Entre em contato conosco

Primeira Pós-Graduação em Segurança de Barragens do Brasil supre demanda por qualificação

  • Primeira Pós-Graduação em Segurança de Barragens do Brasil supre demanda por qualificação

Primeira Pós-Graduação em Segurança de Barragens do Brasil supre demanda por qualificação

07 abril, 2016
Por : Instituto IDD
Comentários : 0

O rompimento da barragem de Fundão, operada pela mineradora Samarco, em novembro do ano passado, ocasionou uma tragédia sem precedentes e que é, até o momento, considerada o pior acidente da mineração brasileira. A enxurrada de lama devastou o distrito de Bento Gonçalves, em Mariana, deixou um rastro de destruição conforme avançava pelo Rio Doce, e evidenciou a urgência de discutir a manutenção e segurança de barragens no nosso país.

Em 2010, muito tempo antes de essa necessidade estar em tamanha evidência, a Lei Federal 12.334 estabeleceu a Política Nacional de Segurança de Barragens, que foi um dos fatores decisivos para a criação do primeiro curso de Pós-Graduação em Segurança de Barragens do Brasil, idealizado pelo Grupo IDD

O principal objetivo deste curso é suprir a demanda por profissionais capacitados e qualificar empresas e especialistas envolvidos nessa área, possibilitando a reciclagem e aprofundamento dos conhecimentos teóricos e práticos. Trata-se de uma oportunidade única de troca de experiências com professores que são referência na área, com o Prof. Dr. José Marques Filho, que é consultor da Companhia Paranaense de Energia, presidente do Instituto Brasileiro de Concreto e coordenador da Comissão de Concreto do Comitê Brasileiro de Barragens, entre tantos outros títulos que consagram seu nome. 

A Pós-Graduação em Segurança de Barragens do Grupo IDD é o único curso com este caráter no Brasil, e proporciona o mais completo aprofundamento em todos os aspectos envolvidos, desde a concepção do projeto, até a gestão da segurança, passando pelo monitoramento, patologia, análise de riscos e planos de ações emergenciais para barragens.

A falta de preparo dos profissionais e prestadores de serviços e o desmazelo em relação à manutenção das barragens, mais cedo ou mais tarde, cobram seu preço. E diante dos danos sociais e ambientais que ainda estão presentes desde a tragédia em Mariana, é cada vez mais importante tomar providências para que este problema seja uma página virada na história da Engenharia.

Achou relevante essa informaçãoCompartilhe com seus amigos e deixe a sua opinião nos comentários!

Nos acompanhe também pelas redesFacebookLinkedinInstagram e Twitter.

EXPANDA SEU CONHECIMENTO
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Deixe seu comentário
  1. Seja o primeiro a comentar.
IDD NEWS
19 de abril de 2017
Eventos e Oportunidades
Por: Instituto IDD

5 motivos para nunca parar de estudar sobre construção

Um estudo constante é o que vai te diferenciar frente a todo o mercado da construção. Saiba o por quê. Primeiro: é de conhecimento geral que a quantidade de normas técnicas brasileiras (NBR) da(...)

13 de abril de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Tudo sobre industrialização e pré-fabricação na construção civil - Parte III (Final)

Vem saber tudo sobre o assunto com a terceira parte do conteúdo do Professor e Engenheiro Marcus Sterzi, para o IDD News.Ao longo dos próximos meses estarei apresentando assuntos relacio(...)

12 de abril de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Sistema de protensão: Todos os fatos que você precisa saber

Conheça os princípios básicos do sistema de protensão e domine o campo das estruturas protendidas! “Esforços compressivos induzidos pelas cordoalhas de a&(...)

06 de abril de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Por que amamos as vantagens do concreto permeável (e você também deveria)

Ganhando uma abrangência maior, o material também ganhou novas possibilidades de atuação. O concreto permeável já não é um produto novo do m(...)

05 de abril de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Como explicar Retração do Concreto para sua mãe!

Sua visão sobre retração plástica nunca mais será a mesma depois dessa explicação.Para quem trabalha na área de patologia, ou ainda quer atuar, (...)

30 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

5 motivos para planejar obras com o BIM

Se você ainda tem algum pré-conceito contra a nova tecnologia, é melhor dar uma olhada nisso.Um planejamento de obra tem como seu principal elemento o orçamento ligado ao pr(...)