Entre em contato conosco

Proteja estruturas de madeira antiga contra incêndios

  • Proteja estruturas de madeira antiga contra incêndios

Proteja estruturas de madeira antiga contra incêndios

28 junho, 2016
Por : Instituto IDD
Comentários : 1

Saiba qual é o melhor tratamento em estruturas de madeira para evitar incêndios.

 

Estruturas de madeira antiga apresentam um risco maior de sofrer acidentes, como o que aconteceu com a cobertura do prédio do Museu da Língua Portuguesa, na cidade de São Paulo, em 2015.

Uma boa notícia é que essas estruturas podem ser tratadas para que se tornem resistentes ao fogo e outros agentes deterioradores.

O detalhe é que a dimensão da resistência das madeiras antigas contra o fogo, por exemplo, deve ser observada ainda no desenvolvimento do projeto estrutural da construção. Os parâmetros mais conhecidos são a razão de carbonização e o comprometimento das propriedades mecânicas da madeira, que é previsível.

Segundo o engenheiro Antonio Fernando Berto, uma das opções para garantir a resistência da madeira é encapsular os elementos que a compõem com materiais que retardam o comprometimento incessante das seções pela ação do fogo.

Ele diz que pinturas ou vernizes são tratamentos superficiais e não resolvem o problema, assim como a impregnação. O que é eficiente são as placas ou mantas termoisolantes que envolvem toda a seção de cada peça de madeira.

Procedimentos superficiais ou por impregnação também podem ser aplicados, mas estes são mais utilizados apenas para limitar a reação do fogo, impedindo que ele se propague pela superfície de revestimentos ou forros de madeira. Estes tratamentos não impedem a ação direta do calor intenso sobre esse tipo de material.

O Decreto Estadual 56.819/2011 do Corpo de Bombeiros não exige que estruturas de madeira sejam resistentes ao fogo, mas precauções, principalmente como as mantas termoisolantes, podem prevenir grandes acidentes como o da Estação da Luz.

Por isso, se especializar na área de Avaliações e Perícias é uma grande alavanca para quem quer gerir melhor o seu trabalho e impulsionar a sua carreira! Conheça mais do curso de pós-graduação do IDD e comece a planejar o seu futuro.

Conhece outros métodos de prevenção? Compartilhe com a gente nos comentários!

Nos acompanhe também pelas redesFacebookLinkedinInstagram e Twitter

 

Fonte: blogdaengenharia

Imagens: oglobo

casema

EXPANDA SEU CONHECIMENTO
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Deixe seu comentário
  1. Michel Haddad 28 de junho, 2016 - 19h57

    O tema é muito interessante e merece destaque, principalmente quando se trata de patrimônio histórico onde as características não podem ser alteradas.
    Neste caso, me parece que o uso de placas ou mantas pode ser um problema, se a estrutura for aparente.
    Há algum tempo, tive contato com pinturas intumescentes próprias para estruturas de madeira, incolores, que poderiam também ser uma alternativa interessante.
    Fica para discussão.
    Obrigado e parabéns por fomentar discussões deste tipo.
    Michel Haddad

    Deixe sua resposta
IDD NEWS
22 de maio de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Como dominar o Radier em passos básicos

Com uma simples execução e de baixo custo, o sistema vem ganhando espaço na fundação de casas e pequenos edifícios.O conteúdo de hoje é do site (...)

18 de maio de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Vigas protendidas, mais um case de sucesso!

Conheça o caso em que vigas de concreto protendido possibilitaram vãos de até 20,5 m em edifício de SP.Em meados de 2014, foram finalizadas as obras do edifício come(...)

15 de maio de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Será que o PlasticRoad vai dominar o mundo um dia?

Utilizar plástico reciclado para a construção de estradas pode vir a ser uma ótima ideia sobre pavimentação.Buscando uma alternativa à construç&(...)

12 de maio de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Acessibilidade: uma vitória para o Estado do Paraná!

“Calçadas são bens públicos e portanto, devem ser construídas e conservadas pelos órgãos públicos”.Hoje a sexta-feira acordou com uma grand(...)

11 de maio de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Tudo o que você pode aprender sobre vida útil dos edifícios, em 9 perguntas

“Estamos falando de economia de recursos: quanto mais tempo o material durar, menor será a necessidade de substituição, e mais sustentável será a constru&ccedi(...)

08 de maio de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

A história não contada sobre o Concreto com Módulo de Elasticidade Definido

Veja tudo que nunca te contaram sobre o material que vence grandes vãos, faz estruturas esbeltas e agiliza a desfôrma.MaterialO concreto com módulo de elasticidade definido, ou con(...)