Entre em contato conosco

O que você precisa saber sobre o BIM - Parte II

  • O que você precisa saber sobre o BIM - Parte II

O que você precisa saber sobre o BIM - Parte II

22 setembro, 2016
Por : Instituto IDD
Comentários : 0

Conheça mais sobre o contexto de uso do BIM, seus desafios e aplicações.


Em continuação à nossa série sobre o BIM, o conteúdo do ENG Works  traz outras cinco questões, mostrando agora um pouco dos desafios enfrentados por quem deseja aplicar esse processo no seu negócio

1. Que barreiras o BIM enfrenta para sua aplicação na indústria?

Barreiras existentes são algumas, mas entre as principais aparecem: 

Em primeiro, a mudança do paradigma (da forma de trabalhar). O gráfico vertical de organização tradicional não funciona para o BIM, que precisa de maior colaboração. A grande barreira aqui é implantar um paradigma novo, sobre velhas práticas que não desaparecem facilmente.

Em segundo, novamente a falha de colaboração produz a falta de padrões de indústria e de interoperabilidade, o que dificulta o compartilhamento dos modelos de construção através do BIM, que precisa da colaboração.

2. Que barreiras aparecem durante a aplicação do BIM?

Inicialmente, os medos pessoais: medos legais e de riscos, o medo à mudança e ao desconhecido, etc;

Desafios de aprendizagem do Software;

Falta de apoio dos líderes das empresas;

Falta de apoio da equipe operacional;

Custos de investimento inicial.

3. Qual o valor de aplicação do BIM?

Não existe um valor único, entretanto uma base de custo pode ser calculada a partir das competências necessárias para implementar o BIM, como licenças de software, hardware novo, nova equipe e seu treinamento no software.

A implementação do BIM pode ser cara, mas a economia de custos a longo prazo e a facilidade do trabalho aparecem como benefícios duradouros. Lembramos ainda do reconhecimento dos próprios clientes sobre os benefícios claros do processo para eles, fato que pode tornar a especialidade em BIM, um critério de seleção para os desenhistas e construtores no futuro próximo.

4. Quem paga pelo modelo?

A pergunta mais comum é "Quem está recebendo o maior benefício e, portanto, deve suportar os custos do desenvolvimento do modelo?". O consenso que cresce é de que o processo beneficia a todos e, portanto, todos devem suportar alguns dos custos.

Mas o que cresce também são as pesquisas para provar que as despesas individuais (mesmo depois da aplicação da tecnologia e do investimento em formação) são muito menores do que a quantidade de benefícios sobre o custo. Entretanto, o método de entrega, o tipo de contrato e as bases de reembolso podem ditar também, como e para quem os benefícios de custo aparecem mais especificamente.

5. O que considerar quando se inicia o trabalho com o BIM?

Produza um plano simples e específico. Concentre-se em objetos tangíveis e evite o aumento do escopo. Tenha cuidado com a implementação do BIM em vários projetos. Aprenda antes as principais lições de uso do BIM em um deles.

Estas dicas te ajudam a entender um pouco mais do contexto de trabalho através do processo de BIM, mas se o seu objetivo é chegar a ser um BIM Manager, o IDD oferece as formações especializadas certas para isso. Venha conhecer mais dos cursos em Gestão Colaborativa de Projetos - Ênfase em BIM e Projeto Arquitetônico com Ênfase em BIM e decida o futuro da sua carreira!

Achou essas dicas mais avançadas? Leia a Parte I da matéria para entender melhor como o BIM funciona!

Achou relevante essa informaçãoCompartilhe com seus amigos e deixe a sua opinião nos comentários!

Nos acompanhe também pelas redesFacebook, Linkedin e Instagram. 


Fontes: BIMForum, Estados Unidos - engworksbim

Imagem: fiesp

EXPANDA SEU CONHECIMENTO
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Deixe seu comentário
  1. Seja o primeiro a comentar.
IDD NEWS
29 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

5 motivos para se usar o Pavimento Rígido, principalmente em corredores de ônibus!

Eles têm a ver com durabilidade, desempenho e manutenção, bons motivos para você entender por que o pavimento rígido de concreto é uma alternativa adequada para(...)

24 de março de 2017
Eventos e Oportunidades
Por: Instituto IDD

As melhores vantagens de se usar o novo aplicativo Tendon

Seus problemas com cálculos de estruturas protendidas acabaram! Conheça o aplicativo Tendon! No dia 08 de março a Engenharia Civil recebeu outra grande criação (...)

22 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Manual básico: Aprenda a usar gabiões

Eles são uma das soluções mais antigas para contenção do solo e dão uma aula quando o assunto é eficiência. Pode ser uma técnica anti(...)

20 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Por que ter uma certificação Black Belt?

Entenda o que uma certificação desta pode fazer por você no mundo empresarial! Ao procurar por uma especialização ou pós-graduação, o dif&ia(...)

15 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

12 passos mágicos para planejar um projeto super eficiente!

Entenda o passo a passo de fazer um planejamento de qualidade para o crescimento da sua empresa. Você se planeja? A maioria dos profissionais sim, mas quando se fala em controlar o planejam(...)

13 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Projeto Crescer: novos investimentos e empregos em 2017

Conheça mais das oportunidades do Projeto do Programa de Parceria de Investimentos (PPI), que vem remodelar o modelo de concessões e mexer com a economia brasileira. No fim do ano p(...)