Entre em contato conosco

Viaduto de Millau, a ponte estaiada que é alucinante!

  • Viaduto de Millau, a ponte estaiada que é alucinante!

Viaduto de Millau, a ponte estaiada que é alucinante!

06 julho, 2016
Por : Instituto IDD
Comentários : 0

Que tal passear por uma das pontes suspensas mais altas do mundo?

 

Tem coisas que só se vê na área da Engenharia. E construções como o Viaduto de Millau, no sudoeste da França, são exemplos de obras fantásticas que nos fazem mesmo, suspirar. Com torres que alcançam 343 metros, a ponte chegou a ter o título de mais alta ponte estaiada do mundo, só perdendo o recorde recentemente, para a ponte Baluarte no México, com seus 403 metros de altura.

O viaduto de Millau, sobre o rio Tarn é hoje o caminho mais curto (e rápido) entre Clermont-Ferraud e Beziers, passando pela cidade de Millau, no sul da França. O que muitos não sabem é que antes do viaduto, uma viagem por esse trecho não era considerada muito animadora. Como todos os carros precisavam contornar por uma única estrada que descia pelo vale do rio Tarn, além do caminho tortuoso, o trânsito pesado era constante.

Foi aí que em 1987 surgiram os primeiros projetos para a construção do viaduto. Ele não foi a única ideia apresentada, mas, por incrível que pareça, foi considerada a mais prática e viável. O projeto de Norman Foster e Michel Virlogeux, arquiteto e engenheiro, foi aprovado em 1996 e a construção desenvolvida de 2001 a 2004.

É claro que o trabalho de construção não foi um mar de rosas, todo o processo desafiou os profissionais, tanto pelas características da estrutura, como pela velocidade dos ventos na região. Entre as estratégias diferenciais do processo, o destaque ficou para o fato de o viaduto ter sido construído junto com os pilares em terra, e só depois ser “deslizado” para cima da estrutura.

Em tempo recorde a construção, iniciada em outubro de 2001, teve todo o trabalho em concreto finalizado em pouco mais de dois anos, um crescimento estimado de 4 metros a cada 3 dias.

Com 36.000 toneladas, mais 700 toneladas em cada um dos pilares, a estrutura finalizada se apresentou mais alta que a Torre Eiffel, com seus 300 metros de altura. O esperado é que a ponte tenha uma vida bela e saudável de aproximados 120 anos. 

Com quase 2,5 km de extensão, o custo estimado de construção é de 400 milhões de euros. Curioso para ver esse viaduto de perto? Até que sua viagem para o sul da França esteja em fase de planejamento, é possível ter uma ideia sobre essa construção insana aqui:

Achou relevante essa informaçãoCompartilhe com seus amigos e deixe a sua opinião nos comentários!

Nos acompanhe também pelas redesFacebookLinkedinInstagram e Twitter.

 

Fontes: 

blogdaengenharia

tecmundo

EXPANDA SEU CONHECIMENTO
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Deixe seu comentário
  1. Seja o primeiro a comentar.
IDD NEWS
22 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Manual básico: Aprenda a usar gabiões

Eles são uma das soluções mais antigas para contenção do solo e dão uma aula quando o assunto é eficiência. Pode ser uma técnica anti(...)

20 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Por que ter uma certificação Black Belt?

Entenda o que uma certificação desta pode fazer por você no mundo empresarial! Ao procurar por uma especialização ou pós-graduação, o dif&ia(...)

15 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

12 passos mágicos para planejar um projeto super eficiente!

Entenda o passo a passo de fazer um planejamento de qualidade para o crescimento da sua empresa. Você se planeja? A maioria dos profissionais sim, mas quando se fala em controlar o planejam(...)

13 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Projeto Crescer: novos investimentos e empregos em 2017

Conheça mais das oportunidades do Projeto do Programa de Parceria de Investimentos (PPI), que vem remodelar o modelo de concessões e mexer com a economia brasileira. No fim do ano p(...)

10 de março de 2017
Eventos e Oportunidades
Por: Instituto IDD

Cinco ótimos motivos para fazer uma pós-graduação (especialização) em 2017!

Coordenador de cinco cursos do IDD em parceria com a Lean Management Lab (LM Lab), Evandro Minato publicou seu novo artigo sobre “o porquê fazer umas pós-graduação hoj(...)

09 de março de 2017
Tecnologia e Inovação
Por: Instituto IDD

8 caraterísticas para alcançar a melhor qualidade do produto

Aprenda a impulsionar seus resultados com a qualidade dos seus produtos! Todo mundo sabe que a qualidade de um produto é um dos fatores mais importantes para o consumidor na hora de decidi(...)