Entre em contato conosco

Tempos de crise: hora de apostar pesado na inovação

  • Tempos de crise: hora de apostar pesado na inovação

Tempos de crise: hora de apostar pesado na inovação

01 julho, 2016
Por : Instituto IDD
Comentários : 0

A oportunidade para inovar no seu negócio é agora.

 

Em tempos de declínio econômico as necessidades deixam de ser prioridades mas não desaparecem, apenas aguardam o momento certo para serem realizadas. Por isso visões empreendedoras são a aposta certa para pensar além. É necessário criar novos tipos de distribuição, preços e oportunidades para seus produtos e serviços, já que o contexto ao seu redor não é mais o mesmo.

Segundo os especialistas, crises são tão importantes para a economia quanto os tempos prósperos, pois a dificuldade permite olhares mais focados às diferentes alternativas existentes, raras vezes pensadas em tempos “normais”. O Investimento no crescimento de uma empresa vai muito além do crescimento inicial, sendo a visão e a inovação, elementos constantes.

Para quem está aberto à essas características, existem algumas dicas de como aproveitar e criar suas próprias oportunidades nessas épocas.

 

Agir em meio à crise

Economizar não significa apenas ter mais lucro, mas saber direcionar seus investimentos de forma mais sábia. Uma empresa não pode parar, mas em certos momentos é importante reduzir sua velocidade de crescimento e focar em detalhes menores, geralmente despercebidos, mas que possuem grande potencial para se investir.

É essencial pensar em formas de realizar mais usando menos. Otimize processos, com criatividade e inovação, e invista em colaboradores qualificados, que agregarão toda a experiência já adquirida em prol da evolução própria e coletiva.

Mas principalmente, repense suas estratégias de mercado. Amplie suas respostas para uma quantidade maior de situações; busque alternativas para atender a um público novo ou mesmo ao antigo, e renove seus serviços para isso. A versatilidade é o que amplia horizontes e irá diferenciar a sua empresa da concorrência.

 

Inovação na construção civil

As inovações vêm proporcionando ferramentas muito atrativas para a produtividade na área da Engenharia Civil, e o auxílio da tecnologia móvel, permite acessar ferramentas úteis em qualquer setor, tanto do administrativo, como de locais externos, diretamente da construção. Essas utilidades são bastante atrativas do ponto de vista econômico, pois geram maior fluidez à realização dos trabalhos, facilitando a interação de todos os setores envolvidos nas obras.

Aplicativos geram dados relevantes em tempo real, auxiliando no controle de qualidade e segurança das obras. Além disso, apoiam o gerenciamento dos processos de assistência técnica, vistoria e entrega, e de produção, otimizando cada etapa, economizando tempo e recursos. Uma agilidade que traz retornos positivos não só para a empresa que o utiliza, como para o cliente final.

É possível se sobressair e crescer mesmo em tempos de crise, para aqueles que souberem lidar da melhor maneira com os recursos que têm, permitindo-se crescer de forma ainda mais relevante. Mantenha a mente aberta à inovação.

Pensando nisso, o IDD já marcou um encontro para discutir um pouco mais sobre o assunto, com a presença do professor Ricardo Otto Rebel. Saiba mais aqui.

Opine sobre o assunto, comente sobre a sua experiência e compartilhe as suas dicas sobre como agir nos tempos de crise. Deixe a sua opinião nos comentários!

Nos acompanhe também pelas redesFacebookLinkedinInstagram e Twitter.

 

Fonte: mobussconstrucao

Imagens: adzuna | acordaengenheiro | institutogalileonet

EXPANDA SEU CONHECIMENTO
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Deixe seu comentário
  1. Seja o primeiro a comentar.
IDD NEWS
19 de abril de 2017
Eventos e Oportunidades
Por: Instituto IDD

5 motivos para nunca parar de estudar sobre construção

Um estudo constante é o que vai te diferenciar frente a todo o mercado da construção. Saiba o por quê. Primeiro: é de conhecimento geral que a quantidade de normas técnicas brasileiras (NBR) da(...)

13 de abril de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Tudo sobre industrialização e pré-fabricação na construção civil - Parte III (Final)

Vem saber tudo sobre o assunto com a terceira parte do conteúdo do Professor e Engenheiro Marcus Sterzi, para o IDD News.Ao longo dos próximos meses estarei apresentando assuntos relacio(...)

12 de abril de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Sistema de protensão: Todos os fatos que você precisa saber

Conheça os princípios básicos do sistema de protensão e domine o campo das estruturas protendidas! “Esforços compressivos induzidos pelas cordoalhas de a&(...)

06 de abril de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Por que amamos as vantagens do concreto permeável (e você também deveria)

Ganhando uma abrangência maior, o material também ganhou novas possibilidades de atuação. O concreto permeável já não é um produto novo do m(...)

05 de abril de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Como explicar Retração do Concreto para sua mãe!

Sua visão sobre retração plástica nunca mais será a mesma depois dessa explicação.Para quem trabalha na área de patologia, ou ainda quer atuar, (...)

30 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

5 motivos para planejar obras com o BIM

Se você ainda tem algum pré-conceito contra a nova tecnologia, é melhor dar uma olhada nisso.Um planejamento de obra tem como seu principal elemento o orçamento ligado ao pr(...)