Entre em contato conosco

Parede construída na hora!

  • Parede construída na hora!

Parede construída na hora!

12 setembro, 2016
Por : Instituto IDD
Comentários : 0

Conheça o "Sistema Parede de Concreto Moldada no Local", e veja as suas possibilidades para a indústria da construção civil. 


Após ser usado há cerca de 30 anos no Brasil, o "Sistema Parede de Concreto Moldada no Local para a Construção de Edificações" foi finalmente homologado na ABNT através da Norma NBR 16.055:2012 em 2012. Foi a partir disso que ele teve um grande avanço na sua utilização em edificações.

O sistema, basicamente, é formado por um jogo de fôrmas, uma tela de aço e o concreto que constitui a parede. Normalmente todas as paredes formadas têm função estrutural, e não se usam colunas e vigas. O sistema é indicado para construções em grande escala e é usado principalmente em obras residenciais, mas não se limita a elas.

Entre 2012 e 2015 foram construídas mais de 700.000 unidades em Parede de Concreto, em diversos segmentos de mercado por todo o Brasil e por diferentes perfis de construtoras. Esse rápido avanço do uso do sistema se deu ainda mais devido a publicação da norma no mesmo período do início das atividades do programa Minha Casa Minha Vida.

Mas quais são as habilidades do sistema?

Tempo de execução mais rápido, com prazos de construção reduzidos em até 40%;

Eliminação de etapas no processo de construção: São excluídas a vedação, o chapisco, os revestimentos interno e externo e as instalações;

Redução do retrabalho;

Otimização das equipes de produção com a utilização de mão de obra direta; 

Redução considerável da mão de obra indireta durante a construção;

Disponibilidade de materiais e serviços exclusivamente para o sistema.

Cenário atual

Hoje o sistema vem sendo utilizado em diferentes construções, como casas térreas isoladas, casas geminadas, sobrados, Térreo +3, Térreo + 6/7 e edifícios com mais de 12 pavimentos

Os profissionais de arquitetura e os projetistas vem se especializando e conquistando uma maior otimização e confiança sobre os resultados desse sistema. E com fornecedores desenvolvendo materiais e sistemas que se integrem a esse principal, a opção vem se fortalecendo ainda mais.

Além disso vários paradigmas também vêm sendo quebrados, como a utilização de concreto autoadensável, as fôrmas de alumínio com alto índice de reutilizações, o pex nas instalações hidráulicas, a utilização de chicotes elétricos já na etapa de concretagem, os caixilhos de alumínio, os revestimentos de base acrílica e de cimento de baixa espessura, as portas de madeira assentadas de forma rapidamente, entre outros.

Futuro do sistema

O sistema vem mostrando mudanças no trabalho da construção e oferendo muitas outras para o futuro

As construtoras vêm dando um foco maior na gestão do processo e a industrialização do sistema, mesmo que de forma mais lenta, começa a mostrar mudanças nos processos de suprimento, condução do fluxo de caixa da empresa - recurso certo na hora certa - e dos profissionais, que buscam maior controle e agilidade nas correções.

O sistema também já começa a ser usado em prédios acima de 15 pavimentos. As suas vantagens permitem buscar cada vez mais soluções que garantam prazos e lucratividade. E a confiança na sua utilização vem crescendo muito devido a integração dos agentes e a melhor gestão do processo durante a obra.

O futuro desses sistemas de construção impactam diretamente o futuro de toda a área da Engenharia Civil, e buscando contribuir com isso é que o Instituto IDD tem como parte de seu Programa de Pós-graduação, o curso de Sistemas Estruturais em Concreto. Se interessa pelo tema? Quer seguir nessa área? Saiba mais e entre em contato para planejar a sua especialização e a transformação da sua área de atuação!

Achou relevante essa informaçãoCompartilhe com seus amigos e deixe a sua opinião nos comentários!

Nos acompanhe também pelas redesFacebook, Linkedin e Instagram. 


Fontes: nucleoparededeconcreto | techne

Imagens: Divulgação / Doria | cimentoitambe

eccivil.blogspot

todoimoveis

EXPANDA SEU CONHECIMENTO
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Deixe seu comentário
  1. Seja o primeiro a comentar.
IDD NEWS
22 de maio de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Como dominar o Radier em passos básicos

Com uma simples execução e de baixo custo, o sistema vem ganhando espaço na fundação de casas e pequenos edifícios.O conteúdo de hoje é do site (...)

18 de maio de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Vigas protendidas, mais um case de sucesso!

Conheça o caso em que vigas de concreto protendido possibilitaram vãos de até 20,5 m em edifício de SP.Em meados de 2014, foram finalizadas as obras do edifício come(...)

15 de maio de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Será que o PlasticRoad vai dominar o mundo um dia?

Utilizar plástico reciclado para a construção de estradas pode vir a ser uma ótima ideia sobre pavimentação.Buscando uma alternativa à construç&(...)

12 de maio de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Acessibilidade: uma vitória para o Estado do Paraná!

“Calçadas são bens públicos e portanto, devem ser construídas e conservadas pelos órgãos públicos”.Hoje a sexta-feira acordou com uma grand(...)

11 de maio de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Tudo o que você pode aprender sobre vida útil dos edifícios, em 9 perguntas

“Estamos falando de economia de recursos: quanto mais tempo o material durar, menor será a necessidade de substituição, e mais sustentável será a constru&ccedi(...)

08 de maio de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

A história não contada sobre o Concreto com Módulo de Elasticidade Definido

Veja tudo que nunca te contaram sobre o material que vence grandes vãos, faz estruturas esbeltas e agiliza a desfôrma.MaterialO concreto com módulo de elasticidade definido, ou con(...)