Entre em contato conosco

O que você precisa saber sobre o BIM - Parte III

  • O que você precisa saber sobre o BIM - Parte III

O que você precisa saber sobre o BIM - Parte III

29 setembro, 2016
Por : Instituto IDD
Comentários : 0

A hora chegou, mas agora, como trabalhar com o BIM?

 

Na terceira e última matéria da nossa série "O que você precisa saber sobre o BIM?" você recebe dicas de como trabalhar efetivamente com essa ferramenta. Acompanhe!

1. Por onde começar?

O primeiro passo é escolher um projeto para testar o processo. Será preciso investir em BIM software, hardware, pessoal e treinamento. Se não estiverem trabalhando com empresas de design que utilizam o BIM, as construtoras terão que criar um modelo 3D do projeto-piloto, utilizando o processo de "conversão 2D".

Algumas empresas preferem ter um consultor BIM para ajudar com o treinamento e a implementação. E um comitê diretivo BIM também pode auxiliar a equipe a manter o foco nos objetivos tangíveis.

2. Convertendo: como concluir uma conversão 2D?

Segundo o Guia do Construtor da AGC (Associated General Contractors of America, nos Estados Unidos) para BIM, a conversão 2D é um processo que utiliza alguns atributos para transformar os arquivos de CAD tradicionais (tais como .dwg) adicionando a terceira dimensão que permite ao desenho 2D começar a tomar sua forma 3D.

Qualquer pessoa com o software e o treinamento adequados pode converter desenhos 2D em 3D (a maioria dos modeladores já foram capazes de grandes progressos com menos de uma semana de treinamento). Já o período de tempo de uma conversão é, naturalmente, proporcional à experiência do modelador, à complexidade do projeto e o nível de detalhe do modelo. 

3. Quem participa do processo BIM?

Como a principal característica do BIM é ser um processo colaborativo, o ideal é que a toda a equipe envolvida no projeto esteja também envolvida no processo do BIM: proprietário, arquiteto, engenheiros, consultores, construtores e especialistas.

Mas como a implementação do BIM nem sempre acontece em um ambiente ideal, é preciso procurar manter o proprietário e os não-participantes do projeto BIM bem informados sobre o desenvolvimento e as atualizações do mesmo.

4. Que tipo de software é preciso para o uso do BIM?

Aqui, cada empresa pode optar por algum destes tipos de software:

Software de modelagem 3D orientado a objetos para criar e manipular modelos (i.e. Autodesk, Revit ou Bentley Microstation);

Software de análise da Engenharia (i.e. Risa 3D ou Tekla Structures);

Software de renderização (i.e. 3D Studio Max);

Software de coordenação (i.e. Navisworks ou Tekla Structures);

Software de estimativa (i.e. Timberline ou Graphisoft Constructor);

Middleware (i.e. Innovaya ou Avatech Earth Connector);

Software de Detalhamento (i.e. Tekla Structures ou SDS/2);

5. Como aprender a utilizar o software escolhido?

As melhores formas são o treinamento com um consultor BIM, um centro de treinamento autorizado, ou mesmo tutoriais do software.

E entendendo um pouco mais sobre como funciona o BIM, já dá para encarar uma especialização aprofundada para se tornar um Bim Manager não? Vem viver a sua experiência de especialização com a gente, com o curso de pós-graduação do IDD em Gerenciamento na Indústria da Construção Civil com a Aplicação da Metodologia BIM!

No vídeo do canal ROHF Arquitetos, você também vê mais uma explicação bem dinâmica e esclarecedora do que é BIM.

Achou relevante essa informaçãoCompartilhe com seus amigos e deixe a sua opinião nos comentários!

Nos acompanhe também pelas redesFacebookLinkedinInstagram e Twitter.

 

Fontes: BIMForum. Estados Unidos | engworksbim

Imagem: Reprodução YouTube

Canal Engenharia de Projetos BIM | Vídeo Compatibilização de Projeto - 3D BIM - Pavimento Tipo de um prédio residencial.

EXPANDA SEU CONHECIMENTO
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Deixe seu comentário
  1. Seja o primeiro a comentar.
IDD NEWS
29 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

5 motivos para se usar o Pavimento Rígido, principalmente em corredores de ônibus!

Eles têm a ver com durabilidade, desempenho e manutenção, bons motivos para você entender por que o pavimento rígido de concreto é uma alternativa adequada para(...)

24 de março de 2017
Eventos e Oportunidades
Por: Instituto IDD

As melhores vantagens de se usar o novo aplicativo Tendon

Seus problemas com cálculos de estruturas protendidas acabaram! Conheça o aplicativo Tendon! No dia 08 de março a Engenharia Civil recebeu outra grande criação (...)

22 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Manual básico: Aprenda a usar gabiões

Eles são uma das soluções mais antigas para contenção do solo e dão uma aula quando o assunto é eficiência. Pode ser uma técnica anti(...)

20 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Por que ter uma certificação Black Belt?

Entenda o que uma certificação desta pode fazer por você no mundo empresarial! Ao procurar por uma especialização ou pós-graduação, o dif&ia(...)

15 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

12 passos mágicos para planejar um projeto super eficiente!

Entenda o passo a passo de fazer um planejamento de qualidade para o crescimento da sua empresa. Você se planeja? A maioria dos profissionais sim, mas quando se fala em controlar o planejam(...)

13 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Projeto Crescer: novos investimentos e empregos em 2017

Conheça mais das oportunidades do Projeto do Programa de Parceria de Investimentos (PPI), que vem remodelar o modelo de concessões e mexer com a economia brasileira. No fim do ano p(...)