Entre em contato conosco

PÓS-GRADUAÇÃO EM

Indústria 4.0

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO E GARANTA A SUA VAGA.

INFORMAÇÕES SOBRE A PRÓXIMA TURMA?

INDÚSTRIA 4.0

CENÁRIO ATUAL E MERCADO DE TRABALHO

A indústria mundial passa por um período de transformação sob a ótica de uma nova lógica de produção (do virtual para o real). É cada vez maior a necessidade de implantação de processos ágeis, eficientes e produtivos. E para isso, é preciso dar um salto tecnológico

O termo Indústria 4.0 foi utilizado pela primeira vez durante a Feira de Hannover em 2011 na Alemanha, onde foi proposta uma nova organização industrial com o desenvolvimento das "Smart Factories" ou Fábricas do Futuro, proporcionando uma verdadeira revolução colaborativa nos processos produtivos e criando cadeias de valor agregado revolucionárias.

De acordo com relatório apresentado pelo Boston Consukting Group (BCG) são nove as tecnologias aplicadas à Indústria 4.0:

1 - Robôs Inteligentes, capazes de interagir com outras máquinas e com os seres humanos, atuando de maneira mais flexível e colaborativa;
2 - Manufatura Aditiva, permitindo a produção através de impressoras 3D;
3 - Simulação - Etapa que permite que processos e produtos sejam testados e ensaiados durante a fase de concepção, reduzindo custos com falhas e o tempo de projeto;
4 - Integração Horizontal e Vertical dos Sistemas - Sistemas ERP que integram toda a cadeia de valor produtiva, por meio da análise e tomada de decisão de dados;
5 - Internet das Coisas - Conectividade entre os diversos dispositivos flexibilizando o acesso e controle em todo o processo produtivo;
6 - Big Data & Analytics - Sistemas inteligentes que identificam falhas nos processos, melhorando a qualidade da produção em tempo real, economizando energia e melhorando a eficiência na utilização de todos os recursos produtivos;
7 - Cloud Computing - Acesso ao banco de dados e suporte de qualquer local do planeta, permitindo a integração de sistemas e plantas em locais distintos, mesmo que distantes fisicamente. Da mesma forma o controle e o suporte podem ser efetuados de maneira global.
8 - Segurança Cibernética - Sistemas de comunicação cada vez mais seguros e evoluídos garantindo o accountability do processo de produção (Fazer certo a primeira vez, todas as vezes);
9 - Realidade Aumentada - Suporte que permite que o usuário atue dentro dos sistemas com uma visão e tutoria acertiva, indicando passo a passo todas as instruções e comandos necessários para um reparo, ou uma nova parametrização do processo.

A Indústria 4.0 vem trazer um aumento de produtividade e redução de custos nos processos fabris, junto a melhor utilização dos recursos e economia de energia. Com isso ele se apresenta como um sistema para auxiliar no desenvolvimento sustentável.

Diante deste contexto e por acreditar na importância da área dentro da Engenharia de Produção, Mecânica e Mecatrônica, o Instituto IDD em parceria com a Trend Innovation Labs e o Instituto Avançado de Robótica - IAR ofertam o curso de pós-graduação em Indústria 4.0, abordando com profundidade o tema que vem revolucionando o segmento industrial.

Seja um Especialista em Indústria 4.0 e atue em um campo de conhecimento atual, inovador, em crescimento e com ampla inserção no mercado de trabalho brasileiro.

OBJETIVOS DO CURSO

Ao apresentar alternativas de processos industriais mais eficientes, produtivos e sustentáveis, o curso fornece conhecimentos e ferramentas aos alunos e profissionais para que possam:

1. Adquirir alta capacidade técnica para atuar na implementação de fábricas inteligentes no Brasil.
2. Dominar ferramentas, conceitos e softwares capazes de gerenciar e interagir com sistemas ciber-físicos projetados para a manufatura avançada.
3. Analisar sistemas dinâmicos complexos, inteligência de mercado e soluções inovadoras customizadas.
4. Conhecer a utilização de novas técnicas e produtos relacionados com a área;
5. Pesquisar soluções para problemas da área.

PÚBLICO-ALVO

O Curso de Pós Graduação em Indústria 4.0 destina-se aos profissionais graduados em Cursos de Engenharia, Tecnologia e áreas correlatas, assim como para profissionais que desejam atuar na área.

+ DO CURSO

A Pós-Graduação em Indústria 4.0 é um dos primeiros cursos do IDD que abrange outras áreas da Engenharia, se apresentando como uma grande novidade da instituição e seu trabalho que conta com mais de oito anos.

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO E GARANTA A SUA VAGA.

INFORMAÇÕES SOBRE A PRÓXIMA TURMA?

Luciano Carstens

Coordenador do Curso

Rogério Vitalli

Coordenador do Curso

Frank Coelho Alcantara

M.Sc.

Leandro Escobar

M.Sc.

Adriel Guimarães

Esp.

*Professores Convidados.

**O Instituto IDD se reserva ao direito de alterar o corpo docente quando necessário.

***O corpo docente pode variar conforme a sede do curso.

Manufatura Aditiva e Híbrida
Internet das Coisas 
Produtrônica
Tecnologia em Big Data
Engenharia de Customização 
Sistemas Mecatrônicos Aplicados 
Sistemas Ciber-Físicos
Modelagem, Simulação e Validação Digital
Robótica Industrial Avançada
TCC - Empreendedor | Plano de Negócios

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:
IDD NEWS