Entre em contato conosco

Viaduto de Millau, a ponte estaiada que é alucinante!

  • Viaduto de Millau, a ponte estaiada que é alucinante!

Viaduto de Millau, a ponte estaiada que é alucinante!

06 julho, 2016
Por : Instituto IDD
Comentários : 0

Que tal passear por uma das pontes suspensas mais altas do mundo?

 

Tem coisas que só se vê na área da Engenharia. E construções como o Viaduto de Millau, no sudoeste da França, são exemplos de obras fantásticas que nos fazem mesmo, suspirar. Com torres que alcançam 343 metros, a ponte chegou a ter o título de mais alta ponte estaiada do mundo, só perdendo o recorde recentemente, para a ponte Baluarte no México, com seus 403 metros de altura.

O viaduto de Millau, sobre o rio Tarn é hoje o caminho mais curto (e rápido) entre Clermont-Ferraud e Beziers, passando pela cidade de Millau, no sul da França. O que muitos não sabem é que antes do viaduto, uma viagem por esse trecho não era considerada muito animadora. Como todos os carros precisavam contornar por uma única estrada que descia pelo vale do rio Tarn, além do caminho tortuoso, o trânsito pesado era constante.

Foi aí que em 1987 surgiram os primeiros projetos para a construção do viaduto. Ele não foi a única ideia apresentada, mas, por incrível que pareça, foi considerada a mais prática e viável. O projeto de Norman Foster e Michel Virlogeux, arquiteto e engenheiro, foi aprovado em 1996 e a construção desenvolvida de 2001 a 2004.

É claro que o trabalho de construção não foi um mar de rosas, todo o processo desafiou os profissionais, tanto pelas características da estrutura, como pela velocidade dos ventos na região. Entre as estratégias diferenciais do processo, o destaque ficou para o fato de o viaduto ter sido construído junto com os pilares em terra, e só depois ser “deslizado” para cima da estrutura.

Em tempo recorde a construção, iniciada em outubro de 2001, teve todo o trabalho em concreto finalizado em pouco mais de dois anos, um crescimento estimado de 4 metros a cada 3 dias.

Com 36.000 toneladas, mais 700 toneladas em cada um dos pilares, a estrutura finalizada se apresentou mais alta que a Torre Eiffel, com seus 300 metros de altura. O esperado é que a ponte tenha uma vida bela e saudável de aproximados 120 anos. 

Com quase 2,5 km de extensão, o custo estimado de construção é de 400 milhões de euros. Curioso para ver esse viaduto de perto? Até que sua viagem para o sul da França esteja em fase de planejamento, é possível ter uma ideia sobre essa construção insana aqui:

Achou relevante essa informaçãoCompartilhe com seus amigos e deixe a sua opinião nos comentários!

Nos acompanhe também pelas redesFacebookLinkedinInstagram e Twitter.

 

Fontes: 

blogdaengenharia

tecmundo

EXPANDA SEU CONHECIMENTO
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Deixe seu comentário
  1. Seja o primeiro a comentar.
IDD NEWS
22 de maio de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Como dominar o Radier em passos básicos

Com uma simples execução e de baixo custo, o sistema vem ganhando espaço na fundação de casas e pequenos edifícios.O conteúdo de hoje é do site (...)

18 de maio de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Vigas protendidas, mais um case de sucesso!

Conheça o caso em que vigas de concreto protendido possibilitaram vãos de até 20,5 m em edifício de SP.Em meados de 2014, foram finalizadas as obras do edifício come(...)

15 de maio de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Será que o PlasticRoad vai dominar o mundo um dia?

Utilizar plástico reciclado para a construção de estradas pode vir a ser uma ótima ideia sobre pavimentação.Buscando uma alternativa à construç&(...)

12 de maio de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Acessibilidade: uma vitória para o Estado do Paraná!

“Calçadas são bens públicos e portanto, devem ser construídas e conservadas pelos órgãos públicos”.Hoje a sexta-feira acordou com uma grand(...)

11 de maio de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Tudo o que você pode aprender sobre vida útil dos edifícios, em 9 perguntas

“Estamos falando de economia de recursos: quanto mais tempo o material durar, menor será a necessidade de substituição, e mais sustentável será a constru&ccedi(...)

08 de maio de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

A história não contada sobre o Concreto com Módulo de Elasticidade Definido

Veja tudo que nunca te contaram sobre o material que vence grandes vãos, faz estruturas esbeltas e agiliza a desfôrma.MaterialO concreto com módulo de elasticidade definido, ou con(...)