Entre em contato conosco

Você sabe o que é Retrofit?

  • Você sabe o que é Retrofit?

Você sabe o que é Retrofit?

19 setembro, 2016
Por : Instituto IDD
Comentários : 0

Conheça o sistema de reforma mais moderninho de 2016!


O termo em inglês tem o significado de "reforma", mas não uma simples reforma no sentido tradicional, o Retrofit quer dizer mais, traz o sentido de melhorar, mas também de customizar e adaptar possibilidades de uso de uma construção mais antiga. 

O termo vem sendo usado como sentido de renovação e atualização, ao colocar o antigo "em boa forma" sem deixar de manter suas características originais. A arte de retrofitar trabalha principalmente para a preservação da história dentro da construção civil

A prática do Retrofit surgiu e foi desenvolvida na Europa - sendo bastante usada também nos EUA - pela importância da renovação e manutenção dos edifícios antigos e históricos, que não são poucos nestes lugares! O principal motivo foi que a legislação desses países não permitiu a substituição do acervo arquitetônico, bastante rico por sinal. O Retrofit surgiu então, como solução que preserva o patrimônio histórico ao mesmo tempo em que permite a utilização dos imóveis

Para dar uma cara nova aos antigos edifícios, deixando-os prontos para a habitação, o método faz uso de tecnologias avançadas em sistemas prediais e materiais modernos, que auxiliem na compatibilização das restrições urbanas e ocupacionais atuais. Na maior parte dos casos, o Retrofit sai mais caro do que derrubar o edifício e construir um novo, mas em casos como o da Europa, preservar o patrimônio histórico tem um valor tão alto, que o custo mensurável nem importa mais. 

Mas falando sério, quais são as vantagens do Retrofit?

Nem sempre a escolha pelo Retrofit precisa ser tão cara, um bom planejamento do projeto e da execução poderá manter o edifício constantemente atualizado, aumentando sua vida útil, diminuindo custos com manutenção e diversificando suas possibilidades de uso. As principais habilidades do método estão na sua eficiência em transformar edifícios em construções atualizadas, tecnológicas, confortáveis, seguras e funcionais para os usuários, mantendo ainda a sua viabilidade.

Na verdade, um dos pontos positivos que vêm estimulando a adoção do Retrofit, é justamente a possibilidade da obtenção de valores aceitáveis para o investimento. Os benefícios são vistos tanto através de valores mensuráveis como a valorização do imóvel e a melhoria da eficiência energética, quanto valores intangíveis como a preservação da memória histórica, a melhoria da segurança e do conforto. 

O Retrofit não se limita a edifícios, podendo atingir áreas urbanas inteiras, principalmente em questões como a revitalização urbana. E em qualquer das situações o método tem o sentido de uma intervenção integral, trazendo soluções para as fachadas, instalações elétricas e hidráulicas, circulação, elevadores, proteção contra incêndio e todos os itens que puderem ser renovados.

Mesmo com as dificuldades ao se iniciar as obras - pelas limitações físicas das estruturas - o Retrofit ainda ganha muita atenção pela redução do prazo e a adequação geográfica do imóvel.

Nos centros urbanos do Brasil existem centenas de edifícios com mais de 50 anos de vida que sofrerão adaptações para atender as necessidades do mercado econômico. E você, está preparado para atender a este mercado? O curso de Gerenciamento de Reformas do IDD oferece um conteúdo detalhado sobre reforma de diversos espaços arquitetônicos, trabalhando para que o profissional esteja atento às melhores práticas de gerenciamento e execução empregadas atualmente. Vem saber mais! Pós-graduação em Gestão Responsável de Reformas - Ênfase em Práticas e Inovação.

Achou relevante essa informaçãoCompartilhe com seus amigos e deixe a sua opinião nos comentários!

Nos acompanhe também pelas redesFacebook, Linkedin e Instagram. 


Fonte: forumdaconstrucao

Imagens: flickr | forumdaconstrucao

EXPANDA SEU CONHECIMENTO
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Deixe seu comentário
  1. Seja o primeiro a comentar.
IDD NEWS
19 de abril de 2017
Eventos e Oportunidades
Por: Instituto IDD

5 motivos para nunca parar de estudar sobre construção

Um estudo constante é o que vai te diferenciar frente a todo o mercado da construção. Saiba o por quê. Primeiro: é de conhecimento geral que a quantidade de normas técnicas brasileiras (NBR) da(...)

13 de abril de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Tudo sobre industrialização e pré-fabricação na construção civil - Parte III (Final)

Vem saber tudo sobre o assunto com a terceira parte do conteúdo do Professor e Engenheiro Marcus Sterzi, para o IDD News.Ao longo dos próximos meses estarei apresentando assuntos relacio(...)

12 de abril de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Sistema de protensão: Todos os fatos que você precisa saber

Conheça os princípios básicos do sistema de protensão e domine o campo das estruturas protendidas! “Esforços compressivos induzidos pelas cordoalhas de a&(...)

06 de abril de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Por que amamos as vantagens do concreto permeável (e você também deveria)

Ganhando uma abrangência maior, o material também ganhou novas possibilidades de atuação. O concreto permeável já não é um produto novo do m(...)

05 de abril de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Como explicar Retração do Concreto para sua mãe!

Sua visão sobre retração plástica nunca mais será a mesma depois dessa explicação.Para quem trabalha na área de patologia, ou ainda quer atuar, (...)

30 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

5 motivos para planejar obras com o BIM

Se você ainda tem algum pré-conceito contra a nova tecnologia, é melhor dar uma olhada nisso.Um planejamento de obra tem como seu principal elemento o orçamento ligado ao pr(...)