Entre em contato conosco

Tecnologia: concreto flexível ainda mais resistente e mais durável!

  • Tecnologia: concreto flexível ainda mais resistente e mais durável!

Tecnologia: concreto flexível ainda mais resistente e mais durável!

16 setembro, 2016
Por : Instituto IDD
Comentários : 0

Adivinha onde criaram essa maravilha?


Em agosto desse ano cientistas da Universidade Tecnológica Nanyang (NTU, Cingapura) divulgaram uma nova criação para a área da Engenharia: um concreto flexível que é duas vezes mais forte e durável que os convencionais.

A inovação permite a criação de placas de pavimento pré-fabricado mais finas. O que reduz pela metade o tempo de instalação e o trabalho em estradas e pavimentos, e é mais sustentável, exigindo menos manutenção.

Segundo o professor da NTU, Chu Jian, Co-Director do Centro de Inovação da Universidade: "Nós desenvolvemos um novo tipo de concreto que pode reduzir significativamente a espessura e peso de lajes de pavimento pré-moldados, e portanto, permitir uma instalação rápida onde novas lajes de concreto preparados fora do local podem facilmente substituir peças desgastadas".

Imagem 1. Professor da NTU, Yang En-Hua segura o concreto flexível desenvolvido por sua equipe. Crédito da imagem: Nanyang Technological University.

Chamado de ConFlexPave, o material foi especificamente projetado para receber uma adição de polímeros à mistura do concreto. De acordo com Yang En-Hua, pesquisador que liderou o estudo, a ideia surgiu de pesquisas que analisavam como os componentes do concreto interagiam em uma escala microscópica. "Conhecendo o material em detalhes, pudemos deliberadamente selecionar e construir os componentes que entrariam nessa mistura, de maneira a permitir usos mais flexíveis", afirmou Yang.

"Os materiais duros dão uma superfície de textura antiderrapante enquanto as microfibras que são mais finas do que a espessura de um cabelo humano, distribuem a carga através de toda a laje, resultando em um betão que é resistente como o metal e, pelo menos, duas vezes tão forte como o concreto convencional sob flexão", acrescentou.

Imagem 2. Concreto convencional vs o concreto dobrável em testes na NTU. Crédito da imagem: Nanyang Technological University

O ConFlexPave foi testado com sucesso nos laboratórios da NTU e seus testes serão ampliados durante os próximos três anos em locais adequados dentro da Universidade, que possuam um considerável tráfego humano e veicular.

Quer saber muito mais sobre as possibilidades e a tecnologia do concreto? O Instituto IDD oferece o curso de pós-graduação certo para você! Saiba mais aqui e entre em contato para se preparar com a especialização que vai alavancar a sua carreira: Tecnologia do Concreto.

Você acompanha algumas imagens dos testes do concreto mais flexível aqui:


Vídeo do canal do YouTube, SciNews.

Achou relevante essa informaçãoCompartilhe com seus amigos e deixe a sua opinião nos comentários!

Nos acompanhe também pelas redesFacebook, Linkedin e Instagram. 


Fontes: engenhariae | phys.org

Imagens: Nanyang Technological University - phys.org

Vídeo: SciNews.

EXPANDA SEU CONHECIMENTO
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Deixe seu comentário
  1. Seja o primeiro a comentar.
IDD NEWS
22 de maio de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Como dominar o Radier em passos básicos

Com uma simples execução e de baixo custo, o sistema vem ganhando espaço na fundação de casas e pequenos edifícios.O conteúdo de hoje é do site (...)

18 de maio de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Vigas protendidas, mais um case de sucesso!

Conheça o caso em que vigas de concreto protendido possibilitaram vãos de até 20,5 m em edifício de SP.Em meados de 2014, foram finalizadas as obras do edifício come(...)

15 de maio de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Será que o PlasticRoad vai dominar o mundo um dia?

Utilizar plástico reciclado para a construção de estradas pode vir a ser uma ótima ideia sobre pavimentação.Buscando uma alternativa à construç&(...)

12 de maio de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Acessibilidade: uma vitória para o Estado do Paraná!

“Calçadas são bens públicos e portanto, devem ser construídas e conservadas pelos órgãos públicos”.Hoje a sexta-feira acordou com uma grand(...)

11 de maio de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Tudo o que você pode aprender sobre vida útil dos edifícios, em 9 perguntas

“Estamos falando de economia de recursos: quanto mais tempo o material durar, menor será a necessidade de substituição, e mais sustentável será a constru&ccedi(...)

08 de maio de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

A história não contada sobre o Concreto com Módulo de Elasticidade Definido

Veja tudo que nunca te contaram sobre o material que vence grandes vãos, faz estruturas esbeltas e agiliza a desfôrma.MaterialO concreto com módulo de elasticidade definido, ou con(...)