Entre em contato conosco

Nova Era Cultural Urbana. Que história é essa?

  • Nova Era Cultural Urbana. Que história é essa?

Nova Era Cultural Urbana. Que história é essa?

21 outubro, 2016
Por : Instituto IDD
Comentários : 0

Discussão de diretrizes globais para uma nova cultura urbana está prestes a mudar a forma como fazemos engenharia e arquitetura!

 

Discutir as diretrizes globais para o planejamento urbano e o conceito de uma nova cultura urbana. Esse foi o foco do debate realizado ainda em agosto na Convenção Secovi-SP, que contou com os nomes de Cláudio Bernardes, presidente do conselho consultivo do Sindicato da Habitação do Estado de São Paulo (Secovi-SP), o arquiteto Arthur Parkinson, diretor presidente da Parkinson Desenvolvimento Imobiliário e o urbanista Carlos Leite, membro do Núcleo de Estudos Urbanos de São Paulo.

Contribuições

Em contribuição à busca por mudança, soluções planejadas, desenvolvimento e sustentabilidade para as cidades, foi no encontro que Cláudio Bernardes apresentou 10 princípios para uma nova "Agenda Urbana".

Parkinson, por sua vez, colocou aos participantes um retrato do caos urbano. Segundo o arquiteto, um caos de desenvolvimento urbano vem acontecendo pela ausência de visão de futuro, de pensar a longo prazo, de planejar e de trabalhar em conjunto. Ele afirma que "É o momento de nos reposicionarmos". 

Sua proposta de planejamento apresentada - a cartilha "Por uma nova cultura urbana" que objetiva auxiliar as prefeituras - é estruturada em 30 anos, com o desenvolvimento de planos de mobilidade, de bairro e zoneamento. Para Parkinson, "Uma nova cultura urbana irá nos levar a uma cidade mais amiga. É gente nas ruas, nas calçadas, com a integração de todos os modais".

O urbanista Carlos Leite também abordou o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Orientado pelo Transporte (DOT), elogiando o surgimento de instrumentos inovadores responsáveis por promover o DOT, como planos diretores contemporâneos, PPPs urbanas simplificadas; operações urbanas concentradas; projetos de intervenção urbana (PIU) e planos estratégicos com maior visão de futuro.

Nova Agenda Urbana

Mas voltando a Bernardes e sua nova Agenda Urbana - que está sendo a grande mudança apresentada - entre as suas 165 recomendações, o documento faz um pedido: que a informalidade da moradia urbana seja reconhecida como um resultado da falta de habitação a preços acessíveis, e que a habitação seja uma das maiores prioridades para os governos nacionais.

Aqui dá para conferir os dez famosos princípios colocados por Bernardes, que pontuam que as cidades devem ser:

1 - Socialmente inclusivas e envolventes;

2 - Acessíveis e equitativas;

3 - Economicamente vibrantes e inclusivas;

4 - Administradas coletivamente e governadas;

5 - Promover um desenvolvimento territorial coesivo;

6 - Regenerativas e resilientes;

7 - Ter pessoas que compartilhem os mesmos princípios e tenham o senso de pertencimento local;

8 - Bem planejadas, estruturadas para pedestres/ciclistas e ter transporte público eficiente;

9 - Seguras, saudáveis e promover o bem-estar;

10 - Aprender e inovar.

A questão também foi foco durante a Terceira Conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável (Habitat III), que aconteceu em Quito, nesta semana. Tendo sua última edição em Istambul (na Turquia), em 1996, o evento de 2016 trouxe como objetivo dos países-membros da ONU, a adoção de um compromisso por políticas urbanas mais inclusivas e sustentáveis.

Como nós contribuímos para o desenvolvimento humano da nossa realidade? O IDD faz isso através de conhecimento especializado que impacta estudantes, profissionais e as realidades da engenharia e também da arquitetura. Você quer saber como? Dá uma passada no site do IDD e confere as especializações pelas quais nós queremos ajudar você a impactar o seu universo! Vem com a gente!

E você, o que acha da decisão pela "Nova Agenda Urbana"? Conte pra gente nos comentários.

Nos acompanhe também pelas redesFacebookLinkedinInstagram e Twitter.

 

Fonte: infraestruturaurbana.pini

EXPANDA SEU CONHECIMENTO
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Deixe seu comentário
  1. Seja o primeiro a comentar.
IDD NEWS
29 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

5 motivos para se usar o Pavimento Rígido, principalmente em corredores de ônibus!

Eles têm a ver com durabilidade, desempenho e manutenção, bons motivos para você entender por que o pavimento rígido de concreto é uma alternativa adequada para(...)

24 de março de 2017
Eventos e Oportunidades
Por: Instituto IDD

As melhores vantagens de se usar o novo aplicativo Tendon

Seus problemas com cálculos de estruturas protendidas acabaram! Conheça o aplicativo Tendon! No dia 08 de março a Engenharia Civil recebeu outra grande criação (...)

22 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Manual básico: Aprenda a usar gabiões

Eles são uma das soluções mais antigas para contenção do solo e dão uma aula quando o assunto é eficiência. Pode ser uma técnica anti(...)

20 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Por que ter uma certificação Black Belt?

Entenda o que uma certificação desta pode fazer por você no mundo empresarial! Ao procurar por uma especialização ou pós-graduação, o dif&ia(...)

15 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

12 passos mágicos para planejar um projeto super eficiente!

Entenda o passo a passo de fazer um planejamento de qualidade para o crescimento da sua empresa. Você se planeja? A maioria dos profissionais sim, mas quando se fala em controlar o planejam(...)

13 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Projeto Crescer: novos investimentos e empregos em 2017

Conheça mais das oportunidades do Projeto do Programa de Parceria de Investimentos (PPI), que vem remodelar o modelo de concessões e mexer com a economia brasileira. No fim do ano p(...)