Entre em contato conosco

Proteja estruturas de madeira antiga contra incêndios

  • Proteja estruturas de madeira antiga contra incêndios

Proteja estruturas de madeira antiga contra incêndios

28 junho, 2016
Por : Instituto IDD
Comentários : 1

Saiba qual é o melhor tratamento em estruturas de madeira para evitar incêndios.

 

Estruturas de madeira antiga apresentam um risco maior de sofrer acidentes, como o que aconteceu com a cobertura do prédio do Museu da Língua Portuguesa, na cidade de São Paulo, em 2015.

Uma boa notícia é que essas estruturas podem ser tratadas para que se tornem resistentes ao fogo e outros agentes deterioradores.

O detalhe é que a dimensão da resistência das madeiras antigas contra o fogo, por exemplo, deve ser observada ainda no desenvolvimento do projeto estrutural da construção. Os parâmetros mais conhecidos são a razão de carbonização e o comprometimento das propriedades mecânicas da madeira, que é previsível.

Segundo o engenheiro Antonio Fernando Berto, uma das opções para garantir a resistência da madeira é encapsular os elementos que a compõem com materiais que retardam o comprometimento incessante das seções pela ação do fogo.

Ele diz que pinturas ou vernizes são tratamentos superficiais e não resolvem o problema, assim como a impregnação. O que é eficiente são as placas ou mantas termoisolantes que envolvem toda a seção de cada peça de madeira.

Procedimentos superficiais ou por impregnação também podem ser aplicados, mas estes são mais utilizados apenas para limitar a reação do fogo, impedindo que ele se propague pela superfície de revestimentos ou forros de madeira. Estes tratamentos não impedem a ação direta do calor intenso sobre esse tipo de material.

O Decreto Estadual 56.819/2011 do Corpo de Bombeiros não exige que estruturas de madeira sejam resistentes ao fogo, mas precauções, principalmente como as mantas termoisolantes, podem prevenir grandes acidentes como o da Estação da Luz.

Por isso, se especializar na área de Avaliações e Perícias é uma grande alavanca para quem quer gerir melhor o seu trabalho e impulsionar a sua carreira! Conheça mais do curso de pós-graduação do IDD e comece a planejar o seu futuro.

Conhece outros métodos de prevenção? Compartilhe com a gente nos comentários!

Nos acompanhe também pelas redesFacebookLinkedinInstagram e Twitter

 

Fonte: blogdaengenharia

Imagens: oglobo

casema

EXPANDA SEU CONHECIMENTO
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Deixe seu comentário
  1. Michel Haddad 28 de junho, 2016 - 19h57

    O tema é muito interessante e merece destaque, principalmente quando se trata de patrimônio histórico onde as características não podem ser alteradas.
    Neste caso, me parece que o uso de placas ou mantas pode ser um problema, se a estrutura for aparente.
    Há algum tempo, tive contato com pinturas intumescentes próprias para estruturas de madeira, incolores, que poderiam também ser uma alternativa interessante.
    Fica para discussão.
    Obrigado e parabéns por fomentar discussões deste tipo.
    Michel Haddad

    Deixe sua resposta
IDD NEWS
19 de abril de 2017
Eventos e Oportunidades
Por: Instituto IDD

5 motivos para nunca parar de estudar sobre construção

Um estudo constante é o que vai te diferenciar frente a todo o mercado da construção. Saiba o por quê. Primeiro: é de conhecimento geral que a quantidade de normas técnicas brasileiras (NBR) da(...)

13 de abril de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Tudo sobre industrialização e pré-fabricação na construção civil - Parte III (Final)

Vem saber tudo sobre o assunto com a terceira parte do conteúdo do Professor e Engenheiro Marcus Sterzi, para o IDD News.Ao longo dos próximos meses estarei apresentando assuntos relacio(...)

12 de abril de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Sistema de protensão: Todos os fatos que você precisa saber

Conheça os princípios básicos do sistema de protensão e domine o campo das estruturas protendidas! “Esforços compressivos induzidos pelas cordoalhas de a&(...)

06 de abril de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Por que amamos as vantagens do concreto permeável (e você também deveria)

Ganhando uma abrangência maior, o material também ganhou novas possibilidades de atuação. O concreto permeável já não é um produto novo do m(...)

05 de abril de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Como explicar Retração do Concreto para sua mãe!

Sua visão sobre retração plástica nunca mais será a mesma depois dessa explicação.Para quem trabalha na área de patologia, ou ainda quer atuar, (...)

30 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

5 motivos para planejar obras com o BIM

Se você ainda tem algum pré-conceito contra a nova tecnologia, é melhor dar uma olhada nisso.Um planejamento de obra tem como seu principal elemento o orçamento ligado ao pr(...)