Entre em contato conosco

Uso de estruturas metálicas reduz em até 40% o tempo da obra

  • Uso de estruturas metálicas reduz em até 40% o tempo da obra

Uso de estruturas metálicas reduz em até 40% o tempo da obra

12 abril, 2016
Por : Instituto IDD
Comentários : 0

Presentes nos mais variados tipos de edificações urbanas, desde pequenas estruturas até grandes pontes e estádios de futebol, as estruturas metálicas são escolha certa de diversos arquitetos e projetistas, por permitirem maior liberdade de criação e serem adaptáveis a qualquer tipo de projeto. Mas engana-se quem acredita que os benefícios dessa técnica param por aí. De acordo com o Centro Brasileiro de Construção em Aço, o uso de estruturas metálicas oferece maior produtividade aos projetos e pode reduzir em até 40% o tempo de execução da obra, se comparado aos processos convencionais.

O aço, principal material usado em estruturas metálicas, porém, não deve ser visto como ?inimigo? do concreto, pelo fato de dialogar perfeitamente com outros materiais. Por isso é essencial conhecer o conceito de estruturas híbridas, ou mistas, onde tanto o aço quanto o concreto são aplicáveis e as qualidades de cada um são aproveitadas ao máximo. 

No Brasil

Segundo o CBCA, estruturas de grande porte, construções industriais e obras especiais foram as principais responsáveis por 79% da demanda total de estruturas metálicas no país em 2013, impulsionados, talvez, pela presença de estruturas metálicas em muitos dos estádios que foram construídos ou revitalizados para a Copa do Mundo do Brasil, como o estádio Fonte Nova (foto abaixo), na Bahia, que ostenta uma fachada leve, baseada no sistema de lona tensionada. Além disso, o Cenpes, o maior centro de pesquisa da América Latina, utiliza aço 100% reciclado como principal sistema estrutural em todos os edifícios que compõem o projeto.

Versatilidade como grande diferencial

Estruturas em aço são, normalmente, fabricadas na indústria e entregues no canteiro de obras já prontas para a montagem. Por isso, elas poupam mão-de-obra e aceleram a execução do projeto. 

A versatilidade e flexibilidade que proporcionam aos projetos faz com que as estruturas metálicas sejam uma opção cada vez mais procurada, pois permitem a criação de grandes vãos e balanços sem pilares ou paredes estruturais, e isso faz com que os arquitetos tenham mais liberdade de criação.

Além disso, optar pelo uso de estruturas metálicas também é pensar no meio ambiente, uma vez que o material utiliza menos água e madeira, é reciclável e tem baixo impacto ambiental. Com o tempo da obra reduzido, o canteiro de obras estará ativo por menos tempo, resultando em economia de energia.

Consciência e dedicação

Assim como qualquer método de construção, as estruturas metálicas tem como principal requisito a precisão do cálculo estrutural, a fim de evitar superdimensionamentos. É extremamente importante analisar todos os aspectos da obra antes de definir o tipo de material com o qual se vai trabalhar para, também, decidir como a estrutura será protegida da ação do tempo. Também é necessário desenvolver um projeto de logística inteligente, uma vez que a estrutura chega pronta ao canteiro, onde é apenas montada.

Vale a pena investir nessa área?

Em alguns países, o uso de estruturas metálicas chega a ser 50% maior se comparado a outros materiais. Aqui no Brasil, o percentual não é tão alto (15%), mas deixa claro um enorme potencial de expansão do setor, desencadeado pela tendência de industrialização da área da Construção Civil.

Dados do setor dos fabricantes de estruturas de aço estimam crescimento de 5% em termos de produção em relação ao ano passado. De acordo com a Associação Brasileira da Construção Metálica, a expansão será alavancada pela conclusão de obras de infraestrutura, principalmente no setor comercial, como shoppings e hotéis.

Achou relevante essa informaçãoCompartilhe com seus amigos e deixe a sua opinião nos comentários!

Nos acompanhe também pelas redesFacebookLinkedinInstagram e Twitter.

EXPANDA SEU CONHECIMENTO
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Deixe seu comentário
  1. Seja o primeiro a comentar.
IDD NEWS
29 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

5 motivos para se usar o Pavimento Rígido, principalmente em corredores de ônibus!

Eles têm a ver com durabilidade, desempenho e manutenção, bons motivos para você entender por que o pavimento rígido de concreto é uma alternativa adequada para(...)

24 de março de 2017
Eventos e Oportunidades
Por: Instituto IDD

As melhores vantagens de se usar o novo aplicativo Tendon

Seus problemas com cálculos de estruturas protendidas acabaram! Conheça o aplicativo Tendon! No dia 08 de março a Engenharia Civil recebeu outra grande criação (...)

22 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Manual básico: Aprenda a usar gabiões

Eles são uma das soluções mais antigas para contenção do solo e dão uma aula quando o assunto é eficiência. Pode ser uma técnica anti(...)

20 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Por que ter uma certificação Black Belt?

Entenda o que uma certificação desta pode fazer por você no mundo empresarial! Ao procurar por uma especialização ou pós-graduação, o dif&ia(...)

15 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

12 passos mágicos para planejar um projeto super eficiente!

Entenda o passo a passo de fazer um planejamento de qualidade para o crescimento da sua empresa. Você se planeja? A maioria dos profissionais sim, mas quando se fala em controlar o planejam(...)

13 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Projeto Crescer: novos investimentos e empregos em 2017

Conheça mais das oportunidades do Projeto do Programa de Parceria de Investimentos (PPI), que vem remodelar o modelo de concessões e mexer com a economia brasileira. No fim do ano p(...)