Entre em contato conosco

Prédio estranho da semana: Edifício feito de módulos dodecaedrais

  • Prédio estranho da semana: Edifício feito de módulos dodecaedrais

Prédio estranho da semana: Edifício feito de módulos dodecaedrais

05 agosto, 2016
Por : Instituto IDD
Comentários : 0

Conheça o projeto do edifício residencial formado por cubos de dodecaedros.

O Estúdio alemão Tammo Prinz Architects foi o responsável por desenvolver um conceito para um edifício residencial construído a partir de uma pilha de cubos modulares de dodecaedros.

A chamada "Platonian Tower" – traduzida como Torre Platónica - seria um projeto conceitual para a cidade de Lima, no Peru. A base do edifício seria feita a partir de 5 pontos crescentes que iriam moldar o edifício e sua fachada muito geométrica e angular.

Segundo Prinz, um dos idealizadores do projeto, os corpos geométricos seriam escolhidos pelas suas características, para se encaixarem perfeitamente um no outro, um conceito baseado, explica ele, em elementos da geometria euclidiana.

Prinz coloca que o conceito aplicado no edifício, geraria um espaço definido em duas qualidades - um para ser tomado como o espaço do centro, e o outro considerado como as potenciais “adições”. O primeiro – na forma de um quadrado perfeito – poderia abranger cômodos para a utilização diária, enquanto o segundo poderia ser adicionado ou não à eles, ou usado como espaço exterior.

O edifício teria uma fachada de concreto volumoso, expressando bem a sua estrutura. Janelas iriam cobrir a maioria das superfícies, enquanto as varandas ficariam dentro das próprias geometrias.

A equipe ainda acredita que o conceito poderia ser facilmente aplicado a outros projetos urbanos. Uma vez que seria desenvolvido a partir de módulos, seria possível expandir a estrutura em todas as três dimensões.

Entenda mais através dessa descrição do projeto da Tammo Prinz Architects:

Estruturas além

Toda a estrutura ainda contaria com uma praça exterior mais baixa que o nível da rua, oferecendo um espaço de recepção aberto e público e servindo também, como possível espaço para eventos. Desta forma, seria possível trazer uma função mais “viva” para baixo do prédio, fornecendo ainda, privacidade suficiente através do espaço gerado pela praça mais baixa.

A praça traria ao lado, mais uma área de lazer no estilo de um anfiteatro formado a partir de rochas em forma de pentágono (correspondentes ao edifício). Os assentos - em alturas aleatórias - seriam dispostos em várias posições por etapas, contando com a mesma forma em diferentes pedras coloridas que serpenteariam através das rochas.

Estrutura de torre

Os contornos de toda a estrutura seriam produzidos de concreto maciço, dando total liberdade para o interior. Com isso a aparência do edifício seria definida principalmente por essa estrutura de concreto bruta.

Estrutura de base

Seis dodecaedros movidos juntos gerariam uma sobra de espaço no interior, moldada no formato de uma estrela e que serviria perfeitamente como uma estrutura de base - assim como mostrado na ilustração no início da matéria.

 

Não se sabe se o projeto tornou-se realidade em Lima, mas que algo assim pode aparecer logo logo na sua esquina, não duvide.

E é trabalhando pela disseminação de conhecimento de alta qualidade, buscando contribuir para o futuro das áreas de Arquitetura e Engenharia Civil no Brasil, que o IDD inicia na próxima semana mais um semestre com cursos de Pós-Graduação voltados a especialização de profissionais nas mais diversas áreas. Uma dessas especializações é o curso em Estruturas Protendidas, que vem com o objetivo de preparar o profissional para atuar como especialista em elementos protendidos, apto a atuar tanto em empresas privadas e públicas, como órgãos públicos ou como consultor na produção de laudos e perícias. Quer seguir para essa área também? É só ver mais do curso aqui e se inscrever antes que comece!

Veja mais imagens do projeto aqui:

Achou relevante essa informaçãoCompartilhe com seus amigos e deixe a sua opinião nos comentários!

Nos acompanhe também pelas redesFacebookLinkedin e Instagram.

 

Fontes: engenhariacivil | electramag | dezeen

Imagens: dezeen

EXPANDA SEU CONHECIMENTO
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Deixe seu comentário
  1. Seja o primeiro a comentar.
IDD NEWS
22 de maio de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Como dominar o Radier em passos básicos

Com uma simples execução e de baixo custo, o sistema vem ganhando espaço na fundação de casas e pequenos edifícios.O conteúdo de hoje é do site (...)

18 de maio de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Vigas protendidas, mais um case de sucesso!

Conheça o caso em que vigas de concreto protendido possibilitaram vãos de até 20,5 m em edifício de SP.Em meados de 2014, foram finalizadas as obras do edifício come(...)

15 de maio de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Será que o PlasticRoad vai dominar o mundo um dia?

Utilizar plástico reciclado para a construção de estradas pode vir a ser uma ótima ideia sobre pavimentação.Buscando uma alternativa à construç&(...)

12 de maio de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Acessibilidade: uma vitória para o Estado do Paraná!

“Calçadas são bens públicos e portanto, devem ser construídas e conservadas pelos órgãos públicos”.Hoje a sexta-feira acordou com uma grand(...)

11 de maio de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Tudo o que você pode aprender sobre vida útil dos edifícios, em 9 perguntas

“Estamos falando de economia de recursos: quanto mais tempo o material durar, menor será a necessidade de substituição, e mais sustentável será a constru&ccedi(...)

08 de maio de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

A história não contada sobre o Concreto com Módulo de Elasticidade Definido

Veja tudo que nunca te contaram sobre o material que vence grandes vãos, faz estruturas esbeltas e agiliza a desfôrma.MaterialO concreto com módulo de elasticidade definido, ou con(...)