relevantes que impulsionem a área da engenharia civil. Em parceria com a Red PREVENIR, por exemplo, o IDD investe justamente em um novo curso sobre patologia, o "Master Internacional em Patologia Avançada III" com o objetivo de ensinar e criar bases firmes para o estabelecimento de planos eficazes de manutenção preventiva durante a vida útil das construções.

E você, está preparado para a NBR-15575?

 

Achou relevante essa informaçãoCompartilhe com seus amigos e deixe a sua opinião nos comentários!

Nos acompanhe também pelas redesFacebookLinkedinInstagram e Twitter.

 

Fonte: imobex

EXPANDA SEU CONHECIMENTO
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Deixe seu comentário
  1. Seja o primeiro a comentar.
IDD NEWS
19 de abril de 2017
Eventos e Oportunidades
Por: Instituto IDD

5 motivos para nunca parar de estudar sobre construção

Um estudo constante é o que vai te diferenciar frente a todo o mercado da construção. Saiba o por quê. Primeiro: é de conhecimento geral que a quantidade de normas técnicas brasileiras (NBR) da(...)

13 de abril de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Tudo sobre industrialização e pré-fabricação na construção civil - Parte III (Final)

Vem saber tudo sobre o assunto com a terceira parte do conteúdo do Professor e Engenheiro Marcus Sterzi, para o IDD News.Ao longo dos próximos meses estarei apresentando assuntos relacio(...)

12 de abril de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Sistema de protensão: Todos os fatos que você precisa saber

Conheça os princípios básicos do sistema de protensão e domine o campo das estruturas protendidas! “Esforços compressivos induzidos pelas cordoalhas de a&(...)

06 de abril de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Por que amamos as vantagens do concreto permeável (e você também deveria)

Ganhando uma abrangência maior, o material também ganhou novas possibilidades de atuação. O concreto permeável já não é um produto novo do m(...)

05 de abril de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Como explicar Retração do Concreto para sua mãe!

Sua visão sobre retração plástica nunca mais será a mesma depois dessa explicação.Para quem trabalha na área de patologia, ou ainda quer atuar, (...)

30 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

5 motivos para planejar obras com o BIM

Se você ainda tem algum pré-conceito contra a nova tecnologia, é melhor dar uma olhada nisso.Um planejamento de obra tem como seu principal elemento o orçamento ligado ao pr(...)