Entre em contato conosco

Semana Mundial do Meio Ambiente. Vamos agir juntos?

  • Semana Mundial do Meio Ambiente. Vamos agir juntos?

Semana Mundial do Meio Ambiente. Vamos agir juntos?

01 junho, 2016
Por : Instituto IDD
Comentários : 0

Hoje entramos na Semana Mundial do Meio Ambiente, que tem seu dia comemorado no próximo domingo, dia 5 de junho. Esse momento oferece uma oportunidade maravilhosa para pensarmos na importância de cuidarmos do nosso planeta e, principalmente, refletirmos sobre como cada um de nós faz a sua parte.

Estamos em um momento em que é necessário fazer muito mais. Afinal, a natureza já cobra o preço pelo impacto causado pelo ser humano. Muitas pessoas não sabem, mas entre todos os aspectos da ação do homem sobre a Terra, a Construção Civil é uma das que causam mais impactos ao meio ambiente

Cerca de 35% do material fruto de extrações da natureza (desde madeira e metais até pedras e areia), é usado pela Construção Civil. Sabemos que construir cidades e fazer com que a humanidade evolua tem o seu preço, mas todos os dias temos contato com alternativas que minimizam o impacto causado. Com um pouco de dedicação e criatividade, é possível sim chegarmos a um modelo de construção que seja bom tanto para o homem quanto para a natureza.

Construções sustentáveis

O conceito de construção sustentável é relativamente novo na Engenharia Civil, e pode ser aplicado a qualquer tipo de estrutura (desde casas populares até enormes edifícios, hospitais, rodovias, grandes fábricas...). 

O volume de material que é jogado fora todos os dias em uma obra é enorme! Então por quê não adotar medidas para reduzir esse gasto e proporcionar o melhor aproveitamento dos materiais? Utilizar andaimes de metal ao invés dos tradicionais feitos de madeira, por exemplo, é uma ótima maneira de otimizar isso. Além disso, algumas construtoras já adotaram um sistema de separação de resíduos (pedaços de madeira, ferro, restos de tijolos) para reutilização em outras obras. O que não pode ser usado, é enviado para reciclagem. Inteligente, não?

Cada um de nós é responsável por tomar a iniciativa e fazer com que os órgãos governamentais enxerguem, cada vez mais, a necessidade de criar e fazer cumprir as leis e políticas públicas em busca da sustentabilidade. E aí? Vamos agir juntos?

 

Achou relevante essa informaçãoCompartilhe com seus amigos e deixe a sua opinião nos comentários!

Nos acompanhe também pelas redesFacebookLinkedinInstagram e Twitter.

EXPANDA SEU CONHECIMENTO
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Deixe seu comentário
  1. Seja o primeiro a comentar.
IDD NEWS
19 de abril de 2017
Eventos e Oportunidades
Por: Instituto IDD

5 motivos para nunca parar de estudar sobre construção

Um estudo constante é o que vai te diferenciar frente a todo o mercado da construção. Saiba o por quê. Primeiro: é de conhecimento geral que a quantidade de normas técnicas brasileiras (NBR) da(...)

13 de abril de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Tudo sobre industrialização e pré-fabricação na construção civil - Parte III (Final)

Vem saber tudo sobre o assunto com a terceira parte do conteúdo do Professor e Engenheiro Marcus Sterzi, para o IDD News.Ao longo dos próximos meses estarei apresentando assuntos relacio(...)

12 de abril de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Sistema de protensão: Todos os fatos que você precisa saber

Conheça os princípios básicos do sistema de protensão e domine o campo das estruturas protendidas! “Esforços compressivos induzidos pelas cordoalhas de a&(...)

06 de abril de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Por que amamos as vantagens do concreto permeável (e você também deveria)

Ganhando uma abrangência maior, o material também ganhou novas possibilidades de atuação. O concreto permeável já não é um produto novo do m(...)

05 de abril de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Como explicar Retração do Concreto para sua mãe!

Sua visão sobre retração plástica nunca mais será a mesma depois dessa explicação.Para quem trabalha na área de patologia, ou ainda quer atuar, (...)

30 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

5 motivos para planejar obras com o BIM

Se você ainda tem algum pré-conceito contra a nova tecnologia, é melhor dar uma olhada nisso.Um planejamento de obra tem como seu principal elemento o orçamento ligado ao pr(...)