Entre em contato conosco

PÓS-GRADUAÇÃO EM

Engenharia da Manutenção e Gestão de Ativos

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO E GARANTA A SUA VAGA.

INFORMAÇÕES SOBRE A PRÓXIMA TURMA?

ENGENHARIA DA MANUTENÇÃO E GESTÃO DE ATIVOS

CENÁRIO ATUAL E MERCADO DE TRABALHO

A Função Manutenção vem se consolidando ano após ano como uma área não somente técnica, mas também de gestão estratégica de elevada importância para as organizações modernas e competitivas. Responsável pela geração de condições adequadas de operação para que máquinas, equipamentos e instalações apresentem segurança e disponibilidade adequadas, a função faz com que a organização tenha reais possibilidades de atingir seus objetivos em custo, qualidade, entrega, moral e segurança.

Ratificando a importância da Função Manutenção, a NBR ISO 55000:2014 - Gestão de Ativos apresenta o conjunto de atividades coordenadas que uma organização usa para dar valor aos ativos (equipamentos, edifícios, plantas industriais, infraestrutura, estoque, etc.) na entrega dos seus resultados de forma sustentável.  Essa Gestão de Ativos transforma a intensão estratégica da organização em decisões técnicas e financeiras e garante que os ativos desempenhem a sua função. 

Diferente da visão tradicional da manutenção, que leva em conta apenas os custos de manutenção, a Gestão de Ativos considera a perspectiva de todo o ciclo de vida do ativo, conhecida como a Life Cicle Cost (LCC). Ela não foca naquilo que as organizações fazem com os ativos, mas no que os ativos podem fazer pelas organizações. Estabelecendo um procedimento técnico com 28 pontos para uma gestão abrangente, a Gestão de Ativos visa aperfeiçoar o sistema de gestão para todos os tipos de ativos físicos das empresas.

Hoje, há uma necessidade real e iminente de profissionais que tenham conhecimento teórico e prático no planejamento de manutenção, análise de falhas e execução de projetos de melhoria contínua, para reduzir perdas e aumentar a agilidade e flexibilidade das empresas.

O curso de Engenharia de Manutenção e Gestão de Ativos do IDD vem alinhar planejamento estratégico, tático e operacional da Função Manutenção e da Gestão de Ativos, com a técnica da consagrada metodologia Lean Six Sigma, além de contar com professores atuantes no mercado de trabalho em diferentes segmentos produtivos. Abordando aspectos teóricos e práticos do dia-a-dia da manutenção, o curso possibilita a produção de um projeto prático em uma empresa real, visando explorar os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para a execução de um Projeto de Melhoria Six Sigma Green Belt.

Ao final do curso, o estudante que finalizar com êxito o Projeto Six Sigma Green Belt, receberá além do Certificado de Especialista em Engenharia de Manutenção e Gestão de Ativos, o Certificado de Six Sigma Green Belt, atestando conhecimentos teóricos e práticos na metodologia Six Sigma e na ferramenta DMAIC, super valorizada no mercado.

É por acreditar na importância dessa área dentro da estratégia das organizações, que o Instituto IDD, em parceria com o Lean Management Lab (LM LAB), oferta o curso de pós-graduação a nível de especialização em Engenharia de Manutenção e Gestão de Ativos, que abrange com profundidade os temas pertinentes a esta função, e aliado a Dupla Certificação Especialista + Six Sigma Green Belt, garante profundo aprendizado teórico e prático.

OBJETIVOS DO CURSO

1. Preparar, atualizar e qualificar o profissional de Engenharia da Manutenção e Gestão de Ativos, baseando-se na mais moderna teoria acadêmica sobre os temas explorados e em experiências reais do mercado de trabalho.
2. Explorar a visão mais ampla da gestão da Função Manutenção das organizações, entendendo suas inter-relações com outras áreas e também a organização como um sistema. 
3. Desenvolver a análise crítica dos processos internos e externos impactantes na função manutenção da organização e manter o foco no resultado;
4. Dominar técnicas e ferramentas de gestão da Função Manutenção;
5. Criar a cultura do trabalho em equipe, desenvolvendo a liderança e proatividade - Transformar profissionais em agentes de mudança com foco na melhoria contínua de processos necessários para o mercado de trabalho no momento em que vivemos;
6. Certificar o aprendizado teórico e prático através de projeto prático orientado - TCC Hands on Six Sigma Green Belt;
7. Conhecer a utilização de novas técnicas e produtos relacionados com a área;
8. Pesquisar soluções para problemas da área.

PÚBLICO-ALVO

O curso de pós-graduação em Engenharia de Manutenção e Gestão de Ativos destina-se aos profissionais com formação superior, atuantes em empresas públicas ou privadas, em quaisquer áreas, e que estejam envolvidos na gestão de ativos ou na função manutenção. Ou ainda, que pretendam ingressar nesta promissora área de trabalho.

+ DO CURSO

O curso oferece Dupla Certificação fornecendo aos estudantes o Certificado de Especialista em Engenharia da Manutenção e Gestão de Ativos, e também o Certificado Six Sigma Green Belt, ao término do TCC HANDS ON

Conta ainda com aulas ministradas por professores da área, atuantes como profissionais sêniores de empresas reconhecidamente Classe Mundial. O corpo docente ministra aulas baseadas não somente na teoria acadêmica, mas em suas experiências no mercado de trabalho, procurando formar indivíduos alinhados com as necessidades das empresas para o momento atual em que vivemos.

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO E GARANTA A SUA VAGA.

INFORMAÇÕES SOBRE A PRÓXIMA TURMA?

Evandro Minato

Coordenador do Curso

Alessandro Sperancetta

M.Sc. (Groupe Renault)

Celso Peck Do Amaral

M.Sc. (Apeck Consultoria de Resultado Ltda)

Cláudio César Ferreira

M.Sc.

Fábio José Ricardo

M.Sc. (Walmart)

Jeferson Batista Da Silva

M.Sc. (Rumo Logística)

Fabiano Felipe Portela Santos

Esp. (2f Gestão de Negócios)

Jean Carlo Kuhnl

Esp. (Renault do Brasil)

José Eduardo Duarte Minho

Esp.

Marcelo Vieira Jurchaks

Esp. (LM Lab)

Rodrigo Pascini

Esp. (SIG Combibloc)

*Professores Convidados.

**O Instituto IDD se reserva ao direito de alterar o corpo docente quando necessário.

***O corpo docente pode variar conforme a sede do curso.

Gestão Estratégica da Manutenção | 30 h.a.
Gestor Lean - Cultura & Liderança | 30 h.a.
Green Belt I - Define e Measure | 30 h.a.
Green Belt II - Analyze, Improve e Control | 30 h.a. 
Indicadores e Gestão da Informação na manutenção | 30 h.a.
PCM, Gestão de Suprimentos e Logística | 30 h.a.
Gestão de Custos na Manutenção | 30 h.a.
Manutenção Centrada em Confiabilidade (MCC) | 30 h.a.
Gestão de Facilities e Eficiência Energética | 30 h.a.
Gestão de Ativos -  Normas e Procedimentos | 30 h.a.
Segurança, Saúde e Meio Ambiente e Compliance | 30 h.a.
TPM: Manutenção Produtiva Total | 30 h.a.
TCC Hands On - Green Belt | 60 h.a.

Atividade Complementares | 72 h.a.

Carga Horária Total | 492 h.a.

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:
IDD NEWS