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Perspectivas otimistas para a pavimentação rodoviária no Estado do Paraná

  • Perspectivas otimistas para a pavimentação rodoviária no Estado do Paraná

Perspectivas otimistas para a pavimentação rodoviária no Estado do Paraná

18 agosto, 2016
Por : Instituto IDD
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Saiba quais são as perspectivas do Estado para os próximos cinco anos e as oportunidades trazidas por elas. 

O Estado do Paraná é o segundo colocado entre os mais fortes estados da federação, considerando índices econômicos, em termos de uma Densidade Relativa que leva em conta a malha rodoviária total pavimentada. Incluindo rodovias federais e estaduais, sobre a extensão territorial, fica atrás apenas do Estado do Rio de Janeiro. A tabela abaixo mostra esses números baseados no Sistema Nacional de Viação (SNV) do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transporte (DNIT) atualizado até 2015. Em termos de extensão total de rodovias, o Estado é o terceiro colocado ficando atrás apenas de Minas Gerais e Bahia.



A infraestrutura rodoviária se apresenta relevante principalmente ao levar em consideração que o Paraná é o segundo produtor agrícola nacional, além de apresentar um crescente incremento industrial principalmente no setor do agronegócio e outros. 

E é por isso que nos próximos cinco anos as perspectivas são as mais promissoras possíveis, com a duplicação de vários subtrechos de rodovias tanto federais como estaduais. Veja algumas delas aqui:

1 Programa de Concessão do Governo do Estado do Paraná, o chamado Anel de Integração, com extensões de rodovias federais delegadas e também de rodovias estaduais.
BR-277 | Perímetro urbano de Guarapuava, extensão de 6,0 km, obras a iniciar;
BR-277 | São João do Oeste - Cascavel, extensão de 10,0 km, obras a iniciar;
BR-277 | Cascavel - Matelândia, extensão de 53,0 km, obras a iniciar;
BR-369 | Cornélio Procópio - Jataizinho, extensão de 35,0 km, obras a iniciar;
BR-376 | Paranavaí - Mandaguaçu, extensão de 55,0 km, atualmente em obras;
BR-376 | Apucarana - Ponta Grossa, extensão de 215,0 km, atualmente em obras;
BR-476 | Araucária - Lapa, extensão de 40,0 km, obras a iniciar;
PR-317 | Floresta - Campo Mourão, extensão de 49,0 km, atualmente em obras;
PR-151 | Piraí do Sul - Jaguariaíva, extensão de 40,0 km, obras a iniciar;
PR-407 | Praia de Leste - BR-277, extensão de 20,0 km, obras a iniciar.

2 Programa de Concessão do Governo Federal através da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
BR-116 | Fazenda Rio Grande - Areia Branca, extensão de 30,0 km, atualmente em obras;
BR-476/153 | Lapa - União da Vitória - Divisa PR/SC, extensão de 237,0 km, atualmente em processo de licitação.

3 Diretamente pelo DNIT
BR-163 | Marmelândia - Cascavel, extensão de 74,0 km, atualmente em obras;
BR-163 | Toledo - Marechal Cândido Rondon, extensão de 39,0 km, atualmente em obras.

4 Programa de Parceria Pública Privada do Governo do Paraná sob administração do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).
PR-180 | Francisco Beltrão - Pato Branco, extensão de 41,0 km, em processo de estudos para licitação;
PR-323 | Francisco Alves - Paiçandu, extensão de 220,0 km, obras a iniciar;
PR-445 | Londrina - Mauá (BR-376), extensão de 65,0 km, em processo de estudos para licitação.

A extensão duplicada será de 794,0 km de rodovias federais e 435,0 km de rodovias estaduais, totalizando 1229,0 km com perspectivas de realização para os próximos cinco anos, e praticamente dobrando a extensão atual de rodovias duplicadas, hoje na casa dos 1170,0 km. Se concretizado tudo isso, o Paraná dará um salto na sua malha rodoviária em pista dupla, atraindo grandes investimentos e gerando riquezas relevantes.  

Esse rush de obras também será responsável por um grande número de vagas de emprego. E sendo assim, será necessário pessoal especializado para trabalhar tanto nas empresas executoras como nas próprias instituições governamentais responsáveis pelas fiscalizações.
 
O curso de Especialização em Pavimentação Rodoviária, criado no ano de 2013 pelo Instituto IDD, sediado em Curitiba, iniciou-se com a primeira turma no início do ano de 2014, contando mais tarde, com turmas na capital paranaense e em São Paulo. 

O curso é voltado principalmente para a questão infraestrutural de pavimento, tanto o flexível (revestimentos asfálticos) bem como o rígido (placas de concreto de cimento Portland). Com ênfase em estudos e projetos, técnicas de execução e controle de obras, e gestão rodoviária, o curso tem duração de 414 horas/aulas, distribuídas quinzenalmente, abrangendo um período de dois anos. Os professores das disciplinas são altamente qualificados tendo em vista atuarem no mercado já há bastante tempo. Na sua grande maioria possuem titulações de mestres e doutores no assunto que ministram.

Diante dessa abertura de oportunidades, o Instituto IDD se apresenta bem preparado para enfrentar o grande desafio de preparação dessa mão de obra altamente qualificada. Mas sem sombra de dúvidas, quem mais ganhará com isso é a própria sociedade, com a inserção no mercado de trabalho de técnicos e engenheiros plenamente capacitados para realização das obras que prometem revolucionar o Estado do Paraná num curto espaço de tempo. É o que se espera e vai acontecer!

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Texto do Engenheiro MSc. Paulo Sergio Peterlini, professor nos Cursos do Instituto IDD. Colaborador do Projeto IDD Conteúdo, com produção de matérias para o blog do IDD News.


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