Entre em contato conosco

Por que amamos as vantagens do concreto permeável (e você também deveria)

  • Por que amamos as vantagens do concreto permeável (e você também deveria)

Por que amamos as vantagens do concreto permeável (e você também deveria)

06 abril, 2017
Por : Instituto IDD
Comentários : 0

Ganhando uma abrangência maior, o material também ganhou novas possibilidades de atuação.

 

O concreto permeável já não é um produto novo do mercado, mas foi no final de 2015 que ele “voltou à moda”, ganhando novas possibilidades. A norma ABNT NBR 16.416/2015 – Pavimentos permeáveis de concreto – Requisitos e procedimentos, foi elaborada pelo Comitê Brasileiro de Cimento, Concreto e Agregados (CB-18), estabelecendo requisitos mínimos para projeto, especificação, execução e manutenção de pavimentos permeáveis de concreto

Até esse momento, a demanda pelo uso urbano do concreto permeável – com revestimentos de peças de concreto intertravadas, placas de concreto ou pavimento de concreto moldado in loco – vinha aumentando, mas sem uma norma técnica para regular os requisitos do material, seu uso ficava bastante restrito. 

Para difundir o uso do concreto permeável, as construtoras precisavam de uma baliza técnica que fornecesse um nível maior de segurança na hora de especificar e aplicar produtos e materiais. Com a nova norma, foi como se o material fosse “relançado”, podendo ser usado livremente, e inclusive agora, na pavimentação de vias.

 

Para quem pretende adentrar no mundo da Pavimentação Rodoviária, conhecer materiais e opções é o que diferencia o trabalho do profissional. E para destacar você, o curso de pós-graduação do IDD na área, inicia em abril, com uma última oportunidade para você aproveitar agora em 2017. Quer agarrar uma das últimas vagas? Fale com a gente: contato@idd.com.br | (41) 3333-3668.


Concreto permeável ganhando o mundo!

Em barragens como Tucuruí e Água Vermelha (que não tem uma função completamente estanque para impedir o fluxo da água, ou estocá-la) o concreto permeável foi largamente utilizado para a construção de trechos porosos que permitissem conduzir a água, evitando a erosão das margens.

Hoje, o uso na pavimentação de vias públicas e condomínios já reflete uma preocupação dos centros urbanos com alagamentos. O material fica responsável por diminuir a velocidade de escoamento das águas pluviais, na medida em que sua função drenante faz reter parte do volume das chuvas, até o ponto de saturação do pavimento.

Esse mesmo piso drenante também pode aparecer na construção de piscinões que estocam água das chuvas – bastante úteis em épocas de crises hídricas. Como isso funcionaria? Em uma superfície de piso executada em concreto poroso, sobre sub-base oca e de paredes de concreto impermeabilizado, como numa piscina, suas paredes e base ficariam impermeáveis para estocar o excesso de águas escoadas pela superfície. Agora, se o fundo da mesma superfície em concreto permeável fosse drenante – de areia ou pedra, por exemplo -, a água poderia ser drenada para lençóis freáticos subterrâneos.

O uso do material se tornou bem mais facilitado a partir da norma de 2015 e fez com que as vantagens em utilizá-lo, só aumentassem. Vamos à elas?

Vantagem 1.

O concreto permeável minimiza o problema da formação de ilhas de calor

O concreto comum absorve grande parte do calor e, por ser um material de cor clara, o reflete para o ambiente, aquecendo-o. O material poroso não permite tanta absorção de calor, justamente por não ser maciço; refletindo menos calor, aquecendo menos o ambiente ao entorno.

Vantagem 2.

O concreto permeável difere em sua mistura, que praticamente não recebe areia, apenas cimento, pedra e água, além de aditivos específicos para aumentar sua porosidade, de acordo com as necessidades do projeto. Quanto à pedra utilizada, ela tem granulometria específica, podendo ser brita zero, um, dois, ou o mesmo tipo de pedra utilizada na mistura do concreto convencional. O importante é que a pedra tenha curva granulométrica mais concentrada, em uma ou duas peneiras, no máximo, para que a distribuição muito homogênea não feche os poros.

Vantagem 3.

O concreto poroso também não leva argamassa na mistura – material responsável pela calda que impermeabiliza as superfícies. Sua resistência final é variável e pode estar adaptada a cada projeto, como o uso em vias públicas de tráfego intenso de veículos pesados. E com a norma técnica que regulamenta a sua aplicação, se tornou possível utilizar o material em projetos urbanos de forma massiva, contínua e a partir de grandes volumes usinados. 

Tem como não amar o concreto permeável?

 

Achou relevante essa informaçãoCompartilhe com seus amigos e deixe a sua opinião nos comentários!

Nos acompanhe também pelas redesFacebookLinkedinInstagram e Twitter.

 

Fonte: mapadaobra

Imagem: youtube

EXPANDA SEU CONHECIMENTO
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Deixe seu comentário
  1. Seja o primeiro a comentar.
IDD NEWS
19 de abril de 2017
Eventos e Oportunidades
Por: Instituto IDD

5 motivos para nunca parar de estudar sobre construção

Um estudo constante é o que vai te diferenciar frente a todo o mercado da construção. Saiba o por quê. Primeiro: é de conhecimento geral que a quantidade de normas técnicas brasileiras (NBR) da(...)

13 de abril de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Tudo sobre industrialização e pré-fabricação na construção civil - Parte III (Final)

Vem saber tudo sobre o assunto com a terceira parte do conteúdo do Professor e Engenheiro Marcus Sterzi, para o IDD News.Ao longo dos próximos meses estarei apresentando assuntos relacio(...)

12 de abril de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Sistema de protensão: Todos os fatos que você precisa saber

Conheça os princípios básicos do sistema de protensão e domine o campo das estruturas protendidas! “Esforços compressivos induzidos pelas cordoalhas de a&(...)

05 de abril de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Como explicar Retração do Concreto para sua mãe!

Sua visão sobre retração plástica nunca mais será a mesma depois dessa explicação.Para quem trabalha na área de patologia, ou ainda quer atuar, (...)

30 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

5 motivos para planejar obras com o BIM

Se você ainda tem algum pré-conceito contra a nova tecnologia, é melhor dar uma olhada nisso.Um planejamento de obra tem como seu principal elemento o orçamento ligado ao pr(...)

29 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

5 motivos para se usar o Pavimento Rígido, principalmente em corredores de ônibus!

Eles têm a ver com durabilidade, desempenho e manutenção, bons motivos para você entender por que o pavimento rígido de concreto é uma alternativa adequada para(...)