Entre em contato conosco

Você sabe o que é Retrofit?

  • Você sabe o que é Retrofit?

Você sabe o que é Retrofit?

19 setembro, 2016
Por : Instituto IDD
Comentários : 0

Conheça o sistema de reforma mais moderninho de 2016!


O termo em inglês tem o significado de "reforma", mas não uma simples reforma no sentido tradicional, o Retrofit quer dizer mais, traz o sentido de melhorar, mas também de customizar e adaptar possibilidades de uso de uma construção mais antiga. 

O termo vem sendo usado como sentido de renovação e atualização, ao colocar o antigo "em boa forma" sem deixar de manter suas características originais. A arte de retrofitar trabalha principalmente para a preservação da história dentro da construção civil

A prática do Retrofit surgiu e foi desenvolvida na Europa - sendo bastante usada também nos EUA - pela importância da renovação e manutenção dos edifícios antigos e históricos, que não são poucos nestes lugares! O principal motivo foi que a legislação desses países não permitiu a substituição do acervo arquitetônico, bastante rico por sinal. O Retrofit surgiu então, como solução que preserva o patrimônio histórico ao mesmo tempo em que permite a utilização dos imóveis

Para dar uma cara nova aos antigos edifícios, deixando-os prontos para a habitação, o método faz uso de tecnologias avançadas em sistemas prediais e materiais modernos, que auxiliem na compatibilização das restrições urbanas e ocupacionais atuais. Na maior parte dos casos, o Retrofit sai mais caro do que derrubar o edifício e construir um novo, mas em casos como o da Europa, preservar o patrimônio histórico tem um valor tão alto, que o custo mensurável nem importa mais. 

Mas falando sério, quais são as vantagens do Retrofit?

Nem sempre a escolha pelo Retrofit precisa ser tão cara, um bom planejamento do projeto e da execução poderá manter o edifício constantemente atualizado, aumentando sua vida útil, diminuindo custos com manutenção e diversificando suas possibilidades de uso. As principais habilidades do método estão na sua eficiência em transformar edifícios em construções atualizadas, tecnológicas, confortáveis, seguras e funcionais para os usuários, mantendo ainda a sua viabilidade.

Na verdade, um dos pontos positivos que vêm estimulando a adoção do Retrofit, é justamente a possibilidade da obtenção de valores aceitáveis para o investimento. Os benefícios são vistos tanto através de valores mensuráveis como a valorização do imóvel e a melhoria da eficiência energética, quanto valores intangíveis como a preservação da memória histórica, a melhoria da segurança e do conforto. 

O Retrofit não se limita a edifícios, podendo atingir áreas urbanas inteiras, principalmente em questões como a revitalização urbana. E em qualquer das situações o método tem o sentido de uma intervenção integral, trazendo soluções para as fachadas, instalações elétricas e hidráulicas, circulação, elevadores, proteção contra incêndio e todos os itens que puderem ser renovados.

Mesmo com as dificuldades ao se iniciar as obras - pelas limitações físicas das estruturas - o Retrofit ainda ganha muita atenção pela redução do prazo e a adequação geográfica do imóvel.

Nos centros urbanos do Brasil existem centenas de edifícios com mais de 50 anos de vida que sofrerão adaptações para atender as necessidades do mercado econômico. E você, está preparado para atender a este mercado? O curso de Gerenciamento de Reformas do IDD oferece um conteúdo detalhado sobre reforma de diversos espaços arquitetônicos, trabalhando para que o profissional esteja atento às melhores práticas de gerenciamento e execução empregadas atualmente. Vem saber mais! Pós-graduação em Gestão Responsável de Reformas - Ênfase em Práticas e Inovação.

Achou relevante essa informaçãoCompartilhe com seus amigos e deixe a sua opinião nos comentários!

Nos acompanhe também pelas redesFacebook, Linkedin e Instagram. 


Fonte: forumdaconstrucao

Imagens: flickr | forumdaconstrucao

EXPANDA SEU CONHECIMENTO
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Deixe seu comentário
  1. Seja o primeiro a comentar.
IDD NEWS
22 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Manual básico: Aprenda a usar gabiões

Eles são uma das soluções mais antigas para contenção do solo e dão uma aula quando o assunto é eficiência. Pode ser uma técnica anti(...)

20 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Por que ter uma certificação Black Belt?

Entenda o que uma certificação desta pode fazer por você no mundo empresarial! Ao procurar por uma especialização ou pós-graduação, o dif&ia(...)

15 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

12 passos mágicos para planejar um projeto super eficiente!

Entenda o passo a passo de fazer um planejamento de qualidade para o crescimento da sua empresa. Você se planeja? A maioria dos profissionais sim, mas quando se fala em controlar o planejam(...)

13 de março de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Projeto Crescer: novos investimentos e empregos em 2017

Conheça mais das oportunidades do Projeto do Programa de Parceria de Investimentos (PPI), que vem remodelar o modelo de concessões e mexer com a economia brasileira. No fim do ano p(...)

10 de março de 2017
Eventos e Oportunidades
Por: Instituto IDD

Cinco ótimos motivos para fazer uma pós-graduação (especialização) em 2017!

Coordenador de cinco cursos do IDD em parceria com a Lean Management Lab (LM Lab), Evandro Minato publicou seu novo artigo sobre “o porquê fazer umas pós-graduação hoj(...)

09 de março de 2017
Tecnologia e Inovação
Por: Instituto IDD

8 caraterísticas para alcançar a melhor qualidade do produto

Aprenda a impulsionar seus resultados com a qualidade dos seus produtos! Todo mundo sabe que a qualidade de um produto é um dos fatores mais importantes para o consumidor na hora de decidi(...)