Entre em contato conosco

Tudo o que você queria saber sobre o concreto que absorve 4 mil litros de água por minuto!

  • Tudo o que você queria saber sobre o concreto que absorve 4 mil litros de água por minuto!

Tudo o que você queria saber sobre o concreto que absorve 4 mil litros de água por minuto!

24 outubro, 2016
Por : Instituto IDD
Comentários : 0

Prevenindo enchentes e reciclando águas, o concreto permeável traz grandes e boas possibilidades para a área da engenharia.

O conceito de concreto permeável você já conhece certo? A verdade é que ele existe a mais de 60 anos, mas não era utilizado em superfícies por não conseguir resistir ao tráfego de veículos em áreas urbanas. Pode ter levado um tempo, mas esse conceito já saiu do papel à alguns anos e hoje, o concreto da empresa britânica Lafarge Tarmac é um dos mais conhecidos, sendo capaz de absorver até 4 mil litros de água em menos de um minuto.

Prevenindo inundações, acidentes de automóveis em estradas molhadas ou mesmo reduzindo o aquecimento de pistas em dias quentes, o material ainda ajuda a preservar a qualidade da água, já que quando a água da chuva escoa pela rua, pode ser contaminada com combustível e outros poluentes, indo diretamente para os rios ou exigindo tratamento.

O concreto da Lafarge Tarmac, chamado de TOPMIX, conta também com canais de drenagem que criam um "reservatório subterrâneo". Quando a água armazenada dentro do sistema evapora, cria um efeito de resfriamento que reduz a temperatura da superfície

Outra opção do sistema também é a de coletar e reciclar a água que atravessa o concreto. Nesse caso, são instalados uma membrana impermeável sob o concreto e uma tubulação que captura e direciona essa água para sistemas de descargas ou irrigação.

A única ressalva colocada pela empresa é que, em locais com temperaturas muito baixas, a água retida pelo material pode congelar, danificando o piso.

Podendo ser utilizado em quadras esportivas, ciclovias, estacionamentos, calçadas, etc., o concreto, infelizmente, ainda não é recomendado para locais com alto fluxo de veículos, por apresentar riscos de sofrer rachaduras. Seu uso também é vedado para áreas com muito lodo ou serragem, podendo afetar a capacidade de escoamento de água

O concreto exige uma limpeza regular - podendo ser realizada com um hidrojato de alta pressão associado a um sistema de sucção - e seu preço também é similar a outros concretos do tipo no mercado.

Se você se interessa por novidades e o desenvolvimento de soluções inovadoras, fica a dica da especialização que pode ser a certa para você! Confira mais sobre a Pós-Graduação do IDD em Tecnologia do Concreto.

E para fechar essa matéria com chave de ouro, em um vídeo de divulgação da empresa, um caminhão pipa despeja 4 mil litros de água num estacionamento, e o efeito, você confere abaixo:

Achou relevante essa informaçãoCompartilhe com seus amigos e deixe a sua opinião nos comentários!

Nos acompanhe também pelas redesFacebookLinkedinInstagram e Twitter

 

Fontes: engenhariae | arqvision

Imagens: engenhariae | google

EXPANDA SEU CONHECIMENTO
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Deixe seu comentário
  1. Seja o primeiro a comentar.
IDD NEWS
22 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Manual básico: Aprenda a usar gabiões

Eles são uma das soluções mais antigas para contenção do solo e dão uma aula quando o assunto é eficiência. Pode ser uma técnica anti(...)

20 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Por que ter uma certificação Black Belt?

Entenda o que uma certificação desta pode fazer por você no mundo empresarial! Ao procurar por uma especialização ou pós-graduação, o dif&ia(...)

15 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

12 passos mágicos para planejar um projeto super eficiente!

Entenda o passo a passo de fazer um planejamento de qualidade para o crescimento da sua empresa. Você se planeja? A maioria dos profissionais sim, mas quando se fala em controlar o planejam(...)

13 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Projeto Crescer: novos investimentos e empregos em 2017

Conheça mais das oportunidades do Projeto do Programa de Parceria de Investimentos (PPI), que vem remodelar o modelo de concessões e mexer com a economia brasileira. No fim do ano p(...)

10 de março de 2017
Eventos e Oportunidades
Por: Instituto IDD

Cinco ótimos motivos para fazer uma pós-graduação (especialização) em 2017!

Coordenador de cinco cursos do IDD em parceria com a Lean Management Lab (LM Lab), Evandro Minato publicou seu novo artigo sobre “o porquê fazer umas pós-graduação hoj(...)

09 de março de 2017
Tecnologia e Inovação
Por: Instituto IDD

8 caraterísticas para alcançar a melhor qualidade do produto

Aprenda a impulsionar seus resultados com a qualidade dos seus produtos! Todo mundo sabe que a qualidade de um produto é um dos fatores mais importantes para o consumidor na hora de decidi(...)