Entre em contato conosco

Por que se especializar?

  • Por que se especializar?

Por que se especializar?

23 junho, 2016
Por : Instituto IDD
Comentários : 0

O mercado de trabalho, que sempre foi competitivo, em meio a um período de crise apresenta um acirramento ainda maior, e na área da Engenharia não é diferente. Após o término da graduação os desafios continuam, e adquirir novos conhecimentos e experiências é fundamental.

Para Mara Telles Salles, professora e pesquisadora do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal Flumimense (UFF), no Rio de Janeiro, novos conhecimentos sempre esperam pelos estudantes nos cursos de especialização, já que dentro deles, se trabalha com cenários reais e situações do cotidiano de um engenheiro. “Muitas das vezes, situações que ele ainda vai vivenciar, à medida que sua carreira evoluir. É sempre bom aliar a experiência profissional com o estudo especializado, pois isso reduz erros”. 

Mara ainda sugere cursos voltados à gestão, que podem complementar os conhecimentos para além dos técnicos. Pois os engenheiros, em diferentes momentos de suas carreiras podem assumir cargos em que são responsáveis pela liderança de outros profissionais, o que torna a formação em gestão muito importante.

 

 

E porque não, se formar em uma área e buscar especialização em outra? A opção se apresenta como forma de complementar a formação acadêmica e aumentar as oportunidades de atuação no mercado de trabalho. Quando a especialização buscada é em Engenharia Civil, por exemplo, nada impede que um profissional graduado em Engenharia da Produção inicie o curso. Sem falar nas possibilidades dentro da própria área da Engenharia Civil somente. Mas como coloca Mara, no caso de outro curso é preciso estar atento, o engenheiro deverá saber exatamente quais as suas possibilidades ao realizar a especialização em outra área. 

Além disso, a professora ainda coloca que existem cursos de especialização que atendem a todas as engenharias, porque se voltam a disciplinas necessárias ao gestor de qualquer nível dentro da organização. O curso de especialização passa a ser assim, um diferencial no currículo e que faz valer a pena todo o esforço do profissional.

 

Achou relevante essa informaçãoCompartilhe com seus amigos e deixe a sua opinião nos comentários!

Nos acompanhe também pelas redesFacebookLinkedinInstagram e Twitter.

 

Fonte: blogdaengenharia

EXPANDA SEU CONHECIMENTO
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Deixe seu comentário
  1. Seja o primeiro a comentar.
IDD NEWS
29 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

5 motivos para se usar o Pavimento Rígido, principalmente em corredores de ônibus!

Eles têm a ver com durabilidade, desempenho e manutenção, bons motivos para você entender por que o pavimento rígido de concreto é uma alternativa adequada para(...)

24 de março de 2017
Eventos e Oportunidades
Por: Instituto IDD

As melhores vantagens de se usar o novo aplicativo Tendon

Seus problemas com cálculos de estruturas protendidas acabaram! Conheça o aplicativo Tendon! No dia 08 de março a Engenharia Civil recebeu outra grande criação (...)

22 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Manual básico: Aprenda a usar gabiões

Eles são uma das soluções mais antigas para contenção do solo e dão uma aula quando o assunto é eficiência. Pode ser uma técnica anti(...)

20 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Por que ter uma certificação Black Belt?

Entenda o que uma certificação desta pode fazer por você no mundo empresarial! Ao procurar por uma especialização ou pós-graduação, o dif&ia(...)

15 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

12 passos mágicos para planejar um projeto super eficiente!

Entenda o passo a passo de fazer um planejamento de qualidade para o crescimento da sua empresa. Você se planeja? A maioria dos profissionais sim, mas quando se fala em controlar o planejam(...)

13 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Projeto Crescer: novos investimentos e empregos em 2017

Conheça mais das oportunidades do Projeto do Programa de Parceria de Investimentos (PPI), que vem remodelar o modelo de concessões e mexer com a economia brasileira. No fim do ano p(...)