Entre em contato conosco

Três dicas para ter um super controle sobre a gestão de qualidade da sua obra!

  • Três dicas para ter um super controle sobre a gestão de qualidade da sua obra!

Três dicas para ter um super controle sobre a gestão de qualidade da sua obra!

05 setembro, 2016
Por : Instituto IDD
Comentários : 0

O trabalho no canteiro de obras não serve de nada sem uma boa gestão de qualidade sobre o projeto, veja como realizar isso!


Gerir uma obra exige atenção em diversos aspectos que precisam estar em pleno controle do gestor. Garantir a qualidade do empreendimento é garantir que a obra seja finalizada no tempo previsto e dentro das especificações estabelecidas, principalmente quando os gerentes de obras, projetos ou CEOs trabalham com empreiteiras contratadas.

Mesmo que o serviço terceirizado seja super bem recomendado, essa gestão da qualidade tem a função de integrar o controle de políticas, processos e serviços prestados, além dos materiais e recursos utilizados, de toda a obra.

O site Mobuss Construção apresentou três dicas que todo gestor deve ter em mente para exercer bem a sua gestão de qualidade. Confira!

Acompanhe e garanta que as especificações da obra sejam alcançadas

Na prestação de serviços, a equipe é paga pelo tempo dedicado ao serviço e este é coordenado e fiscalizado diretamente pelo contratante. Já em empreitadas, o valor é único até a entrega do projeto e quem assume as responsabilidades é o empreiteiro, que muitas vezes não está subordinado ao contratante. Nas duas situações, o contratante tem total direito de acompanhar a execução da construção. No caso da empreiteira, as responsabilidades são do empreiteiro, mas o contratante exerce também um dever de questionar e realmente prezar pela qualidade da sua obra. Esteja sempre presente!

Garanta o padrão de qualidade da matéria-prima utilizada

Quando o empreiteiro assume os riscos econômicos, frente a imprevistos ele pode optar por materiais e insumos diferentes dos estabelecidos no início do projeto, e que não sejam da mesma qualidade. Por isso a importância do acompanhamento da qualidade de todas as etapas dos processos. As matérias-primas se diferenciam entre os fabricantes e a gestão de qualidade aqui, assegura o padrão esperado para o seu tipo de obra. Fique de olho nos detalhes!

Trabalhe para evitar transtornos

O objetivo dos empreiteiros é entregar a obra pronta no prazo e para isso, muitas vezes a equipe pode trabalhar de forma diferente da especificada no contrato ou projeto. Para que esses "desvios" das etapas do projeto não sejam percebidos apenas no fim da obra, o melhor é manter um contato contínuo com o empreiteiro e com o canteiro. E em caso de empecilhos comuns, dê vez a agilidade, converse e chegue a um acordo. Evite desentendimentos e problemas futuros!

A eficiência e o bom andamento de um projeto dependem muito de um bom preparo da liderança. Pensando no aperfeiçoamento dos profissionais que buscam especializar a sua gestão, o IDD oferece o curso de Pós em Gerenciamento e Execução de Obras. Conheça o conteúdo da especialização e venha preparar o futuro da sua carreira com a gente!

Achou relevante essa informaçãoCompartilhe com seus amigos e deixe a sua opinião nos comentários!

Nos acompanhe também pelas redesFacebook, Linkedin e Instagram. 


Fonte: mobussconstrucao

Imagem: Shutterstock.com

EXPANDA SEU CONHECIMENTO
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Deixe seu comentário
  1. Seja o primeiro a comentar.
IDD NEWS
29 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

5 motivos para se usar o Pavimento Rígido, principalmente em corredores de ônibus!

Eles têm a ver com durabilidade, desempenho e manutenção, bons motivos para você entender por que o pavimento rígido de concreto é uma alternativa adequada para(...)

24 de março de 2017
Eventos e Oportunidades
Por: Instituto IDD

As melhores vantagens de se usar o novo aplicativo Tendon

Seus problemas com cálculos de estruturas protendidas acabaram! Conheça o aplicativo Tendon! No dia 08 de março a Engenharia Civil recebeu outra grande criação (...)

22 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Manual básico: Aprenda a usar gabiões

Eles são uma das soluções mais antigas para contenção do solo e dão uma aula quando o assunto é eficiência. Pode ser uma técnica anti(...)

20 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Por que ter uma certificação Black Belt?

Entenda o que uma certificação desta pode fazer por você no mundo empresarial! Ao procurar por uma especialização ou pós-graduação, o dif&ia(...)

15 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

12 passos mágicos para planejar um projeto super eficiente!

Entenda o passo a passo de fazer um planejamento de qualidade para o crescimento da sua empresa. Você se planeja? A maioria dos profissionais sim, mas quando se fala em controlar o planejam(...)

13 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Projeto Crescer: novos investimentos e empregos em 2017

Conheça mais das oportunidades do Projeto do Programa de Parceria de Investimentos (PPI), que vem remodelar o modelo de concessões e mexer com a economia brasileira. No fim do ano p(...)