Entre em contato conosco

Tempos de crise: hora de apostar pesado na inovação

  • Tempos de crise: hora de apostar pesado na inovação

Tempos de crise: hora de apostar pesado na inovação

01 julho, 2016
Por : Instituto IDD
Comentários : 0

A oportunidade para inovar no seu negócio é agora.

 

Em tempos de declínio econômico as necessidades deixam de ser prioridades mas não desaparecem, apenas aguardam o momento certo para serem realizadas. Por isso visões empreendedoras são a aposta certa para pensar além. É necessário criar novos tipos de distribuição, preços e oportunidades para seus produtos e serviços, já que o contexto ao seu redor não é mais o mesmo.

Segundo os especialistas, crises são tão importantes para a economia quanto os tempos prósperos, pois a dificuldade permite olhares mais focados às diferentes alternativas existentes, raras vezes pensadas em tempos “normais”. O Investimento no crescimento de uma empresa vai muito além do crescimento inicial, sendo a visão e a inovação, elementos constantes.

Para quem está aberto à essas características, existem algumas dicas de como aproveitar e criar suas próprias oportunidades nessas épocas.

 

Agir em meio à crise

Economizar não significa apenas ter mais lucro, mas saber direcionar seus investimentos de forma mais sábia. Uma empresa não pode parar, mas em certos momentos é importante reduzir sua velocidade de crescimento e focar em detalhes menores, geralmente despercebidos, mas que possuem grande potencial para se investir.

É essencial pensar em formas de realizar mais usando menos. Otimize processos, com criatividade e inovação, e invista em colaboradores qualificados, que agregarão toda a experiência já adquirida em prol da evolução própria e coletiva.

Mas principalmente, repense suas estratégias de mercado. Amplie suas respostas para uma quantidade maior de situações; busque alternativas para atender a um público novo ou mesmo ao antigo, e renove seus serviços para isso. A versatilidade é o que amplia horizontes e irá diferenciar a sua empresa da concorrência.

 

Inovação na construção civil

As inovações vêm proporcionando ferramentas muito atrativas para a produtividade na área da Engenharia Civil, e o auxílio da tecnologia móvel, permite acessar ferramentas úteis em qualquer setor, tanto do administrativo, como de locais externos, diretamente da construção. Essas utilidades são bastante atrativas do ponto de vista econômico, pois geram maior fluidez à realização dos trabalhos, facilitando a interação de todos os setores envolvidos nas obras.

Aplicativos geram dados relevantes em tempo real, auxiliando no controle de qualidade e segurança das obras. Além disso, apoiam o gerenciamento dos processos de assistência técnica, vistoria e entrega, e de produção, otimizando cada etapa, economizando tempo e recursos. Uma agilidade que traz retornos positivos não só para a empresa que o utiliza, como para o cliente final.

É possível se sobressair e crescer mesmo em tempos de crise, para aqueles que souberem lidar da melhor maneira com os recursos que têm, permitindo-se crescer de forma ainda mais relevante. Mantenha a mente aberta à inovação.

Pensando nisso, o IDD já marcou um encontro para discutir um pouco mais sobre o assunto, com a presença do professor Ricardo Otto Rebel. Saiba mais aqui.

Opine sobre o assunto, comente sobre a sua experiência e compartilhe as suas dicas sobre como agir nos tempos de crise. Deixe a sua opinião nos comentários!

Nos acompanhe também pelas redesFacebookLinkedinInstagram e Twitter.

 

Fonte: mobussconstrucao

Imagens: adzuna | acordaengenheiro | institutogalileonet

EXPANDA SEU CONHECIMENTO
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Deixe seu comentário
  1. Seja o primeiro a comentar.
IDD NEWS
22 de maio de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Como dominar o Radier em passos básicos

Com uma simples execução e de baixo custo, o sistema vem ganhando espaço na fundação de casas e pequenos edifícios.O conteúdo de hoje é do site (...)

18 de maio de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Vigas protendidas, mais um case de sucesso!

Conheça o caso em que vigas de concreto protendido possibilitaram vãos de até 20,5 m em edifício de SP.Em meados de 2014, foram finalizadas as obras do edifício come(...)

15 de maio de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Será que o PlasticRoad vai dominar o mundo um dia?

Utilizar plástico reciclado para a construção de estradas pode vir a ser uma ótima ideia sobre pavimentação.Buscando uma alternativa à construç&(...)

12 de maio de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Acessibilidade: uma vitória para o Estado do Paraná!

“Calçadas são bens públicos e portanto, devem ser construídas e conservadas pelos órgãos públicos”.Hoje a sexta-feira acordou com uma grand(...)

11 de maio de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Tudo o que você pode aprender sobre vida útil dos edifícios, em 9 perguntas

“Estamos falando de economia de recursos: quanto mais tempo o material durar, menor será a necessidade de substituição, e mais sustentável será a constru&ccedi(...)

08 de maio de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

A história não contada sobre o Concreto com Módulo de Elasticidade Definido

Veja tudo que nunca te contaram sobre o material que vence grandes vãos, faz estruturas esbeltas e agiliza a desfôrma.MaterialO concreto com módulo de elasticidade definido, ou con(...)