Entre em contato conosco

Placas solares foram utilizadas como ciclovia e olha só o que aconteceu!

  • Placas solares foram utilizadas como ciclovia e olha só o que aconteceu!

Placas solares foram utilizadas como ciclovia e olha só o que aconteceu!

02 setembro, 2016
Por : Instituto IDD
Comentários : 0

Já pensou em pedalar por uma ciclovia que gera energia para a sua cidade? 

A ideia só podia vir do lugar famoso por ter as bicicletas como um dos meios de transporte mais utilizados: a Holanda. O país é conhecido pela qualidade de vida e por sempre buscar alternativas ainda mais eficientes.

Foi pensando em bicicletas e em ajudar o meio ambiente, que a empresa independente TNO desenvolveu ciclovias que geram energia. A tecnologia SolaRoad se trata de um bloco inteligente que substitui o asfalto, produzindo energia a partir da captação de raios solares. O produto é feito de um módulo especial de concreto coberto por uma camada de vidro super resistente e células fotovoltaicas, que captam a energia do sol e a converte em eletricidade. 

O primeiro teste foi feito com a instalação do material na cidade de Krommenie, perto da capital Amsterdã. Objetivo? Conseguir energia suficiente para alimentar as casas de três famílias durante um ano.

Um ano depois o resultado surpreendeu. A inovação gerou 70 kWh por metro quadrado, mais de 9.800 kWh, superando o estimado inicialmente.

A grande ideia é que a maior parte das ruas da Holanda se tornem um grande painel solar, e que a inovação dê vida a um movimento maior para construir infraestruturas que promovam uma sociedade mais sustentável.

Contudo, diferente dos painéis solares para os telhados - que têm ficado mais baratos - os da SolaRoad são mais caros que o normal, fato que tem sido um dos grandes empecilhos para a expansão dessa e de outras novas tecnologias.

Mas relevando essa informação, o mais notável é que o pavimento é capaz de fornecer à cidade, energia para postes, carros elétricos e para a rede elétrica local. Além disso, os desenvolvedores também argumentam que ele pode vir a gerar valor imobiliário, da mesma forma que os telhados solares e os jardins verticais.

Uma preocupação da empresa com o projeto, também sempre foi gerar energia mantendo um material que as pessoas poderiam utilizar normalmente, e é por isso que é difícil notar a diferença entre a ciclovia comum e os painéis solares, já que a empresa conseguiu manter o mesmo modelo para a nova tecnologia. A ideia claro, é expandir o projeto para outras cidades, e quem sabe, um dia vemos o material também aqui pelo Brasil!

Mas para quê a espera se as possibilidades para o desenvolvimento de novas tecnologias, e principalmente, sustentáveis, também estão aqui? Buscando sempre impulsionar o conhecimento para desenvolver o futuro das áreas da Engenharia Civil e da Arquitetura, o Instituto IDD também oferece os cursos de Pós-graduação em Consultoria de Sustentabilidade na Construção Civil - Ênfase em Certificações e Tecnologia do Concreto. Não deixe de conhecer os cursos e comece a planejar também o seu futuro!

Achou relevante essa informaçãoCompartilhe com seus amigos e deixe a sua opinião nos comentários!

Nos acompanhe também pelas redesFacebook, Linkedin e Instagram. 


Fonte: pensamentoverde | construtoratecla

Imagens: construtoratecla | google | radiopositiva

EXPANDA SEU CONHECIMENTO
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Deixe seu comentário
  1. Seja o primeiro a comentar.
IDD NEWS
22 de maio de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Como dominar o Radier em passos básicos

Com uma simples execução e de baixo custo, o sistema vem ganhando espaço na fundação de casas e pequenos edifícios.O conteúdo de hoje é do site (...)

18 de maio de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Vigas protendidas, mais um case de sucesso!

Conheça o caso em que vigas de concreto protendido possibilitaram vãos de até 20,5 m em edifício de SP.Em meados de 2014, foram finalizadas as obras do edifício come(...)

15 de maio de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Será que o PlasticRoad vai dominar o mundo um dia?

Utilizar plástico reciclado para a construção de estradas pode vir a ser uma ótima ideia sobre pavimentação.Buscando uma alternativa à construç&(...)

12 de maio de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Acessibilidade: uma vitória para o Estado do Paraná!

“Calçadas são bens públicos e portanto, devem ser construídas e conservadas pelos órgãos públicos”.Hoje a sexta-feira acordou com uma grand(...)

11 de maio de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Tudo o que você pode aprender sobre vida útil dos edifícios, em 9 perguntas

“Estamos falando de economia de recursos: quanto mais tempo o material durar, menor será a necessidade de substituição, e mais sustentável será a constru&ccedi(...)

08 de maio de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

A história não contada sobre o Concreto com Módulo de Elasticidade Definido

Veja tudo que nunca te contaram sobre o material que vence grandes vãos, faz estruturas esbeltas e agiliza a desfôrma.MaterialO concreto com módulo de elasticidade definido, ou con(...)