Entre em contato conosco

EXTENSÃO EM

NBR 6123: 1988 - Forças Devidas ao Vento em Edificações - Interpretação, Definições e Procedimentos

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO E GARANTA A SUA VAGA.

INFORMAÇÕES SOBRE A PRÓXIMA TURMA?

NBR 6123: 1988 - FORÇAS DEVIDAS AO VENTO EM EDIFICAÇÕES - INTERPRETAÇÃO, DEFINIÇÕES E PROCEDIMENTOS

CENÁRIO ATUAL E MERCADO DE TRABALHO
 
Cada vez mais, os escritórios de engenharia e arquitetura são instigados a projetar estruturas mais leves e esbeltas, utilizando materiais ecologicamente corretos e que apresentem melhores propriedades mecânicas com menor peso próprio, a fim de reduzir as cargas nas fundações e obter o máximo desempenho possível do sistema estrutural adotado. Como consequência, podem-se obter estruturas mais econômicas e com custo reduzido.
 
Um dos principais motivos que levam a criação deste cenário é a competitividade entre grandes construtoras e incorporadoras dentro de um mercado cada vez mais desafiador. É devido a esta busca pela "estrutura ótima" que os efeitos produzidos pela ação do vento acabam sendo extremamente relevantes em estruturas com as características acima, tornando essencial a correta avaliação desta força da natureza, a qual, por vezes, pode causar catástrofes e prejuízos incalculáveis.
 
Estruturas como edifícios industriais, torres de transmissão de energia e outras estruturas treliçadas, possuem baixo peso próprio e são as que mais sofrem com estes efeitos provenientes da força do vento. Por conta disso, o profissional que compreende bem as prescrições da NBR 6123, norma que regulamenta o assunto no Brasil, acaba se tornando um profissional diferenciado e bastante valorizado no mercado de trabalho, uma vez que está apto a projetar estruturas leves e com resistências adequadas, mas sem abrir mão da segurança e conforto necessários.
 
Com base no contexto acima, por entender a importância e necessidade de capacitar cada vez mais os profissionais atuantes nas áreas de engenharia civil, engenharia mecânica e arquitetura, o Instituto IDD oferece o curso de Extensão sobre a NBR 6123: 1988, "Forças devidas ao vento em edificações: Interpretação, definições e procedimentos", o qual aborda de maneira completa a norma brasileira de referência sobre o assunto. 
 
OBJETIVOS DO CURSO
 
O principal objetivo do curso é capacitar o participante a interpretar e utilizar as considerações da norma NBR 6123: 1988 da maneira correta, levando em conta as forças devidas à ação estática e dinâmica do vento, para efeito de cálculo de estruturas.
 
O curso trabalha para que os participantes possam:
 
1. Compreender os objetivos e entender os conceitos e definições da norma;
2. Determinar a velocidade característica do vento para qualquer região do país;
3. Determinar a força e os coeficientes que devem ser empregados no cálculo de galpões para usos gerais e edifícios de múltiplos andares, bem como em reticulados planos, muros e placas, torres de telecomunicação e transmissão de energia;
4. Considerar os efeitos dinâmicos devidos à turbulência atmosférica em estruturas altas;
5. Executar os exercícios práticos que serão abordados, envolvendo situações reais;
6. Conhecer a utilização de novas técnicas e produtos relacionados com a área;
7. Pesquisar soluções para problemas de engenharia.
 
PÚBLICO-ALVO
 
O curso de Extensão sobre a norma brasileira de vento é destinado aos estudantes de engenharia civil, engenharia mecânica, arquitetura e áreas afins, projetistas de estruturas de madeira, aço e/ou concreto e profissionais envolvidos na área de estruturas que estejam buscando aperfeiçoamento.
 
+ DO CURSO
 
O curso oferecido já foi ministrado em universidades do Paraná e Santa Catarina, bem como abordado em palestras e mini-cursos sobre o assunto em Semanas de Engenharia e Semanas Acadêmicas nas principais universidades do Paraná, sendo esta a segunda edição oferecida no Instituto IDD.

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO E GARANTA A SUA VAGA.

INFORMAÇÕES SOBRE A PRÓXIMA TURMA?

Martinho Giacomitti Junior

M.Sc.

*Professores Convidados.

**O Instituto IDD se reserva ao direito de alterar o corpo docente quando necessário.

***O corpo docente pode variar conforme a sede do curso.

Ação do Vento em Edifícios de Múltiplos Andares
Ação do Vento em Galpões para Usos Gerais
Ação do Vento em Placas e Muros
Ação do Vento em Reticulados Planos
Ação do Vento em Torres de Telecomunicações e Transmissão de Energia
Conceitos e Definições da NBR 6123
Efeitos Dinâmicos Devidos à Turbulência Atmosférica
Exercícios Práticos
Objetivos
Procedimento para Cálculo de Forças Devidas ao Vento em Edificações
Velocidade Característica do Vento
VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:
IDD NEWS