Entre em contato conosco

Por que ter uma CIPA na sua construção?

  • Por que ter uma CIPA na sua construção?

Por que ter uma CIPA na sua construção?

17 agosto, 2016
Por : Instituto IDD
Comentários : 0

Elaborar um Mapa de Riscos e criar um Planos de Ações são algumas das atribuições da CIPA, comissão proposta pela NR 5 para potencializar a gestão de riscos dentro das obras.


Dentro do canteiro de obras, independente do tipo de projeto a ser feito, são executados diversos serviços, desde escavação e terraplenagem, até o uso de explosivos, um contexto que mantem sempre um alto risco da ocorrência de acidentes

Infelizmente, os números de acidentes na construção civil ainda são alarmantes. Segundo dados do Anuário Estatístico da Previdência Social de 2015, o setor de construção ficou em segundo lugar entre as atividades com o maior número de acidentes de trabalho.

E como agir? Um dos pontos estratégicos está na atenção dos gestores de obras às normas regulamentadoras (NRs), especialmente à NR 5, chamada de CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). Além das outras normas, a CIPA impacta diretamente na redução dos índices de acidentes dentro da área da Engenharia Civil. A seguir você confere mais detalhes sobre porque essa norma regulamentadora deve fazer parte da sua obra.

A importância da CIPA

O principal papel da CIPA é identificar as possíveis situações de riscos para a saúde do trabalhador, atuando de modo preventivo. E por isso a importância dessa comissão aparece no fato de ela ter por principal objetivo a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, tornando o ambiente de trabalho benéfico ao promover a saúde do trabalhador.

O papel da Comissão

Umas das principais atribuições da comissão da CIPA é mapear os riscos existentes nas atividades desenvolvidas em todos os processos da empresa, elaborando um Mapa de Riscos.

Ela atua para criar Planos de Ações preventivas visando acabar ou reduzir os possíveis riscos, além de vistoriar periodicamente as condições do ambiente de trabalho, identificando situações de perigo e sugerindo medidas preventivas.

É papel da comissão ainda, promover a realização da SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho). O evento tem por objetivo desenvolver ações educacionais para sensibilizar e orientar os trabalhadores quanto à importância de evitar os acidentes de trabalho e como fazer isso, alertando por exemplo, sobre a importância do uso dos Equipamentos de Proteção (EPIs).

Como formar uma equipe da CIPA?

De acordo com a NR 5, parte da CIPA deve ser constituída por representantes eleitos pelos empregados da empresa, mediante processo de eleição que deve ser realizado em até 60 dias antes do término do mandato da CIPA em exercício. A outra parte da CIPA deve ser composta por membros indicados pelo empregador.

O processo eleitoral, como qualquer outro, precisa seguir normas previamente estabelecidas em edital, e a eleição deve ocorrer pelos menos 30 dias antes do término da vigência do mandato da equipe atual.

Para os canteiros que já estão investindo no uso de tecnologias, é possível realizar o processo de eleição dos membros da CIPA - os chamados cipeiros - também online. O que permite maior agilidade ao processo desde o registro das candidaturas até a divulgação dos resultados, ganhando também, tempo para a construção.

Eleger e manter uma CIPA em funcionamento é obrigação para as empresas com mais de 20 funcionários, mas além disso, é um meio de assegurar que os possíveis acidentes de trabalho ou situações de risco para a saúde e segurança do trabalhador serão devidamente acompanhados e tratados com eficiência.

Além de formar uma CIPA, busque uma verdadeira atuação dessa comissão dentro da sua empresa. O impacto com certeza, trará resultados bem positivos.

Quer ir mais fundo para aperfeiçoar o seu gerenciamento de riscos? O IDD tem o curso de Extensão certo para você. A imersão de dois dias em Gerenciamento de Riscos voltado para a Construção Civil acontece na semana que vem. Aproveite e venha viver essa experiência com a gente! 

Achou relevante essa informação? Compartilhe com seus amigos e deixe a sua opinião nos comentários!

Nos acompanhe também pelas redes, Facebook, Linkedin e Instagram. 


Fonte: mobussconstrucao

EXPANDA SEU CONHECIMENTO
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Deixe seu comentário
  1. Seja o primeiro a comentar.
IDD NEWS
22 de maio de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Como dominar o Radier em passos básicos

Com uma simples execução e de baixo custo, o sistema vem ganhando espaço na fundação de casas e pequenos edifícios.O conteúdo de hoje é do site (...)

18 de maio de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Vigas protendidas, mais um case de sucesso!

Conheça o caso em que vigas de concreto protendido possibilitaram vãos de até 20,5 m em edifício de SP.Em meados de 2014, foram finalizadas as obras do edifício come(...)

15 de maio de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Será que o PlasticRoad vai dominar o mundo um dia?

Utilizar plástico reciclado para a construção de estradas pode vir a ser uma ótima ideia sobre pavimentação.Buscando uma alternativa à construç&(...)

12 de maio de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Acessibilidade: uma vitória para o Estado do Paraná!

“Calçadas são bens públicos e portanto, devem ser construídas e conservadas pelos órgãos públicos”.Hoje a sexta-feira acordou com uma grand(...)

11 de maio de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Tudo o que você pode aprender sobre vida útil dos edifícios, em 9 perguntas

“Estamos falando de economia de recursos: quanto mais tempo o material durar, menor será a necessidade de substituição, e mais sustentável será a constru&ccedi(...)

08 de maio de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

A história não contada sobre o Concreto com Módulo de Elasticidade Definido

Veja tudo que nunca te contaram sobre o material que vence grandes vãos, faz estruturas esbeltas e agiliza a desfôrma.MaterialO concreto com módulo de elasticidade definido, ou con(...)