Entre em contato conosco

Tudo o que você queria saber sobre o concreto que absorve 4 mil litros de água por minuto!

  • Tudo o que você queria saber sobre o concreto que absorve 4 mil litros de água por minuto!

Tudo o que você queria saber sobre o concreto que absorve 4 mil litros de água por minuto!

24 outubro, 2016
Por : Instituto IDD
Comentários : 0

Prevenindo enchentes e reciclando águas, o concreto permeável traz grandes e boas possibilidades para a área da engenharia.

O conceito de concreto permeável você já conhece certo? A verdade é que ele existe a mais de 60 anos, mas não era utilizado em superfícies por não conseguir resistir ao tráfego de veículos em áreas urbanas. Pode ter levado um tempo, mas esse conceito já saiu do papel à alguns anos e hoje, o concreto da empresa britânica Lafarge Tarmac é um dos mais conhecidos, sendo capaz de absorver até 4 mil litros de água em menos de um minuto.

Prevenindo inundações, acidentes de automóveis em estradas molhadas ou mesmo reduzindo o aquecimento de pistas em dias quentes, o material ainda ajuda a preservar a qualidade da água, já que quando a água da chuva escoa pela rua, pode ser contaminada com combustível e outros poluentes, indo diretamente para os rios ou exigindo tratamento.

O concreto da Lafarge Tarmac, chamado de TOPMIX, conta também com canais de drenagem que criam um "reservatório subterrâneo". Quando a água armazenada dentro do sistema evapora, cria um efeito de resfriamento que reduz a temperatura da superfície

Outra opção do sistema também é a de coletar e reciclar a água que atravessa o concreto. Nesse caso, são instalados uma membrana impermeável sob o concreto e uma tubulação que captura e direciona essa água para sistemas de descargas ou irrigação.

A única ressalva colocada pela empresa é que, em locais com temperaturas muito baixas, a água retida pelo material pode congelar, danificando o piso.

Podendo ser utilizado em quadras esportivas, ciclovias, estacionamentos, calçadas, etc., o concreto, infelizmente, ainda não é recomendado para locais com alto fluxo de veículos, por apresentar riscos de sofrer rachaduras. Seu uso também é vedado para áreas com muito lodo ou serragem, podendo afetar a capacidade de escoamento de água

O concreto exige uma limpeza regular - podendo ser realizada com um hidrojato de alta pressão associado a um sistema de sucção - e seu preço também é similar a outros concretos do tipo no mercado.

Se você se interessa por novidades e o desenvolvimento de soluções inovadoras, fica a dica da especialização que pode ser a certa para você! Confira mais sobre a Pós-Graduação do IDD em Tecnologia do Concreto.

E para fechar essa matéria com chave de ouro, em um vídeo de divulgação da empresa, um caminhão pipa despeja 4 mil litros de água num estacionamento, e o efeito, você confere abaixo:

Achou relevante essa informaçãoCompartilhe com seus amigos e deixe a sua opinião nos comentários!

Nos acompanhe também pelas redesFacebookLinkedinInstagram e Twitter

 

Fontes: engenhariae | arqvision

Imagens: engenhariae | google

EXPANDA SEU CONHECIMENTO
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Deixe seu comentário
  1. Seja o primeiro a comentar.
IDD NEWS
22 de maio de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Como dominar o Radier em passos básicos

Com uma simples execução e de baixo custo, o sistema vem ganhando espaço na fundação de casas e pequenos edifícios.O conteúdo de hoje é do site (...)

18 de maio de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Vigas protendidas, mais um case de sucesso!

Conheça o caso em que vigas de concreto protendido possibilitaram vãos de até 20,5 m em edifício de SP.Em meados de 2014, foram finalizadas as obras do edifício come(...)

15 de maio de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Será que o PlasticRoad vai dominar o mundo um dia?

Utilizar plástico reciclado para a construção de estradas pode vir a ser uma ótima ideia sobre pavimentação.Buscando uma alternativa à construç&(...)

12 de maio de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Acessibilidade: uma vitória para o Estado do Paraná!

“Calçadas são bens públicos e portanto, devem ser construídas e conservadas pelos órgãos públicos”.Hoje a sexta-feira acordou com uma grand(...)

11 de maio de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Tudo o que você pode aprender sobre vida útil dos edifícios, em 9 perguntas

“Estamos falando de economia de recursos: quanto mais tempo o material durar, menor será a necessidade de substituição, e mais sustentável será a constru&ccedi(...)

08 de maio de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

A história não contada sobre o Concreto com Módulo de Elasticidade Definido

Veja tudo que nunca te contaram sobre o material que vence grandes vãos, faz estruturas esbeltas e agiliza a desfôrma.MaterialO concreto com módulo de elasticidade definido, ou con(...)