Entre em contato conosco

Por que avaliar o ciclo de vida dos materiais da construção?

  • Por que avaliar o ciclo de vida dos materiais da construção?

Por que avaliar o ciclo de vida dos materiais da construção?

13 outubro, 2016
Por : Instituto IDD
Comentários : 0

Conheça o processo de "Avaliação do Ciclo de Vida" e como ela pode contribuir para o uso eficiente dos materiais da construção civil.

 

Você conhece a técnica que avalia os possíveis impactos ambientais durante todo o ciclo de vida de um material? Sabia que isso é possível? Em matéria sobre o processo, o Blog da Engenharia explica melhor a "Avaliação do Ciclo de Vida" de materiais utilizados na construção civil.

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), através do Centro Tecnológico do Ambiente Construído, desenvolveu um estudo para avaliar o ciclo de vida de materiais utilizados especificamente na construção civil e das matérias primas utilizadas em sua fabricação. 

A chamada Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) já é utilizada na análise dos impactos ambientais que podem ocorrer no processo da extração da matéria prima até a fabricação e utilização dos produtos finais, em relação a qualquer material. Mas a partir de estudo nos últimos anos, ela pode ser aplicada também aos materiais de construção. O estudo realizado permite avaliações dos materiais, na área de edificações habitacionais, com base na realidade e nas especificações brasileiras, considerando as diferenças das características dos materiais em cada país.

A ACV se apresenta hoje como um método importante de seleção de materiais - seguindo critérios ambientais rigorosos e adaptados ao contexto brasileiro - assumindo importância também no setor da construção civil, que é um segmento que impacta diretamente o meio ambiente. Entre os principais materiais de construção pesquisados no projeto do IPT estão o bloco de concreto, o bloco cerâmico, a argamassa, a tinta acrílica, a estrutura de madeira para telhado e a telha cerâmica

Esse trabalho de análise do ciclo de vida dos materiais utilizados na construção é realizado em duas etapas. Primeiramente é necessário fazer um levantamento em bancos de dados internacionais, para a verificação das análises adaptadas ao cenário brasileiro. E em segundo, são feitas visitas técnicas às fábricas de materiais de construção no país, analisando itens como o consumo de energia e de água, que fazem parte do ciclo de vida de cada produto. Com a inserção dos inventários em softwares específicos é possível calcular os impactos ambientais de cada material.

O principal objetivo do projeto é reduzir os cinco impactos determinados pelo Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS): a emissão de gás de efeito estufa, o consumo de água, de energia, de recursos naturais e a geração de resíduos.

Se interessou? Visando compartilhar com você todas as possibilidades para a área de Engenharia de Avaliações, o IDD também tem como componente de seu Programa de Pós-Graduação o curso em Engenharia de Avaliações e Perícias, que vem oferecer conhecimento nos aspectos legais da área, com aprofundamento sobre vistorias. Saiba mais e venha buscar a especialização da sua carreira com a gente!

Achou relevante essa informaçãoCompartilhe com seus amigos e deixe a sua opinião nos comentários!

Nos acompanhe também pelas redesFacebookLinkedinInstagram e Twitter.

 

Fonte: Técnhe | IPT - blogdaengenharia

EXPANDA SEU CONHECIMENTO
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Deixe seu comentário
  1. Seja o primeiro a comentar.
IDD NEWS
29 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

5 motivos para se usar o Pavimento Rígido, principalmente em corredores de ônibus!

Eles têm a ver com durabilidade, desempenho e manutenção, bons motivos para você entender por que o pavimento rígido de concreto é uma alternativa adequada para(...)

24 de março de 2017
Eventos e Oportunidades
Por: Instituto IDD

As melhores vantagens de se usar o novo aplicativo Tendon

Seus problemas com cálculos de estruturas protendidas acabaram! Conheça o aplicativo Tendon! No dia 08 de março a Engenharia Civil recebeu outra grande criação (...)

22 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Manual básico: Aprenda a usar gabiões

Eles são uma das soluções mais antigas para contenção do solo e dão uma aula quando o assunto é eficiência. Pode ser uma técnica anti(...)

20 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Por que ter uma certificação Black Belt?

Entenda o que uma certificação desta pode fazer por você no mundo empresarial! Ao procurar por uma especialização ou pós-graduação, o dif&ia(...)

15 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

12 passos mágicos para planejar um projeto super eficiente!

Entenda o passo a passo de fazer um planejamento de qualidade para o crescimento da sua empresa. Você se planeja? A maioria dos profissionais sim, mas quando se fala em controlar o planejam(...)

13 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Projeto Crescer: novos investimentos e empregos em 2017

Conheça mais das oportunidades do Projeto do Programa de Parceria de Investimentos (PPI), que vem remodelar o modelo de concessões e mexer com a economia brasileira. No fim do ano p(...)